O Coordenador de Departamento Curricular em contexto de supervisão escolar: um estudo num Agrupamento de Escolas do Alentejo
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Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/8147 |
Resumo: | Segundo Alarcão (2009) o conceito de supervisão está relacionado com a promoção e o acompanhamento do crescimento qualitativo da escola enquanto organização e dos que nela trabalham. O processo de supervisão deixou, então, de estar confinado ao contexto de sala de aula e passou a ser aplicado a contextos mais amplos que envolvem também as estruturas de gestão intermédia da escola. Neste artigo faz-se uma análise de práticas de supervisão no contexto dos departamentos curriculares e mais especificamente acerca do papel do Coordenador de Departamento neste âmbito. Para tal foi aplicado um questionário aos docentes de um Agrupamento de Escolas a fim de avaliar as estratégias de supervisão aplicadas tendo em conta as seguintes categorias: planificações; articulações interdisciplinares; estabelecimento e concretização de metas; gestão do currículo e acompanhamento da prática lectiva. |
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