O papel do Coordenador de Departamento Curricular na operacionalização das competências do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Viviane Cerniquiari
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/10381
Resumo: Falar de mudança é intemporal, as sociedades estão sempre em mudança e, consequentemente, na educação necessitamos de profissionais qualificados e atuantes na promoção do desenvolvimento contínuo da escola como organização e de todos os que fazem parte dela. Neste âmbito o presente estudo dá ênfase à supervisão educacional como importante prática pedagógica que objetiva o desenvolvimento qualitativo das pessoas que fazem parte da instituição e da própria instituição. Incide sobre a função supervisiva do Coordenador de Departamento Curricular e pretende caracterizar o seu papel, de acordo com a perceção do próprio e do grupo de professores por ele coordenado, para a operacionalização das áreas de competências descritas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (Martins et al., 2017). Tratou-se de um estudo desenvolvido em uma Escola Básica de 1º Ciclo e teve como participantes o Coordenador de Departamento Curricular da escola e quatro professores por ele coordenados. Este estudo desenvolveu-se de acordo com uma abordagem de natureza qualitativa. Foi realizado um estudo descritivo, o qual se concretizou através de uma entrevista semiestruturada realizada a todos os participantes. O tratamento de dados consistiu na análise do conteúdo das respostas dadas pelos participantes às diferentes questões dos Guiões elaboradas para as entrevistas. Os resultados do estudo sugerem que o Coordenador de Departamento Curricular adota práticas de supervisão compatíveis com a sua conceção de supervisão, que remete a uma prática supervisiva de acompanhamento, apoio e orientação para a melhoria da prática pedagógica. O Coordenador de Departamento Curricular desempenha uma função supervisiva assente numa perspetiva formativa e reguladora caracterizada por uma relação de confiança mútua, entre professores e coordenador, em que o coordenador presta apoio e ajuda ao professor ao longo de sua trajetória profissional. O Coordenador de Departamento Curricular adota, em conjunto com os professores, práticas centradas na investigação sobre a prática e para a prática e promove a autonomia do professor, fomentando a sua capacidade de investigação, autorreflexão e autoconhecimento. Suas ações são sempre mediadas pelo diálogo e trabalho em colaboração em que todos os docentes são incentivados a pensar e refletir assegurando um contexto favorável ao desenvolvimento profissional.
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Incide sobre a função supervisiva do Coordenador de Departamento Curricular e pretende caracterizar o seu papel, de acordo com a perceção do próprio e do grupo de professores por ele coordenado, para a operacionalização das áreas de competências descritas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (Martins et al., 2017). Tratou-se de um estudo desenvolvido em uma Escola Básica de 1º Ciclo e teve como participantes o Coordenador de Departamento Curricular da escola e quatro professores por ele coordenados. Este estudo desenvolveu-se de acordo com uma abordagem de natureza qualitativa. Foi realizado um estudo descritivo, o qual se concretizou através de uma entrevista semiestruturada realizada a todos os participantes. O tratamento de dados consistiu na análise do conteúdo das respostas dadas pelos participantes às diferentes questões dos Guiões elaboradas para as entrevistas. Os resultados do estudo sugerem que o Coordenador de Departamento Curricular adota práticas de supervisão compatíveis com a sua conceção de supervisão, que remete a uma prática supervisiva de acompanhamento, apoio e orientação para a melhoria da prática pedagógica. O Coordenador de Departamento Curricular desempenha uma função supervisiva assente numa perspetiva formativa e reguladora caracterizada por uma relação de confiança mútua, entre professores e coordenador, em que o coordenador presta apoio e ajuda ao professor ao longo de sua trajetória profissional. O Coordenador de Departamento Curricular adota, em conjunto com os professores, práticas centradas na investigação sobre a prática e para a prática e promove a autonomia do professor, fomentando a sua capacidade de investigação, autorreflexão e autoconhecimento. Suas ações são sempre mediadas pelo diálogo e trabalho em colaboração em que todos os docentes são incentivados a pensar e refletir assegurando um contexto favorável ao desenvolvimento profissional.Talking about change is timeless, societies are always changing and, consequently, in education we need qualified and active professionals to promote the continuous development of the school as an organization and of all those who are part of it. Within this context, this study emphasizes educational supervision as an important pedagogical practice that aims at the qualitative development of the people who are part of the institution and the institution itself. It focuses on the supervisory role of the Curricular Department Coordinator and intends to characterize its role, according to the perception of the Coordinator and the group of teachers coordinated by him/her, for the operationalization of the fields of expertise described in the Students’ Profile by the End of Compulsory Schooling (Martins et al., 2017). It was a study developed in a Primary School and had as participants the Curricular Department Coordinator of the school and four teachers coordinated by him. This study was developed according to a qualitative approach. A descriptive study was carried out, which was concretized through a semi-structured interview carried out to all the participants. The data processing consisted of the analysis of the content of the answers given by the participants to the different questions in the Guides drawn up for the interviews. The results of the study suggest that the Curricular Department Coordinator adopts supervisory practices compatible with his supervision design, which refers to a supervisory practice of monitoring, support and guidance for the improvement of pedagogical practice. The Curricular Department Coordinator performs a supervisory function based on a formative and regulatory perspective characterized by a relationship of mutual trust, between teachers and coordinator, in which the coordinator provides support and assistance to the teacher throughout his/her professional career. The Curricular Department Coordinator adopts, together with the teachers, practices focused on research on practice and for practice and promotes the autonomy of the teacher, fostering his/her research capacity, self-reflection and self-knowledge. His/her actions are always mediated by dialogue and collaborative work in which all teachers are encouraged to think and reflect, ensuring a favourable context for professional development.2021-05-18T14:08:44Z2020-07-23T00:00:00Z2020-07-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/10381porMendes, Viviane Cerniquiariinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:38:57Zoai:repositorio.utad.pt:10348/10381Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:02:10.721882Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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