Análise e concepção de um sistema de indicadores para o social media program do SAS Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Raimundo, Sara Cristina de Jesus
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/11095
Resumo: Mestrado em Gestão de Sistemas de Informação
id RCAP_99afa124d4fcb72a2547f31684689cfb
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/11095
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Análise e concepção de um sistema de indicadores para o social media program do SAS PortugalSocial MediaRedes SociaisBusiness IntelligenceIndicadoresSocial NetworksMetricsMestrado em Gestão de Sistemas de InformaçãoO aparecimento da internet originou diversas alterações aos hábitos e estilo de vida de milhões de pessoas pelo mundo inteiro. Com ela surgiram também novas plataformas e ferramentas que revolucionaram a forma de comunicação entre os seus utilizadores e a facilidade em partilhar conhecimento. Estes desenvolvimentos deram origem a diversos novos conceitos como as redes sociais e o social media. A facilidade de comunicação que o social media apresenta aos utilizadores e a ampla divulgação que um tema pode obter através deste meio atraiu as atenções de várias organizações, que participam activamente nesta área. Apesar de conhecidos alguns benefícios e limitações gerais que o envolvimento no social media pode representar, as organizações têm a necessidade de os quantificar e de provar a sua importância num contexto organizacional, surgindo assim o processo de monitorização. O presente estudo tem como principal objectivo apresentar as actividades desenvolvidas ao longo do estágio no SAS Portugal. Este estágio teve como finalidade a análise e concepção de um sistema de indicadores para o Social Media Program da empresa e o início do processo de desenvolvimento de monitorização do programa, recorrendo a ferramentas SAS. Este estudo apresenta ainda algumas conclusões acerca do cruzamento entre a literatura existente e o desenvolvimento prático, num contexto organizacional, bem como sugestões para trabalhos futuros.The emergence of the internet brought several changes to the routine and lifestyle of millions of people worldwide. In addition, the development of new platforms has revolutionized the way the internet users communicate with each other and the ease associated with knowledge sharing. These developments have given rise to several new concepts such as social networking and social media. The straightforward communication between users and the wide dissemination of information achievable through social media captured the attention of several organizations. Despite knowing some of the general benefits and limitations associated with social media, organizations have the need to quantify and prove its importance in an organizational context, giving rise to the monitoring process. This study aims to present the activities developed during the internship at SAS Portugal. The internship's goals were to analize and develop metrics for the company's Social Media Program and to begin the program's monitoring process, using SAS tools. This study also presents various conclusions on the comparison between the existing literature and the practical case developed in an organizational context, as well as some suggestions for future work.Instituto Superior de Economia e GestãoLucas, AnaRepositório da Universidade de LisboaRaimundo, Sara Cristina de Jesus2016-03-01T09:13:19Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/11095porRaimundo, Sara Cristina de Jesus (2013). "Análise e concepção de um sistema de indicadores para o social media program do SAS Portugal". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:41:21Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/11095Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:57:26.504758Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Análise e concepção de um sistema de indicadores para o social media program do SAS Portugal
title Análise e concepção de um sistema de indicadores para o social media program do SAS Portugal
spellingShingle Análise e concepção de um sistema de indicadores para o social media program do SAS Portugal
Raimundo, Sara Cristina de Jesus
Social Media
Redes Sociais
Business Intelligence
Indicadores
Social Networks
Metrics
title_short Análise e concepção de um sistema de indicadores para o social media program do SAS Portugal
title_full Análise e concepção de um sistema de indicadores para o social media program do SAS Portugal
title_fullStr Análise e concepção de um sistema de indicadores para o social media program do SAS Portugal
title_full_unstemmed Análise e concepção de um sistema de indicadores para o social media program do SAS Portugal
title_sort Análise e concepção de um sistema de indicadores para o social media program do SAS Portugal
author Raimundo, Sara Cristina de Jesus
author_facet Raimundo, Sara Cristina de Jesus
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lucas, Ana
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Raimundo, Sara Cristina de Jesus
dc.subject.por.fl_str_mv Social Media
Redes Sociais
Business Intelligence
Indicadores
Social Networks
Metrics
topic Social Media
Redes Sociais
Business Intelligence
Indicadores
Social Networks
Metrics
description Mestrado em Gestão de Sistemas de Informação
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2013-01-01T00:00:00Z
2016-03-01T09:13:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/11095
url http://hdl.handle.net/10400.5/11095
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Raimundo, Sara Cristina de Jesus (2013). "Análise e concepção de um sistema de indicadores para o social media program do SAS Portugal". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131057369382912