A relação com a família: uma experiência em contexto de Jardim-de-Infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abel, Ana Paula
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Correia, Sónia, Dias, Isabel Simões
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/4257
Resumo: Adotando uma metodologia qualitativa, o presente estudo apresenta as aprendizagens que as crianças realizaram com a participação de um familiar (pai de uma das crianças do grupo) no projeto “Os Faróis”, realizado com 22 crianças (com idades compreendidas entre os 5 e os 6 anos) de um Jardim-de-Infância da rede pública da zona centro de Portugal. Os dados dos registos pictóricos realizados pelas crianças foram sujeitos a uma análise de conteúdo que revelou que as crianças, com a participação da figura parental, aprenderam sobre as caraterísticas e funcionalidades dos faróis. Estes dados corroboram o papel da relação escola-família no processo de aprendizagem das crianças em Educação Pré-Escolar e sustentam a pertinência do trabalho colaborativo numa lógica de metodologia de trabalho de projeto.
id RCAP_99aff28649ae73df96570936077cfc38
oai_identifier_str oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/4257
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A relação com a família: uma experiência em contexto de Jardim-de-InfânciaEducação de infânciaMetodologia de trabalho de projetoRelação escola-famíliaAdotando uma metodologia qualitativa, o presente estudo apresenta as aprendizagens que as crianças realizaram com a participação de um familiar (pai de uma das crianças do grupo) no projeto “Os Faróis”, realizado com 22 crianças (com idades compreendidas entre os 5 e os 6 anos) de um Jardim-de-Infância da rede pública da zona centro de Portugal. Os dados dos registos pictóricos realizados pelas crianças foram sujeitos a uma análise de conteúdo que revelou que as crianças, com a participação da figura parental, aprenderam sobre as caraterísticas e funcionalidades dos faróis. Estes dados corroboram o papel da relação escola-família no processo de aprendizagem das crianças em Educação Pré-Escolar e sustentam a pertinência do trabalho colaborativo numa lógica de metodologia de trabalho de projeto.Instituto Politécnico de Leiria, Escola Superior de Educação e Ciências SociaisIC-OnlineAbel, Ana PaulaCorreia, SóniaDias, Isabel Simões2019-10-29T17:11:35Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/4257porhttps://doi.org/10.25766/3x41-0c97info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:48:56Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/4257Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:48:10.075648Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A relação com a família: uma experiência em contexto de Jardim-de-Infância
title A relação com a família: uma experiência em contexto de Jardim-de-Infância
spellingShingle A relação com a família: uma experiência em contexto de Jardim-de-Infância
Abel, Ana Paula
Educação de infância
Metodologia de trabalho de projeto
Relação escola-família
title_short A relação com a família: uma experiência em contexto de Jardim-de-Infância
title_full A relação com a família: uma experiência em contexto de Jardim-de-Infância
title_fullStr A relação com a família: uma experiência em contexto de Jardim-de-Infância
title_full_unstemmed A relação com a família: uma experiência em contexto de Jardim-de-Infância
title_sort A relação com a família: uma experiência em contexto de Jardim-de-Infância
author Abel, Ana Paula
author_facet Abel, Ana Paula
Correia, Sónia
Dias, Isabel Simões
author_role author
author2 Correia, Sónia
Dias, Isabel Simões
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv IC-Online
dc.contributor.author.fl_str_mv Abel, Ana Paula
Correia, Sónia
Dias, Isabel Simões
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de infância
Metodologia de trabalho de projeto
Relação escola-família
topic Educação de infância
Metodologia de trabalho de projeto
Relação escola-família
description Adotando uma metodologia qualitativa, o presente estudo apresenta as aprendizagens que as crianças realizaram com a participação de um familiar (pai de uma das crianças do grupo) no projeto “Os Faróis”, realizado com 22 crianças (com idades compreendidas entre os 5 e os 6 anos) de um Jardim-de-Infância da rede pública da zona centro de Portugal. Os dados dos registos pictóricos realizados pelas crianças foram sujeitos a uma análise de conteúdo que revelou que as crianças, com a participação da figura parental, aprenderam sobre as caraterísticas e funcionalidades dos faróis. Estes dados corroboram o papel da relação escola-família no processo de aprendizagem das crianças em Educação Pré-Escolar e sustentam a pertinência do trabalho colaborativo numa lógica de metodologia de trabalho de projeto.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2016-01-01T00:00:00Z
2019-10-29T17:11:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.8/4257
url http://hdl.handle.net/10400.8/4257
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://doi.org/10.25766/3x41-0c97
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Leiria, Escola Superior de Educação e Ciências Sociais
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Leiria, Escola Superior de Educação e Ciências Sociais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136974947221504