Aprender a inovar: a escola virtual e a modernização em educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Vitor José Crêspo
Data de Publicação: 1998
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/13301
Resumo: Depois de quase duas décadas de investimentos maciços na Educação e nas Novas Tecnologias as escolas pouco progrediram quanto á utilização destes novos recursos. Isto acontece no domínio da Organização e Gestão Escolares, mas sobretudo no processo Educacional, aquele que devia ser o foco de todo o sistema educativo. 0 Estado diz que é um problema de cultura organizacional: o imobilismo de professores e funcionários. Os Funcionários e os Professores dizem que os meios de que dispõem e as condições de trabalho são largamente insuficientes. Os teóricos propõem novas formas organizacionais e uma focalizaç'do da educação centrada na aprendizagem. À luz do paradigma emergente da Escola Virtual reflectimos sobre estas e outras questões, no passado, no presente e no futuro e, exemplificando com um projecto concreto desenvolvido numa escola secundária: o projecto EVA, procuramos indicar como ultrapassar alguns dos obstáculos e abrir algumas vias possíveis para a construção da nova escola. Palavras Chave: Computadores, Educação, Escola Virtual, Gestão Escolar, Informação, Inova- ção, Realidade Virtual, Sistema de Informação, Tecnologia, Tecnologias de Informação. ### Abstract - After almost two decades of massive investments in Education and New Technologies schools have had a short progress concerning the use of these new resources. This happens in the School Organization and Management domain, but above all in the educational process, the one that should be the focus of the entire education system. For the State Authorities it's an organizational culture problem: the imobilism of teachers and personnel. Teachers and personnel argue that the means available and the working conditions are largely insufficient. Theoreticians propose new organizational forms and a focalization of education centered in learning. Inspired by the virtual school's emergent paradigm we reflect about these and other questions, in the past, in the present and in the future and, exemplifying with a concrete project developed in a secondary school: the EVA project, seek to indicate how to overcome some of the obstacles and open some possible ways for the new school. Keywords: Computers, Education, Information, Innovation, School Management, Virtual Reality, Virtual School, Information System, Technology, Information Technology.
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