A avaliação da qualidade de serviços em instituições de Ensino Superior: o caso da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/6535 |
Resumo: | Com a crescente competitividade entre as instituições de ensino superior tornou-se imprescindível dar importância ao processo de avaliação da qualidade de serviços na educação. Cada vez mais os clientes das universidades tanto alunos, docentes e funcionários como, o governo e as famílias exigem que estas prestem serviços rápidos e eficazes, serviços de qualidade. Este estudo tem como principal objectivo avaliar e demonstrar a qualidade apercebida dos serviços prestados pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, assim como, contribuir para o processo da sua melhoria continua. Nesta investigação identificamos os “gaps” entre as expectativas e as percepções dos funcionários, bem como, dos docentes e alunos em relação à qualidade de serviço da UTAD. Para tal, foi levado a cabo uma pesquisa teórica profunda sobre este tema, foi utilizado o método exploratório e foi aplicado um questionário baseado no modelo SERVQUAL para a recolha de dados. O estudo incidiu sobre os funcionários, alunos e docentes da instituição. Este trabalho pode constituir um alerta para que a direcção da UTAD aposte cada vez mais em recursos e medidas para melhorar de forma continua a qualidade dos serviços, procurando satisfazer as expectativas dos clientes e assim, alcançar serviços de excelência. |
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A avaliação da qualidade de serviços em instituições de Ensino Superior: o caso da Universidade de Trás-os-Montes e Alto DouroQualidade dos serviçosEnsino superiorCom a crescente competitividade entre as instituições de ensino superior tornou-se imprescindível dar importância ao processo de avaliação da qualidade de serviços na educação. Cada vez mais os clientes das universidades tanto alunos, docentes e funcionários como, o governo e as famílias exigem que estas prestem serviços rápidos e eficazes, serviços de qualidade. Este estudo tem como principal objectivo avaliar e demonstrar a qualidade apercebida dos serviços prestados pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, assim como, contribuir para o processo da sua melhoria continua. Nesta investigação identificamos os “gaps” entre as expectativas e as percepções dos funcionários, bem como, dos docentes e alunos em relação à qualidade de serviço da UTAD. Para tal, foi levado a cabo uma pesquisa teórica profunda sobre este tema, foi utilizado o método exploratório e foi aplicado um questionário baseado no modelo SERVQUAL para a recolha de dados. O estudo incidiu sobre os funcionários, alunos e docentes da instituição. Este trabalho pode constituir um alerta para que a direcção da UTAD aposte cada vez mais em recursos e medidas para melhorar de forma continua a qualidade dos serviços, procurando satisfazer as expectativas dos clientes e assim, alcançar serviços de excelência.With increasing competition among higher education institutions, it has become imperative to give much more importance to the process of evaluating the quality of services in education. Increasingly, the university customers such as students, faculty, staff, government and the families demand that the services provided are fast and efficient quality services. This study's main objective is to evaluate and demonstrate the perceived quality of services provided by the University of Trás – os – Montes e Alto Douro, as well as contribute to the process of its continuous improvement. In this investigation we identify the gaps between the expectations and perceptions of employees, as well as teachers and students regarding the quality of service provided by UTAD. To accomplish this, we carried out a thorough theoretical research on this subject, in which we used the exploratory method and a questionnaire based on the SERVQUAL model for data collection. The study focused on employees, students and faculty of the institution. This work can constitute a warning so that the direction of UTAD could focus on increasingly resources and measures to continuously improve the quality of services, seeking to meet the expectations of customers and thus achieve service excellence.2016-10-03T11:16:26Z2016-10-03T00:00:00Z2016-10-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/6535porMagalhães, Cátia Susana dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T13:01:04Zoai:repositorio.utad.pt:10348/6535Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:07:18.529671Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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