Avaliação do impacto da implementação de um programa de tutoria na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/7457 |
Resumo: | As expectativas têm um papel importante no processo de transição do ensino secundário para o ensino superior, pelo que influenciam a forma como os estudantes enfrentam os desafios inerentes ao novo contexto de ensino e ao processo de adaptação. A literatura sugere que estudantes com expectativas otimistas tendem a apresentar boa adaptação à universidade. Neste sentido, o presente artigo tem como objetivo compreender as expetativas dos estudantes/tutorados do primeiro ano do curso de licenciatura em Enfermagem em relação ao ensino superior. Esta pesquisa seguiu um desenho de investigação de carácter qualitativo. Participaram sete estudantes/tutorados de ambos os géneros que frequentam o primeiro ano do curso de licenciatura em Enfermagem com idades compreendidas entre os 18 e os 21 anos. Para a recolha dos dados foi utilizado um questionário sociodemográfico e o guião de entrevista na realização do focus group. Os resultados sugerem que as expectativas dos estudantes em relação ao ensino superior assentam na perspetiva de adquirir uma formação de qualidade e no desenvolvimento de competências pessoais e sociais. |
id |
RCAP_9a2479cba83c142d6e7b110d5c9ffb19 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utad.pt:10348/7457 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Avaliação do impacto da implementação de um programa de tutoria na Universidade de Trás-os-Montes e Alto DouroEnsino superiorTutoriaAs expectativas têm um papel importante no processo de transição do ensino secundário para o ensino superior, pelo que influenciam a forma como os estudantes enfrentam os desafios inerentes ao novo contexto de ensino e ao processo de adaptação. A literatura sugere que estudantes com expectativas otimistas tendem a apresentar boa adaptação à universidade. Neste sentido, o presente artigo tem como objetivo compreender as expetativas dos estudantes/tutorados do primeiro ano do curso de licenciatura em Enfermagem em relação ao ensino superior. Esta pesquisa seguiu um desenho de investigação de carácter qualitativo. Participaram sete estudantes/tutorados de ambos os géneros que frequentam o primeiro ano do curso de licenciatura em Enfermagem com idades compreendidas entre os 18 e os 21 anos. Para a recolha dos dados foi utilizado um questionário sociodemográfico e o guião de entrevista na realização do focus group. Os resultados sugerem que as expectativas dos estudantes em relação ao ensino superior assentam na perspetiva de adquirir uma formação de qualidade e no desenvolvimento de competências pessoais e sociais.Expectations play an important role in secondary school transition to higher education, by influencing how students face the challenges of the new context of teaching and the adaptation process. The literature suggests that students with optimistic expectations tend to have good adaptation to the university. In this sense, this article aims to understand the expectations of students/tutored the first year of the degree course in Nursing in relation to higher education. This research followed a qualitative nature of research design. Participants were seven students/tutored both genders attending the first year of the degree course in Nursing aged between 18 and 21 years. For data collection was used a sociodemographic questionnaire and interview guide in conducting the focus group. The results suggest that the expectations of students in relation to higher education based on the perspective of acquiring quality training and the development of personal and social skills.2017-03-22T11:43:39Z2017-01-01T00:00:00Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/7457TID:202030601porBarros, Aleida Marisa Semedo deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:43:00Zoai:repositorio.utad.pt:10348/7457Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:03:16.488929Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação do impacto da implementação de um programa de tutoria na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro |
title |
Avaliação do impacto da implementação de um programa de tutoria na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro |
spellingShingle |
Avaliação do impacto da implementação de um programa de tutoria na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Barros, Aleida Marisa Semedo de Ensino superior Tutoria |
title_short |
Avaliação do impacto da implementação de um programa de tutoria na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro |
title_full |
Avaliação do impacto da implementação de um programa de tutoria na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro |
title_fullStr |
Avaliação do impacto da implementação de um programa de tutoria na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro |
title_full_unstemmed |
Avaliação do impacto da implementação de um programa de tutoria na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro |
title_sort |
Avaliação do impacto da implementação de um programa de tutoria na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro |
author |
Barros, Aleida Marisa Semedo de |
author_facet |
Barros, Aleida Marisa Semedo de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barros, Aleida Marisa Semedo de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino superior Tutoria |
topic |
Ensino superior Tutoria |
description |
As expectativas têm um papel importante no processo de transição do ensino secundário para o ensino superior, pelo que influenciam a forma como os estudantes enfrentam os desafios inerentes ao novo contexto de ensino e ao processo de adaptação. A literatura sugere que estudantes com expectativas otimistas tendem a apresentar boa adaptação à universidade. Neste sentido, o presente artigo tem como objetivo compreender as expetativas dos estudantes/tutorados do primeiro ano do curso de licenciatura em Enfermagem em relação ao ensino superior. Esta pesquisa seguiu um desenho de investigação de carácter qualitativo. Participaram sete estudantes/tutorados de ambos os géneros que frequentam o primeiro ano do curso de licenciatura em Enfermagem com idades compreendidas entre os 18 e os 21 anos. Para a recolha dos dados foi utilizado um questionário sociodemográfico e o guião de entrevista na realização do focus group. Os resultados sugerem que as expectativas dos estudantes em relação ao ensino superior assentam na perspetiva de adquirir uma formação de qualidade e no desenvolvimento de competências pessoais e sociais. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-03-22T11:43:39Z 2017-01-01T00:00:00Z 2017 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10348/7457 TID:202030601 |
url |
http://hdl.handle.net/10348/7457 |
identifier_str_mv |
TID:202030601 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137118267637760 |