Avaliação do impacto da implementação de um programa de tutoria na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, Aleida Marisa Semedo de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/7457
Resumo: As expectativas têm um papel importante no processo de transição do ensino secundário para o ensino superior, pelo que influenciam a forma como os estudantes enfrentam os desafios inerentes ao novo contexto de ensino e ao processo de adaptação. A literatura sugere que estudantes com expectativas otimistas tendem a apresentar boa adaptação à universidade. Neste sentido, o presente artigo tem como objetivo compreender as expetativas dos estudantes/tutorados do primeiro ano do curso de licenciatura em Enfermagem em relação ao ensino superior. Esta pesquisa seguiu um desenho de investigação de carácter qualitativo. Participaram sete estudantes/tutorados de ambos os géneros que frequentam o primeiro ano do curso de licenciatura em Enfermagem com idades compreendidas entre os 18 e os 21 anos. Para a recolha dos dados foi utilizado um questionário sociodemográfico e o guião de entrevista na realização do focus group. Os resultados sugerem que as expectativas dos estudantes em relação ao ensino superior assentam na perspetiva de adquirir uma formação de qualidade e no desenvolvimento de competências pessoais e sociais.
id RCAP_9a2479cba83c142d6e7b110d5c9ffb19
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/7457
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Avaliação do impacto da implementação de um programa de tutoria na Universidade de Trás-os-Montes e Alto DouroEnsino superiorTutoriaAs expectativas têm um papel importante no processo de transição do ensino secundário para o ensino superior, pelo que influenciam a forma como os estudantes enfrentam os desafios inerentes ao novo contexto de ensino e ao processo de adaptação. A literatura sugere que estudantes com expectativas otimistas tendem a apresentar boa adaptação à universidade. Neste sentido, o presente artigo tem como objetivo compreender as expetativas dos estudantes/tutorados do primeiro ano do curso de licenciatura em Enfermagem em relação ao ensino superior. Esta pesquisa seguiu um desenho de investigação de carácter qualitativo. Participaram sete estudantes/tutorados de ambos os géneros que frequentam o primeiro ano do curso de licenciatura em Enfermagem com idades compreendidas entre os 18 e os 21 anos. Para a recolha dos dados foi utilizado um questionário sociodemográfico e o guião de entrevista na realização do focus group. Os resultados sugerem que as expectativas dos estudantes em relação ao ensino superior assentam na perspetiva de adquirir uma formação de qualidade e no desenvolvimento de competências pessoais e sociais.Expectations play an important role in secondary school transition to higher education, by influencing how students face the challenges of the new context of teaching and the adaptation process. The literature suggests that students with optimistic expectations tend to have good adaptation to the university. In this sense, this article aims to understand the expectations of students/tutored the first year of the degree course in Nursing in relation to higher education. This research followed a qualitative nature of research design. Participants were seven students/tutored both genders attending the first year of the degree course in Nursing aged between 18 and 21 years. For data collection was used a sociodemographic questionnaire and interview guide in conducting the focus group. The results suggest that the expectations of students in relation to higher education based on the perspective of acquiring quality training and the development of personal and social skills.2017-03-22T11:43:39Z2017-01-01T00:00:00Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/7457TID:202030601porBarros, Aleida Marisa Semedo deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:43:00Zoai:repositorio.utad.pt:10348/7457Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:03:16.488929Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação do impacto da implementação de um programa de tutoria na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
title Avaliação do impacto da implementação de um programa de tutoria na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
spellingShingle Avaliação do impacto da implementação de um programa de tutoria na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Barros, Aleida Marisa Semedo de
Ensino superior
Tutoria
title_short Avaliação do impacto da implementação de um programa de tutoria na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
title_full Avaliação do impacto da implementação de um programa de tutoria na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
title_fullStr Avaliação do impacto da implementação de um programa de tutoria na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
title_full_unstemmed Avaliação do impacto da implementação de um programa de tutoria na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
title_sort Avaliação do impacto da implementação de um programa de tutoria na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
author Barros, Aleida Marisa Semedo de
author_facet Barros, Aleida Marisa Semedo de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barros, Aleida Marisa Semedo de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino superior
Tutoria
topic Ensino superior
Tutoria
description As expectativas têm um papel importante no processo de transição do ensino secundário para o ensino superior, pelo que influenciam a forma como os estudantes enfrentam os desafios inerentes ao novo contexto de ensino e ao processo de adaptação. A literatura sugere que estudantes com expectativas otimistas tendem a apresentar boa adaptação à universidade. Neste sentido, o presente artigo tem como objetivo compreender as expetativas dos estudantes/tutorados do primeiro ano do curso de licenciatura em Enfermagem em relação ao ensino superior. Esta pesquisa seguiu um desenho de investigação de carácter qualitativo. Participaram sete estudantes/tutorados de ambos os géneros que frequentam o primeiro ano do curso de licenciatura em Enfermagem com idades compreendidas entre os 18 e os 21 anos. Para a recolha dos dados foi utilizado um questionário sociodemográfico e o guião de entrevista na realização do focus group. Os resultados sugerem que as expectativas dos estudantes em relação ao ensino superior assentam na perspetiva de adquirir uma formação de qualidade e no desenvolvimento de competências pessoais e sociais.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-03-22T11:43:39Z
2017-01-01T00:00:00Z
2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/7457
TID:202030601
url http://hdl.handle.net/10348/7457
identifier_str_mv TID:202030601
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137118267637760