O ensino do piano a alunos do 1º grau sem iniciação: planificação e método

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bernardes, Sara Marcelino
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/8886
Resumo: Relatório de estágio - Mestrado em Ensino de Música
id RCAP_99e48df3c643a752db15bb1cc902dbc1
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/8886
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O ensino do piano a alunos do 1º grau sem iniciação: planificação e métodoPianoEnsino articulado1º grau sem iniciaçãoPlanificaçãoMétodoArticulated teachingFirst grade without initiationMethodRelatório de estágio - Mestrado em Ensino de MúsicaResumo I - Na primeira secção do relatório pretende-se expor e caracterizar todos os elementos referentes à prática pedagógica, integrada no Estágio do Ensino Especializado, durante o ano letivo de 2017/2018. A mestranda pôde realizar o estágio no âmbito das suas funções docentes, na Academia de Música de Alcobaça, na modalidade de Estágio em Exercício. Para a realização deste estágio, foram selecionados três alunos de níveis diferentes: 1º, 3º e 5º graus do ensino básico, matriculados em regime articulado. Para cada um deles foi realizada uma planificação anual específica, cerca de trinta planos de aulas individuais semanais e ainda três gravações vídeo/áudio em contexto de sala de aula, permitindo assim à mestranda desenvolver um sentido crítico relativamente ao seu desempenho e uma análise mais profunda do seu trabalho docente. A organização desta primeira secção contempla as expectativas iniciais da mestranda relativas ao estágio, assim como a descrição das competências a desenvolver, a caracterização da escola onde é realizado o estágio, uma descrição dos alunos envolvidos, a apresentação e descrição dos objetivos gerais para o ano letivo e os métodos utilizados, assim como as práticas pedagógicas desenvolvidas ao longo do ano e ainda uma reflexão final. Na reflexão final foi elaborada uma conclusão que incluiu não só uma análise crítica da atividade da docente e respetiva prática pedagógica, como também uma avaliação sobre todos os aspetos positivos e negativos ocorridos, resultantes dessa mesma prática.Resumo II - Na segunda secção do relatório é apresentado o projeto de investigação desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ensino da Música. Este trabalho procura apresentar e analisar a eficácia de uma planificação anual e de um método específico que aborde todos os conteúdos programáticos obrigatórios referentes a cerca de cinco anos (até quatro de iniciação e um do 1º grau), realizados especificamente para alunos de piano inscritos no 1º grau do ensino especializado da música, em regime articulado, e que não frequentaram um curso de iniciação anteriormente. Os alunos que se encontram nesta situação constituem, há já vários anos, a maioria dos alunos da escola onde a mestranda leciona. A organização desta segunda secção contempla a descrição do projeto, assim como as motivações e os objetivos da investigação e a revisão da literatura. Desta forma, os métodos já existentes foram analisados, assim como as suas várias estratégias na abordagem dos conteúdos. Do resultado desta análise, e tendo em conta o programa anual de algumas escolas do país, foi realizado um novo método adaptado, que se pretende mais adequado ao tipo de aluno descrito na situação acima, e que tenciona ser flexível, visto que a assimilação destes conteúdos é diferente em cada aluno. De seguida, são apresentadas a metodologia de investigação, a recolha dos dados primários e a análise e discussão dos resultados. Por último, são apontadas as limitações deste estudo e é realizada uma reflexão final.Abstract I - The first section of the report intends to expose and characterize all the elements pertaining to the pedagogical practice, integrated in the stage of the specialized education, during the school year of 2017/2018. The student was able to perform the internship in the context of its teaching functions, in Academia de Música de Alcobaça, in the form of exercise's internship. For the realization of this internship, three pupils at different levels were selected: 1st, 3rd and 5th degrees of basic education, enrolled in articulated regime. For each of them a specific annual planning was carried out, about thirty individual lesson plans and still three video/audio recordings in the classroom context, thus allowing the student to develop a critical sense of their performance and a deeper analysis of their teaching work. The organization of this first section contemplates the initial expectations of the student concerning the internship, as well as the description of the skills to be developed, the characterization of the school where the internship is carried out, a description of the pupils involved, the presentation and description of the general objectives for the school year and the methods used, as well as the pedagogical practices developed throughout the year and still a final reflection. In the final reflection a conclusion was drawn up which included not only a critical analysis of the student’s teaching activity and pedagogical practice, but also an assessment of all the positive and negative aspects resulting from this same practice.Abstract II - The second section of the report presents the research project developed under the Masters in Music Teaching. This work seeks to present and analyse the effectiveness of an annual planning and a specific method that addresses all mandatory programmatic contents referring to about five years (up to four of initiation and one in the first grade), specifically made for piano students enrolled in the first degree of specialized music education, in articulated regime, and who did not attend an initiation course previously. The students in this situation have for many years been the majority of the students in the school where the teacher teaches. The organization of this second section contemplates the description of the project, as well as the motivations and objectives of the research and the literature review. Thus, the existing methods were analyzed, as well as their various strategies in the approach of contents. From the result of this analysis, and taking into account the annual program of some schools in the country, a new adapted method was developed, which is intended to be more appropriate to the type of student described in the above situation, allowing some flexibility, since the assimilation of these content is different for each student. The research methodology, collection of primary data, analysis and discussion of the results are presented below. Finally, the limitations of this study are pointed out and a final reflection is made.Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de LisboaMoyano, JorgeRCIPLBernardes, Sara Marcelino2018-10-01T12:07:07Z2018-062018-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/8886TID:201977044porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:56:55Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/8886Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:17:35.009700Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O ensino do piano a alunos do 1º grau sem iniciação: planificação e método
title O ensino do piano a alunos do 1º grau sem iniciação: planificação e método
spellingShingle O ensino do piano a alunos do 1º grau sem iniciação: planificação e método
Bernardes, Sara Marcelino
Piano
Ensino articulado
1º grau sem iniciação
Planificação
Método
Articulated teaching
First grade without initiation
Method
title_short O ensino do piano a alunos do 1º grau sem iniciação: planificação e método
title_full O ensino do piano a alunos do 1º grau sem iniciação: planificação e método
title_fullStr O ensino do piano a alunos do 1º grau sem iniciação: planificação e método
title_full_unstemmed O ensino do piano a alunos do 1º grau sem iniciação: planificação e método
title_sort O ensino do piano a alunos do 1º grau sem iniciação: planificação e método
author Bernardes, Sara Marcelino
author_facet Bernardes, Sara Marcelino
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Moyano, Jorge
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Bernardes, Sara Marcelino
dc.subject.por.fl_str_mv Piano
Ensino articulado
1º grau sem iniciação
Planificação
Método
Articulated teaching
First grade without initiation
Method
topic Piano
Ensino articulado
1º grau sem iniciação
Planificação
Método
Articulated teaching
First grade without initiation
Method
description Relatório de estágio - Mestrado em Ensino de Música
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-01T12:07:07Z
2018-06
2018-06-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/8886
TID:201977044
url http://hdl.handle.net/10400.21/8886
identifier_str_mv TID:201977044
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133438644584448