Estratégias dos Educadores de Infância com crianças com perturbações do espetro Autista
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/49588 |
Resumo: | Este estudo pretende analisar as estratégias utilizadas pelos educadores de infância, para promoverem o desenvolvimento social, emocional e comunicativo de crianças pequenas com Perturbações do Espetro Autista. Para tal, fez-se uma adaptação do questionário “Incredible Years: Teacher Strategies Questionnaire for Children With Autism (2-5 years)” com variáveis demográficas variadas, divulgado de forma virtual através das redes sociais, a partir das quais os educadores de infância a exercerem funções em Portugal, acederam e participaram ao longo de dois meses. A fiabilidade do estudo foi confirmada pela consistência interna, com um alpha de Cronbach de 0,959 e a análise fatorial exploratória revelou seis dimensões que explicam 65% da variância total. A análise das relações entre as dimensões e as variáveis de caracterização mostrou que fatores como a idade, anos de serviço, tipo de instituição e região geográfica podem influenciar as práticas dos educadores, revelando a importância de abordagens abrangentes na promoção do desenvolvimento de crianças com PEA. Os resultados obtidos fornecem informações relevantes sobre as perceções e práticas dos educadores de infância que podem ser utilizadas para orientar a formação destes profissionais, assim como para melhorar as estratégias de apoio às crianças com PEA em diferentes contextos educacionais. |
id |
RCAP_99fa41af1b01876176420411a6e05408 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/49588 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Estratégias dos Educadores de Infância com crianças com perturbações do espetro AutistaPEA; Inclusão; Estratégias de Intervenção para PEA; Papel do Educador de Infância; Envolvimento ParentalASD; Inclusion; Intervention Strategies for ASD; Role of Early Childhood Educater; Parental InvolvedEste estudo pretende analisar as estratégias utilizadas pelos educadores de infância, para promoverem o desenvolvimento social, emocional e comunicativo de crianças pequenas com Perturbações do Espetro Autista. Para tal, fez-se uma adaptação do questionário “Incredible Years: Teacher Strategies Questionnaire for Children With Autism (2-5 years)” com variáveis demográficas variadas, divulgado de forma virtual através das redes sociais, a partir das quais os educadores de infância a exercerem funções em Portugal, acederam e participaram ao longo de dois meses. A fiabilidade do estudo foi confirmada pela consistência interna, com um alpha de Cronbach de 0,959 e a análise fatorial exploratória revelou seis dimensões que explicam 65% da variância total. A análise das relações entre as dimensões e as variáveis de caracterização mostrou que fatores como a idade, anos de serviço, tipo de instituição e região geográfica podem influenciar as práticas dos educadores, revelando a importância de abordagens abrangentes na promoção do desenvolvimento de crianças com PEA. Os resultados obtidos fornecem informações relevantes sobre as perceções e práticas dos educadores de infância que podem ser utilizadas para orientar a formação destes profissionais, assim como para melhorar as estratégias de apoio às crianças com PEA em diferentes contextos educacionais.This study aims to analyze the strategies used by early childhood educators to promote the social, emotional and communicative development of young children with Autism Spectrum. For this purpose, an adaptation was made of the “Incredible Years: Teacher Strategies Questionnaire for Children With Autism (2-5 years)” with diverse demographic variables, disseminated virtually through social media, from which early childhood educaters practicing in Portugal, accessed and participated over a period of two months. Reliability was confirmed through internal consistency, with a Cronbach`s alfa of 0.959, and exploratory factor analysis revealed six dimensions explaining 65% of the total variance. The analysis of the relationships between dimensions and demografic variables showed that factors such as age, years of service, type of institution, and geographical region can influence educator`s practices, emphasizing the importance of holistic approaches in promoting the development of children with Autism Spectrum Disorders. The obtained results provide relevant insights into the perceptions and pratices of early childhood educaters that can be used to guide their training and professional development, as well as to enhance support strategies for children with Autism Spectrum Disorders in various educational contextsFerreira, MarcoRepositório ComumPinheiro, Maria2024-02-04T18:58:33Z2023-11-162023-09-292023-11-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/49588TID:203511158porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-09T13:00:19Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/49588Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:37:05.081873Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estratégias dos Educadores de Infância com crianças com perturbações do espetro Autista |
title |
Estratégias dos Educadores de Infância com crianças com perturbações do espetro Autista |
spellingShingle |
Estratégias dos Educadores de Infância com crianças com perturbações do espetro Autista Pinheiro, Maria PEA; Inclusão; Estratégias de Intervenção para PEA; Papel do Educador de Infância; Envolvimento Parental ASD; Inclusion; Intervention Strategies for ASD; Role of Early Childhood Educater; Parental Involved |
title_short |
Estratégias dos Educadores de Infância com crianças com perturbações do espetro Autista |
title_full |
Estratégias dos Educadores de Infância com crianças com perturbações do espetro Autista |
title_fullStr |
Estratégias dos Educadores de Infância com crianças com perturbações do espetro Autista |
title_full_unstemmed |
Estratégias dos Educadores de Infância com crianças com perturbações do espetro Autista |
title_sort |
Estratégias dos Educadores de Infância com crianças com perturbações do espetro Autista |
author |
Pinheiro, Maria |
author_facet |
Pinheiro, Maria |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ferreira, Marco Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinheiro, Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
PEA; Inclusão; Estratégias de Intervenção para PEA; Papel do Educador de Infância; Envolvimento Parental ASD; Inclusion; Intervention Strategies for ASD; Role of Early Childhood Educater; Parental Involved |
topic |
PEA; Inclusão; Estratégias de Intervenção para PEA; Papel do Educador de Infância; Envolvimento Parental ASD; Inclusion; Intervention Strategies for ASD; Role of Early Childhood Educater; Parental Involved |
description |
Este estudo pretende analisar as estratégias utilizadas pelos educadores de infância, para promoverem o desenvolvimento social, emocional e comunicativo de crianças pequenas com Perturbações do Espetro Autista. Para tal, fez-se uma adaptação do questionário “Incredible Years: Teacher Strategies Questionnaire for Children With Autism (2-5 years)” com variáveis demográficas variadas, divulgado de forma virtual através das redes sociais, a partir das quais os educadores de infância a exercerem funções em Portugal, acederam e participaram ao longo de dois meses. A fiabilidade do estudo foi confirmada pela consistência interna, com um alpha de Cronbach de 0,959 e a análise fatorial exploratória revelou seis dimensões que explicam 65% da variância total. A análise das relações entre as dimensões e as variáveis de caracterização mostrou que fatores como a idade, anos de serviço, tipo de instituição e região geográfica podem influenciar as práticas dos educadores, revelando a importância de abordagens abrangentes na promoção do desenvolvimento de crianças com PEA. Os resultados obtidos fornecem informações relevantes sobre as perceções e práticas dos educadores de infância que podem ser utilizadas para orientar a formação destes profissionais, assim como para melhorar as estratégias de apoio às crianças com PEA em diferentes contextos educacionais. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-11-16 2023-09-29 2023-11-16T00:00:00Z 2024-02-04T18:58:33Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/49588 TID:203511158 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/49588 |
identifier_str_mv |
TID:203511158 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137422031716352 |