Representação social da criança em educadores de infância e professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico portugueses
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1998 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.12/5741 |
Resumo: | Apresenta-se uma síntese de um estudo exploratório que utiliza como quadro teórico e conceptual de pesquisa a teoria das representações sociais. Procura-se apreender a representacão da criança em Educadores de Infância e Professores do 1 .O Ciclo do Ensino Básico criando-se três contextos discursivos: criança, criança em idade pré-escolar e criança em idade escolar. A informação trabalhada foi recolhida através de duas técnicas: entrevistas semi-directivas e associações livres de palavras e respectivas introspecções organizadas. |
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Representação social da criança em educadores de infância e professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico portuguesesRepresentação socialCriançaEducadores de infânciaProfessores do 1.º cicloSocial representationChildKindergarten teacherPrimary school teacherApresenta-se uma síntese de um estudo exploratório que utiliza como quadro teórico e conceptual de pesquisa a teoria das representações sociais. Procura-se apreender a representacão da criança em Educadores de Infância e Professores do 1 .O Ciclo do Ensino Básico criando-se três contextos discursivos: criança, criança em idade pré-escolar e criança em idade escolar. A informação trabalhada foi recolhida através de duas técnicas: entrevistas semi-directivas e associações livres de palavras e respectivas introspecções organizadas.ABSTRACT: This article presents a summary of an exploratory study whose theoretical framework concerns the social representations theory. The research focuses on the representation of children by kindergarten teachers and primary school teachers through the creation of three contexts of report: the child, the child before schooiing and the chiid at school. To coilect the information analysed in the study, the author adopts two different techniques: semi-directive interviews and free association of words, and their respective organised introspection.Instituto Superior de Psicologia AplicadaRepositório do ISPAGrácio, Maria Luísa Fonseca2017-09-07T14:22:01Z1998-01-01T00:00:00Z1998-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/5741porAnálise Psicológica, XVI(2), 285-3000870-8231)info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:41:27Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/5741Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:23:35.140007Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Apresenta-se uma síntese de um estudo exploratório que utiliza como quadro teórico e conceptual de pesquisa a teoria das representações sociais. Procura-se apreender a representacão da criança em Educadores de Infância e Professores do 1 .O Ciclo do Ensino Básico criando-se três contextos discursivos: criança, criança em idade pré-escolar e criança em idade escolar. A informação trabalhada foi recolhida através de duas técnicas: entrevistas semi-directivas e associações livres de palavras e respectivas introspecções organizadas. |
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