Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação Pré- -Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico: O fado no 1.º Ciclo do Ensino Básico – um estudo de caso com crianças do 3.º ano de escolaridade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.8/1774 |
Resumo: | O presente relatório de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico integra duas partes distintas, respetivamente a dimensão reflexiva e a dimensão investigativa. Na dimensão reflexiva apresentam-se reflexões críticas e fundamentadas acerca de todo o trabalho desenvolvido em diferentes contextos de Prática Pedagógica. Nesta parte procura-se retratar o meu percurso de formação ao longo de todo o mestrado, evidenciando essencialmente as aprendizagens por mim adquiridas. Para além disso, são também parte integrante desta dimensão, as dificuldades sentidas e alguns aspetos significativos ocorridos no decorrer das minhas intervenções, que revelam a minha evolução no desempenho da função docente, nomeadamente como futura educadora de infância e professora do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Na dimensão investigativa apresenta-se um estudo de caso que se debruça sobre problemáticas do ensino e aprendizagem da música, incidindo sobre a utilização específica de um determinado género de repertório musical – o fado. Foi formulada a seguinte questão de partida: “Quais as ideias das crianças do 3.º ano de escolaridade pertencentes a uma escola de Leiria sobre o fado?”. Para a implementação do estudo, foram realizadas entrevistas semiestruturadas e individuais a cinco crianças do 3.º ano de escolaridade. As entrevistas ocorreram em dois momentos distintos, designadamente, antes e após a concretização de duas sequências pedagógicas. Estas sequências foram desenvolvidas através da realização de atividades do domínio da prática musical, tendo como repertório musical, o fado. Os resultados obtidos apontam a alteração de ideias por parte dos alunos relativamente ao género musical fado, o que é possível sugerir que a participação e vivência nas sequências pedagógicas poderão ter tido influência nas respostas dos alunos. |
id |
RCAP_9a2ac7f4acfa4c6d195bc4874c33dadd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/1774 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação Pré- -Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico: O fado no 1.º Ciclo do Ensino Básico – um estudo de caso com crianças do 3.º ano de escolaridadeEducação Pré-escolarEnsino básico do 1º cicloEnsino da músicaFadoDomínio/Área Científica::Ciências SociaisO presente relatório de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico integra duas partes distintas, respetivamente a dimensão reflexiva e a dimensão investigativa. Na dimensão reflexiva apresentam-se reflexões críticas e fundamentadas acerca de todo o trabalho desenvolvido em diferentes contextos de Prática Pedagógica. Nesta parte procura-se retratar o meu percurso de formação ao longo de todo o mestrado, evidenciando essencialmente as aprendizagens por mim adquiridas. Para além disso, são também parte integrante desta dimensão, as dificuldades sentidas e alguns aspetos significativos ocorridos no decorrer das minhas intervenções, que revelam a minha evolução no desempenho da função docente, nomeadamente como futura educadora de infância e professora do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Na dimensão investigativa apresenta-se um estudo de caso que se debruça sobre problemáticas do ensino e aprendizagem da música, incidindo sobre a utilização específica de um determinado género de repertório musical – o fado. Foi formulada a seguinte questão de partida: “Quais as ideias das crianças do 3.º ano de escolaridade pertencentes a uma escola de Leiria sobre o fado?”. Para a implementação do estudo, foram realizadas entrevistas semiestruturadas e individuais a cinco crianças do 3.º ano de escolaridade. As entrevistas ocorreram em dois momentos distintos, designadamente, antes e após a concretização de duas sequências pedagógicas. Estas sequências foram desenvolvidas através da realização de atividades do domínio da prática musical, tendo como repertório musical, o fado. Os resultados obtidos apontam a alteração de ideias por parte dos alunos relativamente ao género musical fado, o que é possível sugerir que a participação e vivência nas sequências pedagógicas poderão ter tido influência nas respostas dos alunos.Milhano, Sandrina Diniz FernandesIC-OnlineBatista, Liliana Sofia Candeias2016-05-02T15:25:23Z2015-05-192015-05-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/1774TID:201137593porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:43:40Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/1774Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:46:18.648517Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação Pré- -Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico: O fado no 1.º Ciclo do Ensino Básico – um estudo de caso com crianças do 3.º ano de escolaridade |
title |
Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação Pré- -Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico: O fado no 1.º Ciclo do Ensino Básico – um estudo de caso com crianças do 3.º ano de escolaridade |
spellingShingle |
Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação Pré- -Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico: O fado no 1.º Ciclo do Ensino Básico – um estudo de caso com crianças do 3.º ano de escolaridade Batista, Liliana Sofia Candeias Educação Pré-escolar Ensino básico do 1º ciclo Ensino da música Fado Domínio/Área Científica::Ciências Sociais |
title_short |
Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação Pré- -Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico: O fado no 1.º Ciclo do Ensino Básico – um estudo de caso com crianças do 3.º ano de escolaridade |
title_full |
Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação Pré- -Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico: O fado no 1.º Ciclo do Ensino Básico – um estudo de caso com crianças do 3.º ano de escolaridade |
title_fullStr |
Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação Pré- -Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico: O fado no 1.º Ciclo do Ensino Básico – um estudo de caso com crianças do 3.º ano de escolaridade |
title_full_unstemmed |
Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação Pré- -Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico: O fado no 1.º Ciclo do Ensino Básico – um estudo de caso com crianças do 3.º ano de escolaridade |
title_sort |
Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação Pré- -Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico: O fado no 1.º Ciclo do Ensino Básico – um estudo de caso com crianças do 3.º ano de escolaridade |
author |
Batista, Liliana Sofia Candeias |
author_facet |
Batista, Liliana Sofia Candeias |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Milhano, Sandrina Diniz Fernandes IC-Online |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Batista, Liliana Sofia Candeias |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Pré-escolar Ensino básico do 1º ciclo Ensino da música Fado Domínio/Área Científica::Ciências Sociais |
topic |
Educação Pré-escolar Ensino básico do 1º ciclo Ensino da música Fado Domínio/Área Científica::Ciências Sociais |
description |
O presente relatório de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico integra duas partes distintas, respetivamente a dimensão reflexiva e a dimensão investigativa. Na dimensão reflexiva apresentam-se reflexões críticas e fundamentadas acerca de todo o trabalho desenvolvido em diferentes contextos de Prática Pedagógica. Nesta parte procura-se retratar o meu percurso de formação ao longo de todo o mestrado, evidenciando essencialmente as aprendizagens por mim adquiridas. Para além disso, são também parte integrante desta dimensão, as dificuldades sentidas e alguns aspetos significativos ocorridos no decorrer das minhas intervenções, que revelam a minha evolução no desempenho da função docente, nomeadamente como futura educadora de infância e professora do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Na dimensão investigativa apresenta-se um estudo de caso que se debruça sobre problemáticas do ensino e aprendizagem da música, incidindo sobre a utilização específica de um determinado género de repertório musical – o fado. Foi formulada a seguinte questão de partida: “Quais as ideias das crianças do 3.º ano de escolaridade pertencentes a uma escola de Leiria sobre o fado?”. Para a implementação do estudo, foram realizadas entrevistas semiestruturadas e individuais a cinco crianças do 3.º ano de escolaridade. As entrevistas ocorreram em dois momentos distintos, designadamente, antes e após a concretização de duas sequências pedagógicas. Estas sequências foram desenvolvidas através da realização de atividades do domínio da prática musical, tendo como repertório musical, o fado. Os resultados obtidos apontam a alteração de ideias por parte dos alunos relativamente ao género musical fado, o que é possível sugerir que a participação e vivência nas sequências pedagógicas poderão ter tido influência nas respostas dos alunos. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-05-19 2015-05-19T00:00:00Z 2016-05-02T15:25:23Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.8/1774 TID:201137593 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.8/1774 |
identifier_str_mv |
TID:201137593 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136958435295232 |