Diagnóstico e mudança de clima organizacional, em uma amostra de executivos que passaram por um programa de coaching executivo, aplicando a metodologia 360º

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Paulo Alexandre Macedo de
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/3508
Resumo: O seguinte estudo tem por objetivo geral determinar a percepção com relação ao desenvolvimento de Competências Interpessoais, para fim de diagnóstico e mudança de clima organizacional, em uma amostra de executivos que passaram por um programa de coaching executivo, aplicando a metodologia 360º. Para atingir este objetivo foi proposta uma pesquisa de tipo descritivo, usando um desenho não-experimentaltranseccional. A população de estudo foi composta por executivos do setor de engenharia de termoelétricas pertencentes a uma concessionária de serviços públicos brasileira que participaram de um programa de coaching executivo e que cumpriram com os seguintes requisitos: que houvesse decorrido um período de tempo mínimo de seis (6) meses desde o término do programa de coaching executivo, que fossem residentes no território nacional e, que, além disso, possuíssem uma equipe de trabalho que permitisse avaliá-los através de uma metodologia 360º, portanto deviam ter: um (1) supervisor imediato, três (3) colegas e três (3) supervisionados. A amostra foi selecionada através de uma amostragem intencional. A variável de estudo é a percepção do desenvolvimento de Competências Interpessoais dos executivos que passaram por um programa de coaching executivo, que foi medida através de um questionário ad hoc, composto por dezoito (18) itens baseados em perguntas fechadas. Foi utilizada uma escala Likert de resposta do um (1) ao quatro (4), onde, um (1) representava “nunca”, dois (2) “raramente”, três (3) “freqüentemente” e quatro (4) “sempre”, mais cinco perguntas abertas (apenas para os executivos do coaching). Os dados obtidos foram tratados estatisticamente através de uma análise descritiva, da qual foi possível evidenciar que os diferentes atores envolvidos em uma metodologia 360º coincidem em que o grupo total de competências, que encerra a dimensão Competências Interpessoais, está presente “com freqüência” na atuação profissional cotidiana dos executivos coachees. Estes, por sua vez, se auto-percebem com uma pontuação mais alta que a percepção que sua equipe de trabalho tem deles.
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