Artefactos culturais na aprendizagem escolar da Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Madalena Pinto dos
Data de Publicação: 1996
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.48489/quadrante.22688
Resumo: Neste artigo apresentam-se alguns resultados de uma investigação desenvolvida com o objectivo de estudar e compreender a forma como o saber matemático dos alunos se desenvolve e estrutura num contexto de aula de Matemática. Na referida investigação assumiu-se um ponto de vista cultural para olhar a aprendizagem matemática dos alunos, pelo que apresenta contornos de alguma forma próximos de um estudo etnográfico. O presente artigo – cujo foco principal é a compreensão do processo de apropriação (dos alunos) dos artefactos matemáticos no contexto escolar – está estruturado em três partes. Nelas se descreve e discute: (i) a opção conceptual que serviu de base ao estudo; (ii) a opção metodológica adoptada; (iii) os resultados e conclusões referentes à questão em discussão no artigo.
id RCAP_9a33686feb71dafa0c5f3505904da964
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/22688
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Artefactos culturais na aprendizagem escolar da MatemáticaArtefactos culturais na aprendizagem escolar da MatemáticaArtigosNeste artigo apresentam-se alguns resultados de uma investigação desenvolvida com o objectivo de estudar e compreender a forma como o saber matemático dos alunos se desenvolve e estrutura num contexto de aula de Matemática. Na referida investigação assumiu-se um ponto de vista cultural para olhar a aprendizagem matemática dos alunos, pelo que apresenta contornos de alguma forma próximos de um estudo etnográfico. O presente artigo – cujo foco principal é a compreensão do processo de apropriação (dos alunos) dos artefactos matemáticos no contexto escolar – está estruturado em três partes. Nelas se descreve e discute: (i) a opção conceptual que serviu de base ao estudo; (ii) a opção metodológica adoptada; (iii) os resultados e conclusões referentes à questão em discussão no artigo.In this article it will be presented some results from a research which aim was to study and understand how students mathematical knowledge develops and structures within the mathematics classroom context. It was assumed a cultural point of view to look at students mathematics learning, and consequently this research is closed to an etnographic study. The present article - which main focus is the understanding of students appropriation process of mathematical artifacts in school context - is organised in three parts: it is described and discussed (i) the conceptualframework, (ii) the metodological approach and (iii) the results and conclusions.APM - Associação de Professores de Matemática1996-12-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.48489/quadrante.22688por2183-28380872-3915Santos, Madalena Pinto dosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-22T17:06:41Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/22688Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:01:10.972985Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Artefactos culturais na aprendizagem escolar da Matemática
Artefactos culturais na aprendizagem escolar da Matemática
title Artefactos culturais na aprendizagem escolar da Matemática
spellingShingle Artefactos culturais na aprendizagem escolar da Matemática
Santos, Madalena Pinto dos
Artigos
title_short Artefactos culturais na aprendizagem escolar da Matemática
title_full Artefactos culturais na aprendizagem escolar da Matemática
title_fullStr Artefactos culturais na aprendizagem escolar da Matemática
title_full_unstemmed Artefactos culturais na aprendizagem escolar da Matemática
title_sort Artefactos culturais na aprendizagem escolar da Matemática
author Santos, Madalena Pinto dos
author_facet Santos, Madalena Pinto dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Madalena Pinto dos
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos
topic Artigos
description Neste artigo apresentam-se alguns resultados de uma investigação desenvolvida com o objectivo de estudar e compreender a forma como o saber matemático dos alunos se desenvolve e estrutura num contexto de aula de Matemática. Na referida investigação assumiu-se um ponto de vista cultural para olhar a aprendizagem matemática dos alunos, pelo que apresenta contornos de alguma forma próximos de um estudo etnográfico. O presente artigo – cujo foco principal é a compreensão do processo de apropriação (dos alunos) dos artefactos matemáticos no contexto escolar – está estruturado em três partes. Nelas se descreve e discute: (i) a opção conceptual que serviu de base ao estudo; (ii) a opção metodológica adoptada; (iii) os resultados e conclusões referentes à questão em discussão no artigo.
publishDate 1996
dc.date.none.fl_str_mv 1996-12-30T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.48489/quadrante.22688
url https://doi.org/10.48489/quadrante.22688
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2183-2838
0872-3915
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv APM - Associação de Professores de Matemática
publisher.none.fl_str_mv APM - Associação de Professores de Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130477002489856