Artefactos culturais na aprendizagem escolar da Matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1996 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.48489/quadrante.22688 |
Resumo: | Neste artigo apresentam-se alguns resultados de uma investigação desenvolvida com o objectivo de estudar e compreender a forma como o saber matemático dos alunos se desenvolve e estrutura num contexto de aula de Matemática. Na referida investigação assumiu-se um ponto de vista cultural para olhar a aprendizagem matemática dos alunos, pelo que apresenta contornos de alguma forma próximos de um estudo etnográfico. O presente artigo – cujo foco principal é a compreensão do processo de apropriação (dos alunos) dos artefactos matemáticos no contexto escolar – está estruturado em três partes. Nelas se descreve e discute: (i) a opção conceptual que serviu de base ao estudo; (ii) a opção metodológica adoptada; (iii) os resultados e conclusões referentes à questão em discussão no artigo. |
id |
RCAP_9a33686feb71dafa0c5f3505904da964 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/22688 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Artefactos culturais na aprendizagem escolar da MatemáticaArtefactos culturais na aprendizagem escolar da MatemáticaArtigosNeste artigo apresentam-se alguns resultados de uma investigação desenvolvida com o objectivo de estudar e compreender a forma como o saber matemático dos alunos se desenvolve e estrutura num contexto de aula de Matemática. Na referida investigação assumiu-se um ponto de vista cultural para olhar a aprendizagem matemática dos alunos, pelo que apresenta contornos de alguma forma próximos de um estudo etnográfico. O presente artigo – cujo foco principal é a compreensão do processo de apropriação (dos alunos) dos artefactos matemáticos no contexto escolar – está estruturado em três partes. Nelas se descreve e discute: (i) a opção conceptual que serviu de base ao estudo; (ii) a opção metodológica adoptada; (iii) os resultados e conclusões referentes à questão em discussão no artigo.In this article it will be presented some results from a research which aim was to study and understand how students mathematical knowledge develops and structures within the mathematics classroom context. It was assumed a cultural point of view to look at students mathematics learning, and consequently this research is closed to an etnographic study. The present article - which main focus is the understanding of students appropriation process of mathematical artifacts in school context - is organised in three parts: it is described and discussed (i) the conceptualframework, (ii) the metodological approach and (iii) the results and conclusions.APM - Associação de Professores de Matemática1996-12-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.48489/quadrante.22688por2183-28380872-3915Santos, Madalena Pinto dosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-22T17:06:41Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/22688Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:01:10.972985Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Artefactos culturais na aprendizagem escolar da Matemática Artefactos culturais na aprendizagem escolar da Matemática |
title |
Artefactos culturais na aprendizagem escolar da Matemática |
spellingShingle |
Artefactos culturais na aprendizagem escolar da Matemática Santos, Madalena Pinto dos Artigos |
title_short |
Artefactos culturais na aprendizagem escolar da Matemática |
title_full |
Artefactos culturais na aprendizagem escolar da Matemática |
title_fullStr |
Artefactos culturais na aprendizagem escolar da Matemática |
title_full_unstemmed |
Artefactos culturais na aprendizagem escolar da Matemática |
title_sort |
Artefactos culturais na aprendizagem escolar da Matemática |
author |
Santos, Madalena Pinto dos |
author_facet |
Santos, Madalena Pinto dos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Madalena Pinto dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artigos |
topic |
Artigos |
description |
Neste artigo apresentam-se alguns resultados de uma investigação desenvolvida com o objectivo de estudar e compreender a forma como o saber matemático dos alunos se desenvolve e estrutura num contexto de aula de Matemática. Na referida investigação assumiu-se um ponto de vista cultural para olhar a aprendizagem matemática dos alunos, pelo que apresenta contornos de alguma forma próximos de um estudo etnográfico. O presente artigo – cujo foco principal é a compreensão do processo de apropriação (dos alunos) dos artefactos matemáticos no contexto escolar – está estruturado em três partes. Nelas se descreve e discute: (i) a opção conceptual que serviu de base ao estudo; (ii) a opção metodológica adoptada; (iii) os resultados e conclusões referentes à questão em discussão no artigo. |
publishDate |
1996 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1996-12-30T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.48489/quadrante.22688 |
url |
https://doi.org/10.48489/quadrante.22688 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2183-2838 0872-3915 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
APM - Associação de Professores de Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
APM - Associação de Professores de Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130477002489856 |