Fazer Matemática compreendendo e compreender Matemática fazendo: A apropriação de artefactos da Matemática escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Elsa
Data de Publicação: 2000
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.48489/quadrante.22726
Resumo: Neste artigo relata-se parcialmente uma investigação desenvolvida com o objectivo de contribuir para o conhecimento das características da actividade matemática escolar dos alunos, na sala de aula, com referência a actividades específicas desenvolvidas com o apoio do professor, nomeadamente no trabalho cooperativo. O foco do artigo é compreender o modo como os alunos se apropriam de artefactos culturais da Matemática escolar. Numa primeira parte do mesmo são apresentadas algumas ideias teóricas que serviram de suporte ao estudo, depois apresenta-se a opção metodológica adoptada e finalmente os resultados e conclusões. 
id RCAP_af0c3464543c1d9a0b10c2f2bdbd3a06
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/22726
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Fazer Matemática compreendendo e compreender Matemática fazendo: A apropriação de artefactos da Matemática escolarFazer Matemática compreendendo e compreender Matemática fazendo: A apropriação de artefactos da Matemática escolarArtigosNeste artigo relata-se parcialmente uma investigação desenvolvida com o objectivo de contribuir para o conhecimento das características da actividade matemática escolar dos alunos, na sala de aula, com referência a actividades específicas desenvolvidas com o apoio do professor, nomeadamente no trabalho cooperativo. O foco do artigo é compreender o modo como os alunos se apropriam de artefactos culturais da Matemática escolar. Numa primeira parte do mesmo são apresentadas algumas ideias teóricas que serviram de suporte ao estudo, depois apresenta-se a opção metodológica adoptada e finalmente os resultados e conclusões. In this paper it will be partly related a research which aim is to contribute to the analyses of school mathematics activity in the classroom, when they work cooperativelly. The focus of the paper is to understand the way students appropriate cultural artefacts of school mathematics. In the first part of the paper it will be presented some theoretical ideas, then the methodological approach and finally the results and conclusions of the study.APM - Associação de Professores de Matemática2000-06-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.48489/quadrante.22726por2183-28380872-3915Fernandes, Elsainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-22T17:06:43Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/22726Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:01:14.615873Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Fazer Matemática compreendendo e compreender Matemática fazendo: A apropriação de artefactos da Matemática escolar
Fazer Matemática compreendendo e compreender Matemática fazendo: A apropriação de artefactos da Matemática escolar
title Fazer Matemática compreendendo e compreender Matemática fazendo: A apropriação de artefactos da Matemática escolar
spellingShingle Fazer Matemática compreendendo e compreender Matemática fazendo: A apropriação de artefactos da Matemática escolar
Fernandes, Elsa
Artigos
title_short Fazer Matemática compreendendo e compreender Matemática fazendo: A apropriação de artefactos da Matemática escolar
title_full Fazer Matemática compreendendo e compreender Matemática fazendo: A apropriação de artefactos da Matemática escolar
title_fullStr Fazer Matemática compreendendo e compreender Matemática fazendo: A apropriação de artefactos da Matemática escolar
title_full_unstemmed Fazer Matemática compreendendo e compreender Matemática fazendo: A apropriação de artefactos da Matemática escolar
title_sort Fazer Matemática compreendendo e compreender Matemática fazendo: A apropriação de artefactos da Matemática escolar
author Fernandes, Elsa
author_facet Fernandes, Elsa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Elsa
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos
topic Artigos
description Neste artigo relata-se parcialmente uma investigação desenvolvida com o objectivo de contribuir para o conhecimento das características da actividade matemática escolar dos alunos, na sala de aula, com referência a actividades específicas desenvolvidas com o apoio do professor, nomeadamente no trabalho cooperativo. O foco do artigo é compreender o modo como os alunos se apropriam de artefactos culturais da Matemática escolar. Numa primeira parte do mesmo são apresentadas algumas ideias teóricas que serviram de suporte ao estudo, depois apresenta-se a opção metodológica adoptada e finalmente os resultados e conclusões. 
publishDate 2000
dc.date.none.fl_str_mv 2000-06-30T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.48489/quadrante.22726
url https://doi.org/10.48489/quadrante.22726
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2183-2838
0872-3915
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv APM - Associação de Professores de Matemática
publisher.none.fl_str_mv APM - Associação de Professores de Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130477108396032