Melhoria dos fluxos logísticos de uma empresa do setor alimentar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bertoluci, Ricardo Manuel Guimarães
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/12728
Resumo: Esta dissertação descreve o trabalho desenvolvido durante o estágio curricular numa empresa do setor alimentar, com o objetivo da criação de um modelo mais eficiente de distribuição de produto acabado. Para a obtenção do novo modelo de distribuição, foi desenvolvida uma ferramenta de apoio à decisão baseada num modelo matemático de programação inteira para o roteamento dos veículos da frota própria da empresa, enquanto que, para a frota subcontratada a mesma ferramenta baseia-se num método de duas fases. Desta forma, relativamente à frota subcontratada, a primeira etapa consiste numa repartição lógica das encomendas a efetuar, através de um método de clustering e, em seguida, o mesmo modelo matemático criado para o roteamento da frota própria, efetua um roteamento ótimo para cada cluster obtido. A ferramenta de apoio à decisão provou ser capaz de atingir os objetivos propostos e sugere reduções de custo de transporte entre 18,71% e 48,20%, face ao modelo de distribuição atual da empresa. Relativamente ao custo por quilograma (€/kg), foi também obtida uma margem de poupança entre os 18,71% e 48,20%, face ao modelo atual. Deste modo, acordo com os resultados, no pior dos cenários calculados, a ferramenta criada sugere lucros anuais até 83000 €, podendo estenderem-se até aos 377000 € de acordo com o cenário mais otimista. Foi ainda desenvolvido um ficheiro de interface com o utilizador em Microsoft Excel para permitir que a ferramenta de apoio à decisão seja utilizada, sem qualquer dificuldade, por qualquer operador da empresa. Deste modo, como resultado deste projeto, a ferramenta de apoio à decisão desenvolvida permite a criação de um novo modelo de distribuição de produto acabado mais eficiente e com a gestão do transporte centralizada na empresa.
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