Melhoria do fluxo logístico na indústria de marroquinaria

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, João Pedro Santos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/22153
Resumo: Atualmente, a busca pela inovação é contínua. Para as empresas resistirem, têm de permanecer resilientes e focadas na constante adaptação que a indústria exige. Neste contexto, a ATEPELI, tem como objetivo melhorar o desempenho operacional a nível da equipa técnica no roteamento e aplicar melhorias que impactam esta matéria. Assim, este aprimoramento baseou-se em três grandes tópicos: melhoria do planeamento, normalização da atividade laboral e otimização de rotas. Para tal foi implementada uma ferramenta que permite dar visibilidade sobre em que parte da produção estão as encomendas e se já se encontram prontas para serem expedidas. A nível de normalização das embalagens de transporte, substituiu-se cinco referências de caixas de cartão, por apenas três com a mesma largura e comprimento, alterando apenas a altura das mesmas para números múltiplos: 4, 8 e 12 cm. Por último, o tema fulcral deste trabalho, otimização de rotas de distribuição. Sendo inicialmente rotas intuitivas, este projeto visa criar um modelo de otimização de rotas. Uma vez que a atribuição de horas de trabalho por parte da equipa central vai variando, existe uma flutuação do material expedido para cada cliente. Tendo em conta que esta flutuação é relativamente pequena e apenas acontece a cada quarter (trimestre), o sistema de rotas fixas pode ser considerado como funcional, tendo de ser atualizado quando houver uma nova a atribuição de horas. Assim, o objetivo passa por minimizar o custo total de transporte, que neste caso é fornecido pelo custo por quilómetro. Para tal, foram estudados cinco cenários, obtidos por uma ferramenta de apoio à decisão desenvolvida no software de otimização IBM CPLEX 12.8.0.0. O Modelo de VRPTW, conjuntamente com decisões referentes às rotas, nomeadamente o crossdoking em Orléans, permitiu a redução dos custos em mais de 30%, mantendo os requisitos do cliente e empresa quanto ao nível de serviço. Estes ganhos são referentes a um dos cenários estudados, em que se verificou a possibilidade de garantir toda a distribuição de última milha com três carrinhas, com janelas temporais e procuras de acordo com o expectável. Apesar do cenário com uma maior margem para ganhos, ser o que apresenta um centro de distribuição de acordo com o método gravítico, para tal, seria necessário alugar um armazém na zona de Perrusson (zona indicada pelo método gravítico).
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A nível de normalização das embalagens de transporte, substituiu-se cinco referências de caixas de cartão, por apenas três com a mesma largura e comprimento, alterando apenas a altura das mesmas para números múltiplos: 4, 8 e 12 cm. Por último, o tema fulcral deste trabalho, otimização de rotas de distribuição. Sendo inicialmente rotas intuitivas, este projeto visa criar um modelo de otimização de rotas. Uma vez que a atribuição de horas de trabalho por parte da equipa central vai variando, existe uma flutuação do material expedido para cada cliente. Tendo em conta que esta flutuação é relativamente pequena e apenas acontece a cada quarter (trimestre), o sistema de rotas fixas pode ser considerado como funcional, tendo de ser atualizado quando houver uma nova a atribuição de horas. Assim, o objetivo passa por minimizar o custo total de transporte, que neste caso é fornecido pelo custo por quilómetro. Para tal, foram estudados cinco cenários, obtidos por uma ferramenta de apoio à decisão desenvolvida no software de otimização IBM CPLEX 12.8.0.0. O Modelo de VRPTW, conjuntamente com decisões referentes às rotas, nomeadamente o crossdoking em Orléans, permitiu a redução dos custos em mais de 30%, mantendo os requisitos do cliente e empresa quanto ao nível de serviço. Estes ganhos são referentes a um dos cenários estudados, em que se verificou a possibilidade de garantir toda a distribuição de última milha com três carrinhas, com janelas temporais e procuras de acordo com o expectável. Apesar do cenário com uma maior margem para ganhos, ser o que apresenta um centro de distribuição de acordo com o método gravítico, para tal, seria necessário alugar um armazém na zona de Perrusson (zona indicada pelo método gravítico).Today, the quest for innovation is continuous. For companies to endure, they must remain resilient and focused on the constant adaptation that the industry requires. In this context, ATEPELI, aims to improve the operational performance at the level of the technical team in routing and apply improvements that impact this matter. Thus, this improvement was based on three major topics: improved planning, standardization of work activity and route optimization. To this end, a tool was implemented that provides visibility on which part of production the orders are and if they are ready to be shipped. In terms of standardization of transport packaging, five references of cardboard boxes were replaced by only three with the same width and length, changing only their height to multiple numbers: 4, 8 and 12 cm. Finally, the central theme of this work, optimization of distribution routes. Being initially intuitive routes, this project aims to create a route optimization model. Since the assignment of work hours by the central team varies, there is a fluctuation of the material shipped to each customer. Considering that this fluctuation is relatively small and only happens every quarter, the fixed route system can be considered as functional, having to be updated when there is a new time allocation. Thus, the objective is to minimize the total transportation cost, which in this case is provided by the cost per kilometer. To this end, five scenarios were studied, obtained by a decision support tool developed in IBM CPLEX 12.8.0.0 optimization software. The VRPTW model, together with decisions concerning the routes, namely crossdocking in Orléans, allowed the reduction of costs by more than 30%, maintaining the customer's and company's requirements concerning the service level. These gains refer to one of the scenarios studied, in which it was possible to guarantee all last mile distribution with three vans, with time windows and demands as expected. Although the scenario with the greatest margin for gains is the one that presents a distribution center according to the gravity method, for such, it would be necessary to rent a warehouse in the Perrusson area (area indicated by the gravity method).Pereira, Maria Teresa RibeiroRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoRibeiro, João Pedro Santos2023-02-06T10:43:34Z20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/22153TID:203113152porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:18:44Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/22153Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:42:13.203303Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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