Ambientes colaborativos virtuais: potencial das redes sociais. O caso das empresas do Algarve

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Belo, Ana
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Castela, Guilherme, Fernandes, Silvia Brito
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/4431
Resumo: O objetivo do presente artigo é analisar o potencial das redes sociais no desempenho das pequenas e médias empresas da região do Algarve, tendo sido efectuado um questionário para o efeito. O estudo empírico realizado revela que os dados recolhidos (de 70 empresas) possuem boas qualidades psico-métricas. Procedeu-se a uma análise categórica de componentes principais, a qual identificou duas principais tipologias de objectivos nas redes sociais: redes sociais para interacção produto-cliente e pesquisa ou conhecimento; e redes sociais com potencial para o marketing. Uma análise suplementar - análise hierárquica de clusters (com recurso ao método de agrupamento de Ward) - identificou três padrões de empresas consoante o seu grau de envolvimento em redes sociais: cluster Social Tec Grau 1; cluster Social Tec Grau 2 e cluster Social Tec Grau 3. Estas análises permitem validar uma metodologia sustentável para este tipo de avaliação.
id RCAP_9a55bda6f680031eac5960daefbee6f3
oai_identifier_str oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/4431
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Ambientes colaborativos virtuais: potencial das redes sociais. O caso das empresas do AlgarveRedes sociaisInternetPadrõesDesempenhoO objetivo do presente artigo é analisar o potencial das redes sociais no desempenho das pequenas e médias empresas da região do Algarve, tendo sido efectuado um questionário para o efeito. O estudo empírico realizado revela que os dados recolhidos (de 70 empresas) possuem boas qualidades psico-métricas. Procedeu-se a uma análise categórica de componentes principais, a qual identificou duas principais tipologias de objectivos nas redes sociais: redes sociais para interacção produto-cliente e pesquisa ou conhecimento; e redes sociais com potencial para o marketing. Uma análise suplementar - análise hierárquica de clusters (com recurso ao método de agrupamento de Ward) - identificou três padrões de empresas consoante o seu grau de envolvimento em redes sociais: cluster Social Tec Grau 1; cluster Social Tec Grau 2 e cluster Social Tec Grau 3. Estas análises permitem validar uma metodologia sustentável para este tipo de avaliação.Associação Ibérica de Sistemas e Tecnologias de InformaçãoSapientiaBelo, AnaCastela, GuilhermeFernandes, Silvia Brito2014-06-19T13:06:31Z2013-122013-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/4431por1646-9895AUT: SFE00975;http://dx.doi.org/ 10.4304/risti.12.65-79info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:15:40Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/4431Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:57:47.213120Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ambientes colaborativos virtuais: potencial das redes sociais. O caso das empresas do Algarve
title Ambientes colaborativos virtuais: potencial das redes sociais. O caso das empresas do Algarve
spellingShingle Ambientes colaborativos virtuais: potencial das redes sociais. O caso das empresas do Algarve
Belo, Ana
Redes sociais
Internet
Padrões
Desempenho
title_short Ambientes colaborativos virtuais: potencial das redes sociais. O caso das empresas do Algarve
title_full Ambientes colaborativos virtuais: potencial das redes sociais. O caso das empresas do Algarve
title_fullStr Ambientes colaborativos virtuais: potencial das redes sociais. O caso das empresas do Algarve
title_full_unstemmed Ambientes colaborativos virtuais: potencial das redes sociais. O caso das empresas do Algarve
title_sort Ambientes colaborativos virtuais: potencial das redes sociais. O caso das empresas do Algarve
author Belo, Ana
author_facet Belo, Ana
Castela, Guilherme
Fernandes, Silvia Brito
author_role author
author2 Castela, Guilherme
Fernandes, Silvia Brito
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sapientia
dc.contributor.author.fl_str_mv Belo, Ana
Castela, Guilherme
Fernandes, Silvia Brito
dc.subject.por.fl_str_mv Redes sociais
Internet
Padrões
Desempenho
topic Redes sociais
Internet
Padrões
Desempenho
description O objetivo do presente artigo é analisar o potencial das redes sociais no desempenho das pequenas e médias empresas da região do Algarve, tendo sido efectuado um questionário para o efeito. O estudo empírico realizado revela que os dados recolhidos (de 70 empresas) possuem boas qualidades psico-métricas. Procedeu-se a uma análise categórica de componentes principais, a qual identificou duas principais tipologias de objectivos nas redes sociais: redes sociais para interacção produto-cliente e pesquisa ou conhecimento; e redes sociais com potencial para o marketing. Uma análise suplementar - análise hierárquica de clusters (com recurso ao método de agrupamento de Ward) - identificou três padrões de empresas consoante o seu grau de envolvimento em redes sociais: cluster Social Tec Grau 1; cluster Social Tec Grau 2 e cluster Social Tec Grau 3. Estas análises permitem validar uma metodologia sustentável para este tipo de avaliação.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12
2013-12-01T00:00:00Z
2014-06-19T13:06:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.1/4431
url http://hdl.handle.net/10400.1/4431
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1646-9895
AUT: SFE00975;
http://dx.doi.org/ 10.4304/risti.12.65-79
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação
publisher.none.fl_str_mv Associação Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133190869221376