Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: o desenvolvimento da leitura em contexto de jardim de infância e 1º ciclo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barreiros, Joana
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/11819
Resumo: Este relatório procura ilustrar o trabalho desenvolvido durante a Prática de Ensino Supervisionada, num grupo de crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos e numa turma de 2º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico. Sendo a aprendizagem da leitura um processo contínuo, cujo sucesso é determinado pela ação intencional dos educadores, o meu objetivo foi conhecer e compreender de que forma se processa a aprendizagem e o desenvolvimento da leitura nos dois contextos onde realizei a minha prática pedagógica e potenciar contextos e práticas. Assim, durante a minha prática em contexto de Jardim de Infância realizei atividades lúdicas para facilitar a aquisição da leitura e promover o gosto e a importância da mesma. Em contexto de 1º Ciclo, visto ser uma turma de 2º ano, além de cativar o gosto pela leitura, optei também por desenvolver a decifração e a compreensão, utilizando tarefas diversificadas e cativantes; ### Report of Teaching practice in Pre-school and Primary school: The Development of Reading in Preschool and Primary school Abstract: This report is looking to illustrate the work developed during my Teaching Practice, in a group of children between 3 and 6 years old and in a second grade classroom. Since learning how to read is a continuous process, whose success is determined through the teachers’ intentional action, my goal was to know and to understand how does the learning and development of reading work on both contexts where I have done my pedagogical practice and bring forth new contexts and practices. Therefore, during my practice in a Kindergarten environment I carried out recreational activities to facilitate the reading process and promote its pleasure and importance. In the second grade, besides captivating the pleasure of reading, I decided to develop the deciphering and comprehension as well, using diversified and captivating tasks.
id RCAP_9a571dd3e17a3c1c60b9e743bfb1c4cc
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/11819
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: o desenvolvimento da leitura em contexto de jardim de infância e 1º cicloLeituraDecifraçãoCompreensãoReadingPhonological awarenessDecipheringComprehensionEste relatório procura ilustrar o trabalho desenvolvido durante a Prática de Ensino Supervisionada, num grupo de crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos e numa turma de 2º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico. Sendo a aprendizagem da leitura um processo contínuo, cujo sucesso é determinado pela ação intencional dos educadores, o meu objetivo foi conhecer e compreender de que forma se processa a aprendizagem e o desenvolvimento da leitura nos dois contextos onde realizei a minha prática pedagógica e potenciar contextos e práticas. Assim, durante a minha prática em contexto de Jardim de Infância realizei atividades lúdicas para facilitar a aquisição da leitura e promover o gosto e a importância da mesma. Em contexto de 1º Ciclo, visto ser uma turma de 2º ano, além de cativar o gosto pela leitura, optei também por desenvolver a decifração e a compreensão, utilizando tarefas diversificadas e cativantes; ### Report of Teaching practice in Pre-school and Primary school: The Development of Reading in Preschool and Primary school Abstract: This report is looking to illustrate the work developed during my Teaching Practice, in a group of children between 3 and 6 years old and in a second grade classroom. Since learning how to read is a continuous process, whose success is determined through the teachers’ intentional action, my goal was to know and to understand how does the learning and development of reading work on both contexts where I have done my pedagogical practice and bring forth new contexts and practices. Therefore, during my practice in a Kindergarten environment I carried out recreational activities to facilitate the reading process and promote its pleasure and importance. In the second grade, besides captivating the pleasure of reading, I decided to develop the deciphering and comprehension as well, using diversified and captivating tasks.Universidade de Évora2014-11-20T12:31:37Z2014-11-202014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/11819http://hdl.handle.net/10174/11819TID:201264960porDepartamento de Pedagogia e Educaçãojoanamcbarreiros@gmail.com672Barreiros, Joanainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:55:10Zoai:dspace.uevora.pt:10174/11819Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:05:10.745077Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: o desenvolvimento da leitura em contexto de jardim de infância e 1º ciclo
title Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: o desenvolvimento da leitura em contexto de jardim de infância e 1º ciclo
spellingShingle Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: o desenvolvimento da leitura em contexto de jardim de infância e 1º ciclo
Barreiros, Joana
Leitura
Decifração
Compreensão
Reading
Phonological awareness
Deciphering
Comprehension
title_short Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: o desenvolvimento da leitura em contexto de jardim de infância e 1º ciclo
title_full Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: o desenvolvimento da leitura em contexto de jardim de infância e 1º ciclo
title_fullStr Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: o desenvolvimento da leitura em contexto de jardim de infância e 1º ciclo
title_full_unstemmed Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: o desenvolvimento da leitura em contexto de jardim de infância e 1º ciclo
title_sort Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: o desenvolvimento da leitura em contexto de jardim de infância e 1º ciclo
author Barreiros, Joana
author_facet Barreiros, Joana
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barreiros, Joana
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Decifração
Compreensão
Reading
Phonological awareness
Deciphering
Comprehension
topic Leitura
Decifração
Compreensão
Reading
Phonological awareness
Deciphering
Comprehension
description Este relatório procura ilustrar o trabalho desenvolvido durante a Prática de Ensino Supervisionada, num grupo de crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos e numa turma de 2º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico. Sendo a aprendizagem da leitura um processo contínuo, cujo sucesso é determinado pela ação intencional dos educadores, o meu objetivo foi conhecer e compreender de que forma se processa a aprendizagem e o desenvolvimento da leitura nos dois contextos onde realizei a minha prática pedagógica e potenciar contextos e práticas. Assim, durante a minha prática em contexto de Jardim de Infância realizei atividades lúdicas para facilitar a aquisição da leitura e promover o gosto e a importância da mesma. Em contexto de 1º Ciclo, visto ser uma turma de 2º ano, além de cativar o gosto pela leitura, optei também por desenvolver a decifração e a compreensão, utilizando tarefas diversificadas e cativantes; ### Report of Teaching practice in Pre-school and Primary school: The Development of Reading in Preschool and Primary school Abstract: This report is looking to illustrate the work developed during my Teaching Practice, in a group of children between 3 and 6 years old and in a second grade classroom. Since learning how to read is a continuous process, whose success is determined through the teachers’ intentional action, my goal was to know and to understand how does the learning and development of reading work on both contexts where I have done my pedagogical practice and bring forth new contexts and practices. Therefore, during my practice in a Kindergarten environment I carried out recreational activities to facilitate the reading process and promote its pleasure and importance. In the second grade, besides captivating the pleasure of reading, I decided to develop the deciphering and comprehension as well, using diversified and captivating tasks.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-11-20T12:31:37Z
2014-11-20
2014-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/11819
http://hdl.handle.net/10174/11819
TID:201264960
url http://hdl.handle.net/10174/11819
identifier_str_mv TID:201264960
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Pedagogia e Educação
joanamcbarreiros@gmail.com
672
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136537122701312