Estratégias de leitura contributo para a monitorização da compreensão leitora no 1.º e 2.º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Catarina Maria Correia dos
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/9697
Resumo: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico
id RCAP_a845f370d784322bb3f7a82686dc7864
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/9697
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Estratégias de leitura contributo para a monitorização da compreensão leitora no 1.º e 2.º ciclo do ensino básicoLeituraCompreensão na leituraEstratégias de leituraMonitorizaçãoReadingReading comprehensionReading strategiesMonitoringRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino BásicoNo presente relatório, pretende-se caracterizar, analisar e refletir sobre o período de Prática de Ensino Supervisionada II (PES) realizada numa turma de 2.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e numa turma de 6.º ano do 2.º CEB. Para além disso, apresentar também a investigação elaborada nesse período. A problemática investigada surgiu no âmbito das fragilidades e necessidades dos alunos relativamente à compreensão leitora. Assim, surgiram questões na definição do paradigma, designadamente: Que perceções têm os alunos do 1.º e 2.º CEB perante a leitura? e Que estratégias implementar face às dificuldades dos alunos perante a compreensão leitora?. Considerando a leitura como o um domínio importante para a evolução do ser humano, tornou-se pertinente realizar uma investigação centrada na avaliação do uso e monitorização de estratégias de leitura na compreensão leitora. Face ao objeto de estudo, colocou-se a seguinte questão: De que forma o uso de estratégias de leitura no 1.º e 2.º CEB contribui para a monitorização da compreensão leitora? Com esta investigação pretendeu-se: (i) desenvolver as competências inerentes à compreensão leitora e (ii) avaliar o impacto do uso de estratégias de leitura na monitorização da compreensão. Os resultados do estudo foram analisados e obtidos através da aplicação de um inquérito por questionário, aplicado antes e depois da intervenção, assim como nos dados obtidos através do período de intervenção, em ambos os ciclos. Analisados os dados, assumiu-se uma evolução significativa nas conceções dos alunos nas e práticas de leitura.ABSTRACT In the present report it’s intended to characterize, analyze and reflect about the period of supervised teaching practice II held in a 2nd grade class of the 1st cycle of basic education (CBE) and in a 6th grade class from the 2nd CBE. Additionally, also present the research made in that period. The researched problematic emerged in ambit of the weaknesses and needs of the students towards reading comprehension. Therefore, questions raised on the definition of the paradigm, notably: Which perception does students of 1º and 2º CBE have towards reading? and which strategies to implement regarding the difficulties of students towards reading comprehension?. Considering reading as a fundamental domain to the evolution of the human being, it became relevant to realize a research focused on the evaluation of the use and monitoring of reading strategies on reading comprehension. Owing to the object of study the following question was submitted: In which way the use of reading strategies in 1.º e 2.º CBE contribute to the monitoring of the reading comprehension? With this research it was intended (i) develop reading comprehension inherent skills; (ii) evaluate the impact of the use of reading strategies on the comprehension monitoring and (iii) develop the reading comprehension through reading strategies. The results were analyzed based on the obtained data through the application of a survey questionnaire, applied before and after intervention, as well as in the data obtained through the intervention period, in both cycles. Analyzing the data it was assumed a significant evolution in students conceptions and reading practices.Gonçalves, CarolinaRCIPLSantos, Catarina Maria Correia dos2019-03-11T15:42:48Z2018-07-202018-07-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/9697TID:202055710porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:58:41ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias de leitura contributo para a monitorização da compreensão leitora no 1.º e 2.º ciclo do ensino básico
title Estratégias de leitura contributo para a monitorização da compreensão leitora no 1.º e 2.º ciclo do ensino básico
spellingShingle Estratégias de leitura contributo para a monitorização da compreensão leitora no 1.º e 2.º ciclo do ensino básico
Santos, Catarina Maria Correia dos
Leitura
Compreensão na leitura
Estratégias de leitura
Monitorização
Reading
Reading comprehension
Reading strategies
Monitoring
title_short Estratégias de leitura contributo para a monitorização da compreensão leitora no 1.º e 2.º ciclo do ensino básico
title_full Estratégias de leitura contributo para a monitorização da compreensão leitora no 1.º e 2.º ciclo do ensino básico
title_fullStr Estratégias de leitura contributo para a monitorização da compreensão leitora no 1.º e 2.º ciclo do ensino básico
title_full_unstemmed Estratégias de leitura contributo para a monitorização da compreensão leitora no 1.º e 2.º ciclo do ensino básico
title_sort Estratégias de leitura contributo para a monitorização da compreensão leitora no 1.º e 2.º ciclo do ensino básico
author Santos, Catarina Maria Correia dos
author_facet Santos, Catarina Maria Correia dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gonçalves, Carolina
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Catarina Maria Correia dos
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Compreensão na leitura
Estratégias de leitura
Monitorização
Reading
Reading comprehension
Reading strategies
Monitoring
topic Leitura
Compreensão na leitura
Estratégias de leitura
Monitorização
Reading
Reading comprehension
Reading strategies
Monitoring
description Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-20
2018-07-20T00:00:00Z
2019-03-11T15:42:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/9697
TID:202055710
url http://hdl.handle.net/10400.21/9697
identifier_str_mv TID:202055710
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777304531411927040