O atelier de construção de palhetas de oboé em escolas especializadas do ensino de música: fundamentos e estratégias para a sua criação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Evelyne Lino
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/78419
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música
id RCAP_9a7627eba23dda802b57616c89e2cf26
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/78419
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O atelier de construção de palhetas de oboé em escolas especializadas do ensino de música: fundamentos e estratégias para a sua criaçãoThe oboe reedmaking workshop in specialized music instruction schools: foundations and strategies for its creationEnsino de oboéConstrução de palhetasAtelierTutoria por paresOboe teachingReed makingAtelierPeer tutoringCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de MúsicaRealizado no âmbito da unidade curricular Estágio Profissional do Mestrado em Ensino de Música da Universidade do Minho este relatório de estágio descreve a conceção, o desenvolvimento e a avaliação do Plano de Intervenção Pedagógica concretizado ao longo do ano letivo 2019/2020, numa escola professional do norte do país. Este trabalho de intervenção e investigação procurou verificar o potencial didático da criação de um atelier de construção de palhetas de oboé numa escola de ensino especializado de música, tendo em conta as várias possibilidades de funcionamento da tutoria por pares e da aprendizagem colaborativa e cooperativa. Apesar da literatura indicar alguns exemplos de tutoria por pares e aprendizagem colaborativa no ensino da música, o conhecimento empírico não indica como habitual em Portugal o recurso à tutoria por pares ou à aprendizagem colaborativa entre os alunos de oboé. Desta forma, o objetivo do projeto centrou-se no estudo da aplicação destes processos no âmbito da criação de um atelier de construção de palhetas e na avaliação do seu sucesso. A investigação-ação desenvolvida incluiu alunos do Ensino Básico e Secundário e os dados obtidos foram recolhidos através de registos de observação, um workshop online e inquéritos por questionário. Com base nos resultados obtidos, concluiu-se que a criação de um atelier de construção de palhetas pode contribuir para a aprendizagem mais eficaz e motivada dos alunos do complicado processo de construção de palhetas, essencialmente da fase de amarragem e raspagem. Para além disto, concluiu-se que o atelier poderá libertar o tempo que os professores deste instrumento dedicam aos processos de amarragem e raspagem, bem como favorecer o ambiente de partilha de saberes e ideias relacionadas com palhetas ou com o instrumento entre os alunos. Será importante aprofundar a investigação realizada através de novos estudos sobre este tema noutros contextos educativos do ensino especializado da música.Held as part of the curricular unit Professional Internship of the Master in Music Teaching at the University of Minho this internship report describes the design, development and evaluation of the Pedagogical Intervention Plan implemented during the academic year 2019/2020 in a professional music school of Northern Portugal. This research and intervention project aimed at evaluating the pedagogical potential of the creation of an oboe reedmaking workshop in a specialized music school, taking into account the possibilities of peer tutoring and collaborative and cooperative learning. Although specialized literature indicates a few examples of peer tutoring and collaborative learning in music, experience does not suggest the use of these pedagogical resources by oboe Portuguese students. Therefore, the main goal of the project focused on the application of these pedagogical approaches within the creation of an oboe reedmaking workshop and on the evaluation of its success. The action-research project included Basic and Secondary Levels students and data were collected through observation records, an online workshop and questionnaires. The results allowed for the conclusion that the creation of an oboe reedmaking workshop may contribute to a more efficient and motivated learning process of the students, particularly in the wrapping and hand sraping phases. Apart from the conclusions the project also made evident that teachers could free more of their time for teaching, and that a sharing atmosphere of ideas and knowledge related with reeds and with the instrument could be developed among the students. It is important that, in the future, more research on this topic is carried out, particularly in other pedagogical contexts of specialized music schools.Vieira, Maria HelenaUniversidade do MinhoMonteiro, Evelyne Lino2021-11-122021-11-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/78419por202996557info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:26:03Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/78419Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:20:23.408543Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O atelier de construção de palhetas de oboé em escolas especializadas do ensino de música: fundamentos e estratégias para a sua criação
The oboe reedmaking workshop in specialized music instruction schools: foundations and strategies for its creation
title O atelier de construção de palhetas de oboé em escolas especializadas do ensino de música: fundamentos e estratégias para a sua criação
spellingShingle O atelier de construção de palhetas de oboé em escolas especializadas do ensino de música: fundamentos e estratégias para a sua criação
Monteiro, Evelyne Lino
Ensino de oboé
Construção de palhetas
Atelier
Tutoria por pares
Oboe teaching
Reed making
Atelier
Peer tutoring
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short O atelier de construção de palhetas de oboé em escolas especializadas do ensino de música: fundamentos e estratégias para a sua criação
title_full O atelier de construção de palhetas de oboé em escolas especializadas do ensino de música: fundamentos e estratégias para a sua criação
title_fullStr O atelier de construção de palhetas de oboé em escolas especializadas do ensino de música: fundamentos e estratégias para a sua criação
title_full_unstemmed O atelier de construção de palhetas de oboé em escolas especializadas do ensino de música: fundamentos e estratégias para a sua criação
title_sort O atelier de construção de palhetas de oboé em escolas especializadas do ensino de música: fundamentos e estratégias para a sua criação
author Monteiro, Evelyne Lino
author_facet Monteiro, Evelyne Lino
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vieira, Maria Helena
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Monteiro, Evelyne Lino
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de oboé
Construção de palhetas
Atelier
Tutoria por pares
Oboe teaching
Reed making
Atelier
Peer tutoring
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Ensino de oboé
Construção de palhetas
Atelier
Tutoria por pares
Oboe teaching
Reed making
Atelier
Peer tutoring
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-12
2021-11-12T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/78419
url https://hdl.handle.net/1822/78419
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202996557
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132666100973568