Guia de construção manual de palhetas de oboé para alunos, professores, amadores e profissionais da música

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matos, Luís Filipe Araújo de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/25257
Resumo: Dada a inexistência de documentação, escrita em Língua Portuguesa, direcionada para o ensino da construção de palhetas, a pedagogia deste tema tem sido realizada, essencialmente, de forma oral, através dos métodos demonstrativo, expositivo e imitativo. De forma a criar uma alternativa viável, que permita uma sistematização das metodologias, foi pensada a elaboração de um guia de construção manual de palhetas duplas de oboé. O presente projeto tem como objetivos gerais entender diferentes metodologias de ensino da construção de palhetas de oboé e a redação de um guia de construção manual de palhetas de oboé. De uma outra perspetiva, o estudo procura comprovar a necessidade/pertinência de um documento escrito, em Língua Portuguesa, demonstrando uma série de metodologias para a construção de palhetas, e a verificar uma possível marginalização do ensino de oboé, em Portugal. Para a realização deste projeto, foi concretizada uma pesquisa bibliográfica, para fundamentação teórica e para a compreensão de metodologias de construção de palhetas. Foram, também, elaborados inquéritos gerais a alunos e professores para estudar o ensino da construção de palhetas, em Portugal e a pertinência/necessidade da existência de um guia de construção manual de palhetas de oboé, escrito em Língua Portuguesa. Seguiu-se a redação e elaboração do guia, resultado de uma compilação de metodologias para cada fase do processamento. A implementação do projeto foi realizada sob a forma de um workshop, em que se pretendia testar o guia, verificando a sua eficácia. Foram, ainda, realizados dois inquéritos, a serem respondidos pelos participantes do workshop, de forma a perceber a eficácia do documento. Os resultados desta investigação permitem aferir a grande diversidade de metodologias bem como de modelos/escolas de construção de palhetas. Pelos dados recolhidos em inquéritos, foi fundamentada a falta de tempo letivo dedicado ao ensino da construção de palhetas e a falta de material didático e suporte pedagógico para o mesmo efeito. Foi ainda possível verificar de uma perspetiva quantitativa que o guia de construção manual de palhetas é viável para auxiliar a pedagogia deste tema, não substituindo, contudo, o professor
id RCAP_e7d4066e33823d2b99915d581badce7d
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/25257
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Guia de construção manual de palhetas de oboé para alunos, professores, amadores e profissionais da músicaOboéConstrução de palhetasFerramenta didáticaMaterial pedagógicoAutonomiaDada a inexistência de documentação, escrita em Língua Portuguesa, direcionada para o ensino da construção de palhetas, a pedagogia deste tema tem sido realizada, essencialmente, de forma oral, através dos métodos demonstrativo, expositivo e imitativo. De forma a criar uma alternativa viável, que permita uma sistematização das metodologias, foi pensada a elaboração de um guia de construção manual de palhetas duplas de oboé. O presente projeto tem como objetivos gerais entender diferentes metodologias de ensino da construção de palhetas de oboé e a redação de um guia de construção manual de palhetas de oboé. De uma outra perspetiva, o estudo procura comprovar a necessidade/pertinência de um documento escrito, em Língua Portuguesa, demonstrando uma série de metodologias para a construção de palhetas, e a verificar uma possível marginalização do ensino de oboé, em Portugal. Para a realização deste projeto, foi concretizada uma pesquisa bibliográfica, para fundamentação teórica e para a compreensão de metodologias de construção de palhetas. Foram, também, elaborados inquéritos gerais a alunos e professores para estudar o ensino da construção de palhetas, em Portugal e a pertinência/necessidade da existência de um guia de construção manual de palhetas de oboé, escrito em Língua Portuguesa. Seguiu-se a redação e elaboração do guia, resultado de uma compilação de metodologias para cada fase do processamento. A implementação do projeto foi realizada sob a forma de um workshop, em que se pretendia testar o guia, verificando a sua eficácia. Foram, ainda, realizados dois inquéritos, a serem respondidos pelos participantes do workshop, de forma a perceber a eficácia do documento. Os resultados desta investigação permitem aferir a grande diversidade de metodologias bem como de modelos/escolas de construção de palhetas. Pelos dados recolhidos em inquéritos, foi fundamentada a falta de tempo letivo dedicado ao ensino da construção de palhetas e a falta de material didático e suporte pedagógico para o mesmo efeito. Foi ainda possível verificar de uma perspetiva quantitativa que o guia de construção manual de palhetas é viável para auxiliar a pedagogia deste tema, não substituindo, contudo, o professorThe lack of written in Portuguese documentation about reed making led to verbal transmission of the procedures, by demonstration, exposition and imitation. In order to create a viable option that allows a methodology’s systemization, the elaboration of an oboe reed making guide was thought. This project has the general goal of understanding different methodologies of oboe reed making teachings and the creation of a reed making guide. The project has some specific goals, such as proofing the need of a written in Portuguese document, presenting several procedures about reed making and the disregard about reed making in oboe teaching, in Portugal. In order to understand the reed making methodologies and substantiate the project, it was required some research. General inquiries were answered by oboe teachers and students in order to study the Portuguese reed making teachings and the need of a written in Portuguese reed making guide. Afterwards, the reed making guide was created as a result of a methodologies compilation. This project implementation occurred at a workshop, in order to test the reed making guide efficiency. Lastly, there were two inquiries answered by workshop participants, in order to understand the document efficiency. The results of this investigation display the large diversity of reed making methodologies and schools/models. The data collected from inquiries expose the lack of time to teach reed making procedures and the lack of didactic tools and educational materials about this subject. The project also revealed that the reed making guide is a viable didactic tool but it doesn’t replace the teacher2020-10-30T00:00:00Z2018-10-30T00:00:00Z2018-10-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/25257TID:202240410porMatos, Luís Filipe Araújo deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:49:11Zoai:ria.ua.pt:10773/25257Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:58:37.724169Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Guia de construção manual de palhetas de oboé para alunos, professores, amadores e profissionais da música
title Guia de construção manual de palhetas de oboé para alunos, professores, amadores e profissionais da música
spellingShingle Guia de construção manual de palhetas de oboé para alunos, professores, amadores e profissionais da música
Matos, Luís Filipe Araújo de
Oboé
Construção de palhetas
Ferramenta didática
Material pedagógico
Autonomia
title_short Guia de construção manual de palhetas de oboé para alunos, professores, amadores e profissionais da música
title_full Guia de construção manual de palhetas de oboé para alunos, professores, amadores e profissionais da música
title_fullStr Guia de construção manual de palhetas de oboé para alunos, professores, amadores e profissionais da música
title_full_unstemmed Guia de construção manual de palhetas de oboé para alunos, professores, amadores e profissionais da música
title_sort Guia de construção manual de palhetas de oboé para alunos, professores, amadores e profissionais da música
author Matos, Luís Filipe Araújo de
author_facet Matos, Luís Filipe Araújo de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Matos, Luís Filipe Araújo de
dc.subject.por.fl_str_mv Oboé
Construção de palhetas
Ferramenta didática
Material pedagógico
Autonomia
topic Oboé
Construção de palhetas
Ferramenta didática
Material pedagógico
Autonomia
description Dada a inexistência de documentação, escrita em Língua Portuguesa, direcionada para o ensino da construção de palhetas, a pedagogia deste tema tem sido realizada, essencialmente, de forma oral, através dos métodos demonstrativo, expositivo e imitativo. De forma a criar uma alternativa viável, que permita uma sistematização das metodologias, foi pensada a elaboração de um guia de construção manual de palhetas duplas de oboé. O presente projeto tem como objetivos gerais entender diferentes metodologias de ensino da construção de palhetas de oboé e a redação de um guia de construção manual de palhetas de oboé. De uma outra perspetiva, o estudo procura comprovar a necessidade/pertinência de um documento escrito, em Língua Portuguesa, demonstrando uma série de metodologias para a construção de palhetas, e a verificar uma possível marginalização do ensino de oboé, em Portugal. Para a realização deste projeto, foi concretizada uma pesquisa bibliográfica, para fundamentação teórica e para a compreensão de metodologias de construção de palhetas. Foram, também, elaborados inquéritos gerais a alunos e professores para estudar o ensino da construção de palhetas, em Portugal e a pertinência/necessidade da existência de um guia de construção manual de palhetas de oboé, escrito em Língua Portuguesa. Seguiu-se a redação e elaboração do guia, resultado de uma compilação de metodologias para cada fase do processamento. A implementação do projeto foi realizada sob a forma de um workshop, em que se pretendia testar o guia, verificando a sua eficácia. Foram, ainda, realizados dois inquéritos, a serem respondidos pelos participantes do workshop, de forma a perceber a eficácia do documento. Os resultados desta investigação permitem aferir a grande diversidade de metodologias bem como de modelos/escolas de construção de palhetas. Pelos dados recolhidos em inquéritos, foi fundamentada a falta de tempo letivo dedicado ao ensino da construção de palhetas e a falta de material didático e suporte pedagógico para o mesmo efeito. Foi ainda possível verificar de uma perspetiva quantitativa que o guia de construção manual de palhetas é viável para auxiliar a pedagogia deste tema, não substituindo, contudo, o professor
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-30T00:00:00Z
2018-10-30
2020-10-30T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/25257
TID:202240410
url http://hdl.handle.net/10773/25257
identifier_str_mv TID:202240410
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137640366211072