“A Marcha é Linda!”: A música como meio de (re)construção das relações com o território

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Ana Luísa Rede Costa de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/6832
Resumo: Relatório de estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para a obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º e 2.º ciclo do Ensino Básico
id RCAP_9a809ec0c8bea48ef8636e77c2075635
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/6832
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling “A Marcha é Linda!”: A música como meio de (re)construção das relações com o territórioTerritórioMúsicaMarchas popularesMeio localTerritoryMusicPopular marchesLocal environmentRelatório de estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para a obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º e 2.º ciclo do Ensino BásicoO presente relatório surge no âmbito da Unidade Curricular da Prática de Ensino Supervisionada II, na Escola Superior de Educação de Lisboa e tem como objetivo a obtenção do grau de mestre em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico. Neste documento é apresentada a descrição da prática docente numa turma do 3.º ano do 1.º CEB, em que os objetivos gerais incluíam o desenvolvimento por parte dos alunos (i) da sua participação ativa no processo pedagógico; (ii) da sua expressão oral, bem como (iii) da explicitação de conhecimento, oralmente e por escrito. Assim, a partir da definição dos objetivos gerais, elaborou-se a seguinte problemática geral: que estratégias implementar para desenvolver a comunicação dos alunos no processo pedagógico?. Para dar resposta à problemática apresentada, foram realizadas um conjunto de atividades, bem como implementado um estudo que inclui as áreas disciplinares de Estudo do Meio e Expressão Musical. Este estudo, apresentado neste relatório, propõe-se, portanto, a perceber qual o contributo da música, não só para desenvolver capacidades comunicativas, como também para compreender de que forma é que esta poderá servir de meio para conhecer um território. E, tendo em consideração que a escola se encontra em Lisboa, a música popular, mais especificamente as marchas populares, foi o género musical escolhido para reconhecer o meio local. A análise da implementação das atividades que integraram no estudo, entre elas a composição musical, a análise de letras de canções, bem como a elaboração de um espetáculo final permitiu concluir que as mesmas concorrem, de forma positiva, para o desenvolvimento de competências transversais, importantes para o desenvolvimento do seu ensino e aprendizagem. Assim, este relatório apresenta um breve enquadramento teórico onde são definidos alguns conceitos relacionados com território, meio local, música e marchas populares, bem como a justificação da pertinência do estudo e das atividades e recursos que nele estão incluídas. Por fim, os resultados também são apresentados e, estes irão confirmar o importante contributo que a música pode dar para o reconhecimento do território. Terminar-se-á o presente relatório com as considerações finais, onde é realizada uma pequena reflexão sobre o percurso na unidade curricular PES II.ABSTRACT This report comes in the Curricular Unit of the Supervisioned Teaching Practice II scope, in Escola Superior de Educação of Lisbon, and has the purpose to obtain the master’s degree in Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico. In this document it is presented the description of the teacher’s practice in the 3rd year class of 1st CEB, where the general objectives included the development of the students (i) on their active participation in the pedagogical process; (ii) their oral expression, as well as (iii) their explicit knowledge explanation, orally and in writing. Therefore, from the definition of the general objectives, is has been developed the following question: which strategies implement to develop the student’s communication in the pedagogical process?. To give an answer to the presented matter, a set of activities have been done, as well as a study which included the disciplinary areas of Science (Estudo do Meio) and Music (Expressão Musical). This study, presented in this report, is therefore proposed to understand which is the musical contribute, not just to develop communication abilities, as well as to understand in which way this may serve as a mean to cognize a territory. Furthermore, having in consideration that the school is placed in Lisbon, the popular music, more specifically the popular marches, was the musical genre chosen to recognize the local environment. The review of the activities implementation that integrated the study, between them the musical composition, the comprehension of the song lyrics, as well as the elaboration of the final show has permitted to conclude that those have concur, in a positive way, to the development of transversal skills, great to their teaching and learning process. Thereby, this report presents a brief theoretical framing where some of the concepts related with the territory, environment, music and popular marches are defined, as well as the reason of the study relevance, as much as the activities and resources included in it. Ultimately, the results are also presented and are going to confirm the important contribute that music can give to the territory recognition. This report will end with the final considerations, where it’s placed a small reflection about the journey in curricular unit PES II.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de LisboaHortas, Maria JoãoArez, AbelRCIPLCastro, Ana Luísa Rede Costa de2017-02-21T10:12:17Z2016-12-222016-12-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/6832TID:201608693porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:52:03Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/6832Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:15:54.435468Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv “A Marcha é Linda!”: A música como meio de (re)construção das relações com o território
title “A Marcha é Linda!”: A música como meio de (re)construção das relações com o território
spellingShingle “A Marcha é Linda!”: A música como meio de (re)construção das relações com o território
Castro, Ana Luísa Rede Costa de
Território
Música
Marchas populares
Meio local
Territory
Music
Popular marches
Local environment
title_short “A Marcha é Linda!”: A música como meio de (re)construção das relações com o território
title_full “A Marcha é Linda!”: A música como meio de (re)construção das relações com o território
title_fullStr “A Marcha é Linda!”: A música como meio de (re)construção das relações com o território
title_full_unstemmed “A Marcha é Linda!”: A música como meio de (re)construção das relações com o território
title_sort “A Marcha é Linda!”: A música como meio de (re)construção das relações com o território
author Castro, Ana Luísa Rede Costa de
author_facet Castro, Ana Luísa Rede Costa de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Hortas, Maria João
Arez, Abel
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Castro, Ana Luísa Rede Costa de
dc.subject.por.fl_str_mv Território
Música
Marchas populares
Meio local
Territory
Music
Popular marches
Local environment
topic Território
Música
Marchas populares
Meio local
Territory
Music
Popular marches
Local environment
description Relatório de estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para a obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º e 2.º ciclo do Ensino Básico
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-22
2016-12-22T00:00:00Z
2017-02-21T10:12:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/6832
TID:201608693
url http://hdl.handle.net/10400.21/6832
identifier_str_mv TID:201608693
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133418147020800