Sensibilizar para a diversidade: valorizar a língua das crianças ciganas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/19070 |
Resumo: | Observamos ao nosso redor, cada vez mais, uma enorme diversidade de línguas e culturas que se cruzam diariamente, fruto do mundo globalizado em que vivemos. Consequentemente, também nas escolas está patente a diversidade, sendo imprescindível a adoção de novas estratégias educativas. Assim, as abordagens plurais das línguas e culturas, nomeadamente a sensibilização à diversidade linguística, têm ganho progressivamente mais significado, sendo um contributo para a consciencialização plurilingue e metalinguística e para a promoção de atitudes positivas e de respeito pelo Outro. Em consonância com esta realidade, o principal objetivo deste estudo é compreender de que forma poderá o/a educador/a sensibilizar para a(s) língua(s) das crianças falantes de outras línguas, para além do português, particularmente das crianças ciganas, contribuindo para a sua valorização. Para tal, foi desenvolvido um projeto de intervenção-investigação, com crianças ciganas e não ciganas, intitulado Eu, Tu e o Chico, posto em prática em contexto de educação pré-escolar. Este projeto adotou uma metodologia de investigação qualitativa com características de investigação-ação, tendo sido utilizados diversos instrumentos e técnicas de recolha de dados como a observação direta, notas de campo, registos audiovisuais, fichas de identificação de letras e um jogo. Após concretizada a análise dos dados recolhidos, concluímos que através de várias atividades com o caló e o português, nomeadamente atividades de comparação entre as duas línguas, proporcionámos o re(conhecimento) do caló e a valorização da identidade linguística e cultural de todas as crianças, assim como o desenvolvimento de atitudes positivas e de abertura à diferença linguística e cultural. |
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Sensibilizar para a diversidade: valorizar a língua das crianças ciganasDiversidade linguísticaMinorias linguísticasPluralismo culturalEducação interculturalDesenvolvimento dos currículosEducação das crianças - CiganosObservamos ao nosso redor, cada vez mais, uma enorme diversidade de línguas e culturas que se cruzam diariamente, fruto do mundo globalizado em que vivemos. Consequentemente, também nas escolas está patente a diversidade, sendo imprescindível a adoção de novas estratégias educativas. Assim, as abordagens plurais das línguas e culturas, nomeadamente a sensibilização à diversidade linguística, têm ganho progressivamente mais significado, sendo um contributo para a consciencialização plurilingue e metalinguística e para a promoção de atitudes positivas e de respeito pelo Outro. Em consonância com esta realidade, o principal objetivo deste estudo é compreender de que forma poderá o/a educador/a sensibilizar para a(s) língua(s) das crianças falantes de outras línguas, para além do português, particularmente das crianças ciganas, contribuindo para a sua valorização. Para tal, foi desenvolvido um projeto de intervenção-investigação, com crianças ciganas e não ciganas, intitulado Eu, Tu e o Chico, posto em prática em contexto de educação pré-escolar. Este projeto adotou uma metodologia de investigação qualitativa com características de investigação-ação, tendo sido utilizados diversos instrumentos e técnicas de recolha de dados como a observação direta, notas de campo, registos audiovisuais, fichas de identificação de letras e um jogo. Após concretizada a análise dos dados recolhidos, concluímos que através de várias atividades com o caló e o português, nomeadamente atividades de comparação entre as duas línguas, proporcionámos o re(conhecimento) do caló e a valorização da identidade linguística e cultural de todas as crianças, assim como o desenvolvimento de atitudes positivas e de abertura à diferença linguística e cultural.An ever-increasing diversity of languages and cultures surrounds us. They interact on a daily basis, a consequence of the globalized world we live in. Consequently, this diversity is present in schools, requiring the employment of new educational strategies. Thus, the approaches of languages and cultures, namely the language diversity awareness, have been becoming more and more meaningful. These approaches contribute to raising plurilingual and metalinguistic awareness and to promoting positive and respect-each-other attitudes. In consonance with this reality, the main objective of this study is to understand the ways in which a teacher may raise children’s awareness towards speakers of languages other than Portuguese, in particular gypsy children, contributing to their appreciation. To this end, a project of intervention-investigation with gypsy and non-gypsy children was developed. The project was named Eu, Tu e o Chico (in English, I, You and Chico) and was applied in the context of pre-school education. In this project, we adopted a methodology consisting of qualitative investigation, with research-action characteristics. Several instruments and data collection techniques were used, including direct observation, field notes, audiovisual recording, letter identification cards and a game. After the analysis of the collected data, we concluded that, through several activities with the caló language and Portuguese, including the contrast between both languages, we taught the children to recognize the caló language, to recognize the value of all children’s language and cultural identity, and to develop a positive attitude and be more open to cultural and language differences.Universidade de Aveiro2017-11-30T10:19:53Z2016-01-01T00:00:00Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/19070TID:201578654porDinis, Joana Filipa Nunesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:36:56Zoai:ria.ua.pt:10773/19070Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:53:52.927371Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Observamos ao nosso redor, cada vez mais, uma enorme diversidade de línguas e culturas que se cruzam diariamente, fruto do mundo globalizado em que vivemos. Consequentemente, também nas escolas está patente a diversidade, sendo imprescindível a adoção de novas estratégias educativas. Assim, as abordagens plurais das línguas e culturas, nomeadamente a sensibilização à diversidade linguística, têm ganho progressivamente mais significado, sendo um contributo para a consciencialização plurilingue e metalinguística e para a promoção de atitudes positivas e de respeito pelo Outro. Em consonância com esta realidade, o principal objetivo deste estudo é compreender de que forma poderá o/a educador/a sensibilizar para a(s) língua(s) das crianças falantes de outras línguas, para além do português, particularmente das crianças ciganas, contribuindo para a sua valorização. Para tal, foi desenvolvido um projeto de intervenção-investigação, com crianças ciganas e não ciganas, intitulado Eu, Tu e o Chico, posto em prática em contexto de educação pré-escolar. Este projeto adotou uma metodologia de investigação qualitativa com características de investigação-ação, tendo sido utilizados diversos instrumentos e técnicas de recolha de dados como a observação direta, notas de campo, registos audiovisuais, fichas de identificação de letras e um jogo. Após concretizada a análise dos dados recolhidos, concluímos que através de várias atividades com o caló e o português, nomeadamente atividades de comparação entre as duas línguas, proporcionámos o re(conhecimento) do caló e a valorização da identidade linguística e cultural de todas as crianças, assim como o desenvolvimento de atitudes positivas e de abertura à diferença linguística e cultural. |
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