Envolvimento escolar parental na perspetiva de pais de adolescentes : um estudo exploratório
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/24557 |
Resumo: | Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2014 |
id |
RCAP_9aab5afa5e7839d4cce5c2d0be9eb8d9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/24557 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Envolvimento escolar parental na perspetiva de pais de adolescentes : um estudo exploratórioEnvolvimento parental - escolaFamília e escolaAdolescência - PortugalTeses de mestrado - 2014Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2014Particularmente, na adolescência, face às mudanças, não apenas biológicas mas também cognitivas e emocionais, o envolvimento escolar parental é essencial para o desenvolvimento e educação dos filhos. A investigação tem apresentado repetidas associações significativas entre um maior envolvimento por parte dos pais e uma consequente diminuição significativa dos problemas de comportamento, apresentando benefícios ao nível da aprendizagem, desempenho escolar, autoestima e desenvolvimento de competências socioemocionais. Tendo em conta a escassez de estudos empíricos sobre envolvimento escolar parental na adolescência, bem como a falta de consenso na literatura sobre a sua definição, realizámos um estudo exploratório de natureza qualitativa com o objetivo de compreender a perspetiva dos pais relativamente a significações de envolvimento escolar parental, os seus benefícios e os fatores que o facilitam ou dificultam. Para a concretização de tal objetivo, foram efetuadas entrevistas semiestruturadas a uma amostra de conveniência de 12 pais (seis mães e seis pais). A análise qualitativa dos dados – análise temática – revelou que, na perspetiva dos pais: a operacionalização de envolvimento escolar parental se encontra mais associada a práticas de envolvimento em casa do que a práticas de envolvimento na escola; são imprescindíveis determinadas condições no contexto familiar para existir envolvimento escolar parental (e.g. transmissão de valores, disponibilidade, suporte e diálogo); o envolvimento escolar parental tem como principais funções o controlo e o suporte emocional, e beneficia os filhos sobretudo ao nível do desenvolvimento socioemocional; a valorização e a desvalorização do envolvimento parental, tanto no contexto escolar como no contexto familiar, são fatores mais relevantes para um maior/menor envolvimento. Por fim, identificaram-se algumas das limitações do presente estudo, foram sugeridas pistas para novas investigações e refletiu-se sobre possíveis implicações ao nível da intervenção.Particularly in adolescence, face the changes, not only biological but also cognitive and emotional, parental school involvement is essential to the development and education of children. Research repeatedly shown significant associations between greater involvement by parents and a consequent significant decrease in behavior problems, with benefits in terms of learning, academic performance, self-esteem and development of social and emotional skills. Given the paucity of empirical studies on parental school involvement during adolescence studies, as well as the lack of consensus about its definition, we conducted an exploratory qualitative nature study aiming to understand the perspective of the parent’s meanings of parental school involvement, its benefits and the factors that facilitate or hinder their involvement. For achieving this goal, semistructured interviews were conducted with a convenience sample of 12 parents (six mothers and six fathers). Qualitative data analysis - thematic analysis - revealed that, from the perspective of parents: the operationalization of parental school involvement is associated with more practices of involvement at home than the in school context; certain conditions are indispensable in the home environment to allow parental school involvement (eg transmission of values, availability, support and dialogue); parental school involvement plays roles of control and emotional support, and especially to benefit the children's socioemotional development; appreciation and depreciation of parental involvement, both in school context as within the family, are more important factors to a greater / lesser involvement. Finally, we identified some of the limitations of this study, clues for further research were suggested and we discuss about possible implications for intervention.Pinto, Alexandra Marques, 1963-Repositório da Universidade de LisboaMartins, Sílvia de Santa Bárbara Narciso2016-08-10T12:43:19Z20142014-10-272014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/24557TID:201226600porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:13:29Zoai:repositorio.ul.pt:10451/24557Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:41:39.633519Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Envolvimento escolar parental na perspetiva de pais de adolescentes : um estudo exploratório |
title |
Envolvimento escolar parental na perspetiva de pais de adolescentes : um estudo exploratório |
spellingShingle |
Envolvimento escolar parental na perspetiva de pais de adolescentes : um estudo exploratório Martins, Sílvia de Santa Bárbara Narciso Envolvimento parental - escola Família e escola Adolescência - Portugal Teses de mestrado - 2014 |
title_short |
Envolvimento escolar parental na perspetiva de pais de adolescentes : um estudo exploratório |
title_full |
Envolvimento escolar parental na perspetiva de pais de adolescentes : um estudo exploratório |
title_fullStr |
Envolvimento escolar parental na perspetiva de pais de adolescentes : um estudo exploratório |
title_full_unstemmed |
Envolvimento escolar parental na perspetiva de pais de adolescentes : um estudo exploratório |
title_sort |
Envolvimento escolar parental na perspetiva de pais de adolescentes : um estudo exploratório |
author |
Martins, Sílvia de Santa Bárbara Narciso |
author_facet |
Martins, Sílvia de Santa Bárbara Narciso |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pinto, Alexandra Marques, 1963- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Sílvia de Santa Bárbara Narciso |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Envolvimento parental - escola Família e escola Adolescência - Portugal Teses de mestrado - 2014 |
topic |
Envolvimento parental - escola Família e escola Adolescência - Portugal Teses de mestrado - 2014 |
description |
Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2014 |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2014-10-27 2014-01-01T00:00:00Z 2016-08-10T12:43:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/24557 TID:201226600 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/24557 |
identifier_str_mv |
TID:201226600 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134327853809664 |