Campos de quais experiências? Diálogos entre educação infantil e arte educação a partir de uma leitura crítica da Base Nacional Comum Curricular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cintra, Ana Helena Rizzi
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-15022023-174422/
Resumo: A Base Nacional Comum Curricular de 2017, propondo currículos organizados em campos de experiências para a Educação Infantil, trouxe consigo a necessidade de se definir o termo campo de experiência e de revisitarmos o próprio conceito de experiência, aprofundando sua compreensão, com vistas a contribuir para entendimentos que nos tragam repertório teórico realmente válido para a Educação Infantil, que se distingue de outros segmentos da Educação Básica. Neste sentido, o presente estudo se dedicou a dissertar sobre a presença integral da criança nas suas experiências, e a investigar a dimensão cognitiva das experiências nos primeiros anos de vida, bem como seu caráter profundamente estético. Para tanto, apresenta e dialoga com relatos de experiências pessoais de infância e da atuação profissional da autora, bem como com autores como John Dewey, Herbert Read, Silvano Arieti, Anton Ehrenzweig, Ana Mae Barbosa, entre outros, para que se torne cada vez mais nítida a imagem de uma Educação Infantil que escuta as crianças e valoriza suas experiências
id USP_dbbb0e3f136be65263922992b4531f88
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-15022023-174422
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Campos de quais experiências? Diálogos entre educação infantil e arte educação a partir de uma leitura crítica da Base Nacional Comum CurricularFields of which experiences? Dialogues between Early Childhood Education and Art Education from a critical approach to the Brazilian National \"Common Core\" CurriculumAesthetic educationAestheticsArt educationArte educaçãoBase Nacional Comum CurricularCampos de experiênciasEarly childhood educationEducação estéticaEducação InfantilEstéticaExperienceExperiênciaFields of ExperienceFormação de professoresNational common core curriculumPsicologia da artePsychology of artTeacher trainingA Base Nacional Comum Curricular de 2017, propondo currículos organizados em campos de experiências para a Educação Infantil, trouxe consigo a necessidade de se definir o termo campo de experiência e de revisitarmos o próprio conceito de experiência, aprofundando sua compreensão, com vistas a contribuir para entendimentos que nos tragam repertório teórico realmente válido para a Educação Infantil, que se distingue de outros segmentos da Educação Básica. Neste sentido, o presente estudo se dedicou a dissertar sobre a presença integral da criança nas suas experiências, e a investigar a dimensão cognitiva das experiências nos primeiros anos de vida, bem como seu caráter profundamente estético. Para tanto, apresenta e dialoga com relatos de experiências pessoais de infância e da atuação profissional da autora, bem como com autores como John Dewey, Herbert Read, Silvano Arieti, Anton Ehrenzweig, Ana Mae Barbosa, entre outros, para que se torne cada vez mais nítida a imagem de uma Educação Infantil que escuta as crianças e valoriza suas experiênciasThe 2017 Brazilian national common core curriculum, when proposing fields of experience as a way of organizing Early Childhood Education, brought up the need to define the term field of experience itself and revisit the very concept of experience, deepening its understanding, contributing to bring up theoretical repertoire that can be effectively valid for Early Childhood Education, wich differs from other educational levels. The present study, therefore, aims to discuss the integral presence of children in their own experiences, and to investigate the cognitive dimension of the experiences of the first years of life, as well as their profoundly aesthetic character. It presents and dialogues with reports of the author´s personal and professional performance, as well as with authors such as John Dewey, Herbert Read, Silvano Arieti, Anton Ehrenzweig, Ana Mae Barbosa, among others, so that it becomes increasingly clearer the image of an Early Childhood Education that listens to children and values their experiencesBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPPaula, Fraulein Vidigal deCintra, Ana Helena Rizzi2022-12-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-15022023-174422/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-03-17T14:22:36Zoai:teses.usp.br:tde-15022023-174422Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-03-17T14:22:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Campos de quais experiências? Diálogos entre educação infantil e arte educação a partir de uma leitura crítica da Base Nacional Comum Curricular
Fields of which experiences? Dialogues between Early Childhood Education and Art Education from a critical approach to the Brazilian National \"Common Core\" Curriculum
title Campos de quais experiências? Diálogos entre educação infantil e arte educação a partir de uma leitura crítica da Base Nacional Comum Curricular
spellingShingle Campos de quais experiências? Diálogos entre educação infantil e arte educação a partir de uma leitura crítica da Base Nacional Comum Curricular
Cintra, Ana Helena Rizzi
Aesthetic education
Aesthetics
Art education
Arte educação
Base Nacional Comum Curricular
Campos de experiências
Early childhood education
Educação estética
Educação Infantil
Estética
Experience
Experiência
Fields of Experience
Formação de professores
National common core curriculum
Psicologia da arte
Psychology of art
Teacher training
title_short Campos de quais experiências? Diálogos entre educação infantil e arte educação a partir de uma leitura crítica da Base Nacional Comum Curricular
title_full Campos de quais experiências? Diálogos entre educação infantil e arte educação a partir de uma leitura crítica da Base Nacional Comum Curricular
title_fullStr Campos de quais experiências? Diálogos entre educação infantil e arte educação a partir de uma leitura crítica da Base Nacional Comum Curricular
title_full_unstemmed Campos de quais experiências? Diálogos entre educação infantil e arte educação a partir de uma leitura crítica da Base Nacional Comum Curricular
title_sort Campos de quais experiências? Diálogos entre educação infantil e arte educação a partir de uma leitura crítica da Base Nacional Comum Curricular
author Cintra, Ana Helena Rizzi
author_facet Cintra, Ana Helena Rizzi
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Paula, Fraulein Vidigal de
dc.contributor.author.fl_str_mv Cintra, Ana Helena Rizzi
dc.subject.por.fl_str_mv Aesthetic education
Aesthetics
Art education
Arte educação
Base Nacional Comum Curricular
Campos de experiências
Early childhood education
Educação estética
Educação Infantil
Estética
Experience
Experiência
Fields of Experience
Formação de professores
National common core curriculum
Psicologia da arte
Psychology of art
Teacher training
topic Aesthetic education
Aesthetics
Art education
Arte educação
Base Nacional Comum Curricular
Campos de experiências
Early childhood education
Educação estética
Educação Infantil
Estética
Experience
Experiência
Fields of Experience
Formação de professores
National common core curriculum
Psicologia da arte
Psychology of art
Teacher training
description A Base Nacional Comum Curricular de 2017, propondo currículos organizados em campos de experiências para a Educação Infantil, trouxe consigo a necessidade de se definir o termo campo de experiência e de revisitarmos o próprio conceito de experiência, aprofundando sua compreensão, com vistas a contribuir para entendimentos que nos tragam repertório teórico realmente válido para a Educação Infantil, que se distingue de outros segmentos da Educação Básica. Neste sentido, o presente estudo se dedicou a dissertar sobre a presença integral da criança nas suas experiências, e a investigar a dimensão cognitiva das experiências nos primeiros anos de vida, bem como seu caráter profundamente estético. Para tanto, apresenta e dialoga com relatos de experiências pessoais de infância e da atuação profissional da autora, bem como com autores como John Dewey, Herbert Read, Silvano Arieti, Anton Ehrenzweig, Ana Mae Barbosa, entre outros, para que se torne cada vez mais nítida a imagem de uma Educação Infantil que escuta as crianças e valoriza suas experiências
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-15022023-174422/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-15022023-174422/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256985010962432