Campos de quais experiências? Diálogos entre educação infantil e arte educação a partir de uma leitura crítica da Base Nacional Comum Curricular
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-15022023-174422/ |
Resumo: | A Base Nacional Comum Curricular de 2017, propondo currículos organizados em campos de experiências para a Educação Infantil, trouxe consigo a necessidade de se definir o termo campo de experiência e de revisitarmos o próprio conceito de experiência, aprofundando sua compreensão, com vistas a contribuir para entendimentos que nos tragam repertório teórico realmente válido para a Educação Infantil, que se distingue de outros segmentos da Educação Básica. Neste sentido, o presente estudo se dedicou a dissertar sobre a presença integral da criança nas suas experiências, e a investigar a dimensão cognitiva das experiências nos primeiros anos de vida, bem como seu caráter profundamente estético. Para tanto, apresenta e dialoga com relatos de experiências pessoais de infância e da atuação profissional da autora, bem como com autores como John Dewey, Herbert Read, Silvano Arieti, Anton Ehrenzweig, Ana Mae Barbosa, entre outros, para que se torne cada vez mais nítida a imagem de uma Educação Infantil que escuta as crianças e valoriza suas experiências |
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Campos de quais experiências? Diálogos entre educação infantil e arte educação a partir de uma leitura crítica da Base Nacional Comum CurricularFields of which experiences? Dialogues between Early Childhood Education and Art Education from a critical approach to the Brazilian National \"Common Core\" CurriculumAesthetic educationAestheticsArt educationArte educaçãoBase Nacional Comum CurricularCampos de experiênciasEarly childhood educationEducação estéticaEducação InfantilEstéticaExperienceExperiênciaFields of ExperienceFormação de professoresNational common core curriculumPsicologia da artePsychology of artTeacher trainingA Base Nacional Comum Curricular de 2017, propondo currículos organizados em campos de experiências para a Educação Infantil, trouxe consigo a necessidade de se definir o termo campo de experiência e de revisitarmos o próprio conceito de experiência, aprofundando sua compreensão, com vistas a contribuir para entendimentos que nos tragam repertório teórico realmente válido para a Educação Infantil, que se distingue de outros segmentos da Educação Básica. Neste sentido, o presente estudo se dedicou a dissertar sobre a presença integral da criança nas suas experiências, e a investigar a dimensão cognitiva das experiências nos primeiros anos de vida, bem como seu caráter profundamente estético. Para tanto, apresenta e dialoga com relatos de experiências pessoais de infância e da atuação profissional da autora, bem como com autores como John Dewey, Herbert Read, Silvano Arieti, Anton Ehrenzweig, Ana Mae Barbosa, entre outros, para que se torne cada vez mais nítida a imagem de uma Educação Infantil que escuta as crianças e valoriza suas experiênciasThe 2017 Brazilian national common core curriculum, when proposing fields of experience as a way of organizing Early Childhood Education, brought up the need to define the term field of experience itself and revisit the very concept of experience, deepening its understanding, contributing to bring up theoretical repertoire that can be effectively valid for Early Childhood Education, wich differs from other educational levels. The present study, therefore, aims to discuss the integral presence of children in their own experiences, and to investigate the cognitive dimension of the experiences of the first years of life, as well as their profoundly aesthetic character. It presents and dialogues with reports of the author´s personal and professional performance, as well as with authors such as John Dewey, Herbert Read, Silvano Arieti, Anton Ehrenzweig, Ana Mae Barbosa, among others, so that it becomes increasingly clearer the image of an Early Childhood Education that listens to children and values their experiencesBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPPaula, Fraulein Vidigal deCintra, Ana Helena Rizzi2022-12-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-15022023-174422/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-03-17T14:22:36Zoai:teses.usp.br:tde-15022023-174422Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-03-17T14:22:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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