Experiências de estudantes-treinadores em Educação Física: Uma perspetiva biográfica de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Milan,Fabrício João
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Das Neves Salles,William, Zeilmann Brasil,Vinicius, de Andrade Rodrigues,Heitor, Vieira do Nascimento,Juarez, Milistetd,Michel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872022000200012
Resumo: Resumo O objetivo deste artigo é analisar as biografias de estudantes-treinadores matriculados na disciplina de Estágio Curricular Supervisionado (ECS) em Treino Desportivo de um curso de Educação Física. Para atingir esse objetivo, optou-se por realizar entrevistas semiestruturadas com nove estudantes-treinadores do curso de Educação Física de uma instituição de ensino superior pública, utilizando como base a teoria de aprendizagem ao longo da vida de Peter Jarvis (2009b). Os resultados indicaram a necessidade de se considerar as distintas experiências de vida dos estudantes-treinadores durante o ECS. Ao se compreender a trajetória pessoal e desportiva dos estudantes, o ECS pode ser estruturado de modo a respeitar as expectativas de cada estudante, estimulando sua participação ativa durante este importante momento formativo.
id RCAP_9ac9fcb91e775db83e595c963ea48c41
oai_identifier_str oai:scielo:S0871-91872022000200012
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Experiências de estudantes-treinadores em Educação Física: Uma perspetiva biográfica de aprendizagemBiografiaEstudantesEducação física e treinoEstágiosResumo O objetivo deste artigo é analisar as biografias de estudantes-treinadores matriculados na disciplina de Estágio Curricular Supervisionado (ECS) em Treino Desportivo de um curso de Educação Física. Para atingir esse objetivo, optou-se por realizar entrevistas semiestruturadas com nove estudantes-treinadores do curso de Educação Física de uma instituição de ensino superior pública, utilizando como base a teoria de aprendizagem ao longo da vida de Peter Jarvis (2009b). Os resultados indicaram a necessidade de se considerar as distintas experiências de vida dos estudantes-treinadores durante o ECS. Ao se compreender a trajetória pessoal e desportiva dos estudantes, o ECS pode ser estruturado de modo a respeitar as expectativas de cada estudante, estimulando sua participação ativa durante este importante momento formativo.Centro de Investigação em Educação. Instituto de Educação da Universidade do Minho2022-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872022000200012Revista Portuguesa de Educação v.35 n.2 2022reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872022000200012Milan,Fabrício JoãoDas Neves Salles,WilliamZeilmann Brasil,Viniciusde Andrade Rodrigues,HeitorVieira do Nascimento,JuarezMilistetd,Michelinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:04:13Zoai:scielo:S0871-91872022000200012Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:18:32.771925Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Experiências de estudantes-treinadores em Educação Física: Uma perspetiva biográfica de aprendizagem
title Experiências de estudantes-treinadores em Educação Física: Uma perspetiva biográfica de aprendizagem
spellingShingle Experiências de estudantes-treinadores em Educação Física: Uma perspetiva biográfica de aprendizagem
Milan,Fabrício João
Biografia
Estudantes
Educação física e treino
Estágios
title_short Experiências de estudantes-treinadores em Educação Física: Uma perspetiva biográfica de aprendizagem
title_full Experiências de estudantes-treinadores em Educação Física: Uma perspetiva biográfica de aprendizagem
title_fullStr Experiências de estudantes-treinadores em Educação Física: Uma perspetiva biográfica de aprendizagem
title_full_unstemmed Experiências de estudantes-treinadores em Educação Física: Uma perspetiva biográfica de aprendizagem
title_sort Experiências de estudantes-treinadores em Educação Física: Uma perspetiva biográfica de aprendizagem
author Milan,Fabrício João
author_facet Milan,Fabrício João
Das Neves Salles,William
Zeilmann Brasil,Vinicius
de Andrade Rodrigues,Heitor
Vieira do Nascimento,Juarez
Milistetd,Michel
author_role author
author2 Das Neves Salles,William
Zeilmann Brasil,Vinicius
de Andrade Rodrigues,Heitor
Vieira do Nascimento,Juarez
Milistetd,Michel
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Milan,Fabrício João
Das Neves Salles,William
Zeilmann Brasil,Vinicius
de Andrade Rodrigues,Heitor
Vieira do Nascimento,Juarez
Milistetd,Michel
dc.subject.por.fl_str_mv Biografia
Estudantes
Educação física e treino
Estágios
topic Biografia
Estudantes
Educação física e treino
Estágios
description Resumo O objetivo deste artigo é analisar as biografias de estudantes-treinadores matriculados na disciplina de Estágio Curricular Supervisionado (ECS) em Treino Desportivo de um curso de Educação Física. Para atingir esse objetivo, optou-se por realizar entrevistas semiestruturadas com nove estudantes-treinadores do curso de Educação Física de uma instituição de ensino superior pública, utilizando como base a teoria de aprendizagem ao longo da vida de Peter Jarvis (2009b). Os resultados indicaram a necessidade de se considerar as distintas experiências de vida dos estudantes-treinadores durante o ECS. Ao se compreender a trajetória pessoal e desportiva dos estudantes, o ECS pode ser estruturado de modo a respeitar as expectativas de cada estudante, estimulando sua participação ativa durante este importante momento formativo.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872022000200012
url http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872022000200012
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872022000200012
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Investigação em Educação. Instituto de Educação da Universidade do Minho
publisher.none.fl_str_mv Centro de Investigação em Educação. Instituto de Educação da Universidade do Minho
dc.source.none.fl_str_mv Revista Portuguesa de Educação v.35 n.2 2022
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137276313206784