Experiências de estudantes-treinadores em Educação Física: Uma perspetiva biográfica de aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872022000200012 |
Resumo: | Resumo O objetivo deste artigo é analisar as biografias de estudantes-treinadores matriculados na disciplina de Estágio Curricular Supervisionado (ECS) em Treino Desportivo de um curso de Educação Física. Para atingir esse objetivo, optou-se por realizar entrevistas semiestruturadas com nove estudantes-treinadores do curso de Educação Física de uma instituição de ensino superior pública, utilizando como base a teoria de aprendizagem ao longo da vida de Peter Jarvis (2009b). Os resultados indicaram a necessidade de se considerar as distintas experiências de vida dos estudantes-treinadores durante o ECS. Ao se compreender a trajetória pessoal e desportiva dos estudantes, o ECS pode ser estruturado de modo a respeitar as expectativas de cada estudante, estimulando sua participação ativa durante este importante momento formativo. |
id |
RCAP_9ac9fcb91e775db83e595c963ea48c41 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0871-91872022000200012 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Experiências de estudantes-treinadores em Educação Física: Uma perspetiva biográfica de aprendizagemBiografiaEstudantesEducação física e treinoEstágiosResumo O objetivo deste artigo é analisar as biografias de estudantes-treinadores matriculados na disciplina de Estágio Curricular Supervisionado (ECS) em Treino Desportivo de um curso de Educação Física. Para atingir esse objetivo, optou-se por realizar entrevistas semiestruturadas com nove estudantes-treinadores do curso de Educação Física de uma instituição de ensino superior pública, utilizando como base a teoria de aprendizagem ao longo da vida de Peter Jarvis (2009b). Os resultados indicaram a necessidade de se considerar as distintas experiências de vida dos estudantes-treinadores durante o ECS. Ao se compreender a trajetória pessoal e desportiva dos estudantes, o ECS pode ser estruturado de modo a respeitar as expectativas de cada estudante, estimulando sua participação ativa durante este importante momento formativo.Centro de Investigação em Educação. Instituto de Educação da Universidade do Minho2022-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872022000200012Revista Portuguesa de Educação v.35 n.2 2022reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872022000200012Milan,Fabrício JoãoDas Neves Salles,WilliamZeilmann Brasil,Viniciusde Andrade Rodrigues,HeitorVieira do Nascimento,JuarezMilistetd,Michelinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:04:13Zoai:scielo:S0871-91872022000200012Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:18:32.771925Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Experiências de estudantes-treinadores em Educação Física: Uma perspetiva biográfica de aprendizagem |
title |
Experiências de estudantes-treinadores em Educação Física: Uma perspetiva biográfica de aprendizagem |
spellingShingle |
Experiências de estudantes-treinadores em Educação Física: Uma perspetiva biográfica de aprendizagem Milan,Fabrício João Biografia Estudantes Educação física e treino Estágios |
title_short |
Experiências de estudantes-treinadores em Educação Física: Uma perspetiva biográfica de aprendizagem |
title_full |
Experiências de estudantes-treinadores em Educação Física: Uma perspetiva biográfica de aprendizagem |
title_fullStr |
Experiências de estudantes-treinadores em Educação Física: Uma perspetiva biográfica de aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Experiências de estudantes-treinadores em Educação Física: Uma perspetiva biográfica de aprendizagem |
title_sort |
Experiências de estudantes-treinadores em Educação Física: Uma perspetiva biográfica de aprendizagem |
author |
Milan,Fabrício João |
author_facet |
Milan,Fabrício João Das Neves Salles,William Zeilmann Brasil,Vinicius de Andrade Rodrigues,Heitor Vieira do Nascimento,Juarez Milistetd,Michel |
author_role |
author |
author2 |
Das Neves Salles,William Zeilmann Brasil,Vinicius de Andrade Rodrigues,Heitor Vieira do Nascimento,Juarez Milistetd,Michel |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Milan,Fabrício João Das Neves Salles,William Zeilmann Brasil,Vinicius de Andrade Rodrigues,Heitor Vieira do Nascimento,Juarez Milistetd,Michel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Biografia Estudantes Educação física e treino Estágios |
topic |
Biografia Estudantes Educação física e treino Estágios |
description |
Resumo O objetivo deste artigo é analisar as biografias de estudantes-treinadores matriculados na disciplina de Estágio Curricular Supervisionado (ECS) em Treino Desportivo de um curso de Educação Física. Para atingir esse objetivo, optou-se por realizar entrevistas semiestruturadas com nove estudantes-treinadores do curso de Educação Física de uma instituição de ensino superior pública, utilizando como base a teoria de aprendizagem ao longo da vida de Peter Jarvis (2009b). Os resultados indicaram a necessidade de se considerar as distintas experiências de vida dos estudantes-treinadores durante o ECS. Ao se compreender a trajetória pessoal e desportiva dos estudantes, o ECS pode ser estruturado de modo a respeitar as expectativas de cada estudante, estimulando sua participação ativa durante este importante momento formativo. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872022000200012 |
url |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872022000200012 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872022000200012 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Investigação em Educação. Instituto de Educação da Universidade do Minho |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Investigação em Educação. Instituto de Educação da Universidade do Minho |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Portuguesa de Educação v.35 n.2 2022 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137276313206784 |