Educar para a mediação em contexto escolar: um projeto de intervenção-investigação num agrupamento de escolas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/63704 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Mediação Educacional) |
id |
RCAP_9ad4f08b9716909ac345c425e5763ac2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/63704 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Educar para a mediação em contexto escolar: um projeto de intervenção-investigação num agrupamento de escolasEducate for school context mediation: a school cluster intervention-research projectDesenvolvimento social e humanoMediaçãoMediação socioeducativaMediationSocio-educational mediationSocial and human developmentCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Mediação Educacional)Neste resumo apresentamos dados relativos ao projeto “Educar para a Mediação em Contexto Escolar: Um projeto de intervenção/investigação num Agrupamento de Escolas”, no âmbito do Estágio Curricular, que corresponde ao 2ºano do Mestrado em Educação, na área de especialização de Mediação Educacional. Os objetivos situam-se no contexto da mediação socioeducativa e incluem: desenvolver competências pessoais e sociais nos alunos; construir espaços de mediação para e com os alunos em contexto escolar; realizar dinâmicas geradoras de mediação, comunicação e responsabilidade. O principal objetivo de investigação foi acompanhar os comportamentos dos alunos ao longo do projeto. Neste projeto, o paradigma crítico pareceu-nos o mais apropriado para atuar no contexto, nomeadamente através da Investigação-ação (IA). Foram utilizados instrumentos de recolha de dados que incluem as perspetivas tanto da investigadora como dos participantes, nomeadamente o diário de bordo, as notas de campo, a observação participante, os questionários e as entrevistas, os quais foram imprescindíveis para definir uma intervenção mais vantajosa e benéfica para o público alvo. Os resultados sugerem que este projeto contribuiu para o desenvolvimento dos alunos a nível pessoal e social, resultante das dinâmicas e atividades realizadas. A avaliação da intervenção foi realizada durante o decorrer da mesma, com o intuito de melhorar, reorientar e inovar de acordo com os aspetos e os objetivos do projeto. De um modo geral, obteve-se uma avaliação muito satisfatória tendo em conta todo o progresso, e desenvolvimento do público alvo, bem como o alcance dos objetivos previamente determinados. Este projeto torna-se ainda mais premente no contexto de ausência de tempo e espaço para a educação e sensibilização da Mediação em meio escolar.This report presents data related to the project “Educate for Mediation in School Context: A project of intervention/research in a Cluster of Schools”, within the Curricular Internship, which corresponds to the 2nd year of the Master in Education, in the area of specialization of Educational Mediation. The objectives are situated in the context of socio-educational mediation and include: Developing personal and social skills in students; build mediation spaces for and with students in the school context; develop dynamics that generate mediation, communication and responsibility. The main research objective is to track students’ behaviors throughout the project. In this project, the critical paradigm seemed to be the most appropriate one to act in the context, namely through Action Research. Data collection included the perspectives of both the researcher and the participants, namely the researcher's logbook, field notes, participant observation, questionnaires and interviews, all of which were necessary to define a more effective intervention. productive and beneficial to the target audience. Findings suggest that this project has contributed to the development of students at personal and social level, resulting from the dynamics and activities performed. The evaluation of the intervention was carried out throughout the course of the intervention in order to improve, refocus and innovate it in accordance with the project's objectives. Overall, the project led to a very satisfactory assessment, taking into account all the progressand development of the target audience, and the achievement of the predetermined objectives. This project becomes even more urgent in the context of the lack of time and space for mediation education and awareness in the school environment.Flores, Maria AssunçãoUniversidade do MinhoMota, Mariana da Silva Brito20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/63704por202352471info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-11T05:43:02Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/63704Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-11T05:43:02Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educar para a mediação em contexto escolar: um projeto de intervenção-investigação num agrupamento de escolas Educate for school context mediation: a school cluster intervention-research project |
title |
Educar para a mediação em contexto escolar: um projeto de intervenção-investigação num agrupamento de escolas |
spellingShingle |
Educar para a mediação em contexto escolar: um projeto de intervenção-investigação num agrupamento de escolas Mota, Mariana da Silva Brito Desenvolvimento social e humano Mediação Mediação socioeducativa Mediation Socio-educational mediation Social and human development Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Educar para a mediação em contexto escolar: um projeto de intervenção-investigação num agrupamento de escolas |
title_full |
Educar para a mediação em contexto escolar: um projeto de intervenção-investigação num agrupamento de escolas |
title_fullStr |
Educar para a mediação em contexto escolar: um projeto de intervenção-investigação num agrupamento de escolas |
title_full_unstemmed |
Educar para a mediação em contexto escolar: um projeto de intervenção-investigação num agrupamento de escolas |
title_sort |
Educar para a mediação em contexto escolar: um projeto de intervenção-investigação num agrupamento de escolas |
author |
Mota, Mariana da Silva Brito |
author_facet |
Mota, Mariana da Silva Brito |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Flores, Maria Assunção Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mota, Mariana da Silva Brito |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desenvolvimento social e humano Mediação Mediação socioeducativa Mediation Socio-educational mediation Social and human development Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Desenvolvimento social e humano Mediação Mediação socioeducativa Mediation Socio-educational mediation Social and human development Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Relatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Mediação Educacional) |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2019-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/63704 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/63704 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
202352471 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817544715069816832 |