Identidade materna e crenças sobre socialização étnica e educação multicultural na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Luísa Ramos
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/20665
Resumo: A socialização étnica refere-se ao processo de desenvolvimento pelo qual a criança adquire os comportamentos, perceções, valores e atitudes de um grupo étnico e passa a ver-se a si própria e aos outros como membros desse grupo. Consideramos que o conteúdo das crenças parentais sobre socialização étnica pode ajudar a estabelecer o papel da identidade étnica da mãe no conteúdo e estrutura das suas crenças sobre socialização étnica e educação das crianças de minorias étnicas que frequentam as escolas portuguesas. Neste estudo, apresentam-se os resultados de uma investigação com 68 mães cabo-verdianas, residentes em Portugal, com filhos a frequentar o 1.º Ciclo do Ensino Básico sobre as suas crenças sobre socialização étnica e educação. Num primeiro passo, caracteriza-se a identidade étnica das mães e os seus preditores para, num segundo passo, se identificar o conteúdo e a estrutura das suas crenças. Por último, estabelece-se a função diferenciadora da identidade étnica materna na estrutura e conteúdo das suas crenças sobre socialização étnica e educação dos filhos. Nas conclusões, discutimos as especificidades do processo de socialização das crianças de origem africana a residir em Portugal.
id RCAP_9ade30b1364f29b29cbb5a15d15c7fd1
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/20665
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Identidade materna e crenças sobre socialização étnica e educação multicultural na escolaSocialização étnicaCrençasIdentidade étnicaCriançasEthnic socializationBeliefsEthnic identifyChildrenA socialização étnica refere-se ao processo de desenvolvimento pelo qual a criança adquire os comportamentos, perceções, valores e atitudes de um grupo étnico e passa a ver-se a si própria e aos outros como membros desse grupo. Consideramos que o conteúdo das crenças parentais sobre socialização étnica pode ajudar a estabelecer o papel da identidade étnica da mãe no conteúdo e estrutura das suas crenças sobre socialização étnica e educação das crianças de minorias étnicas que frequentam as escolas portuguesas. Neste estudo, apresentam-se os resultados de uma investigação com 68 mães cabo-verdianas, residentes em Portugal, com filhos a frequentar o 1.º Ciclo do Ensino Básico sobre as suas crenças sobre socialização étnica e educação. Num primeiro passo, caracteriza-se a identidade étnica das mães e os seus preditores para, num segundo passo, se identificar o conteúdo e a estrutura das suas crenças. Por último, estabelece-se a função diferenciadora da identidade étnica materna na estrutura e conteúdo das suas crenças sobre socialização étnica e educação dos filhos. Nas conclusões, discutimos as especificidades do processo de socialização das crianças de origem africana a residir em Portugal.Ethnic socialization is the developmental process thereby children acquire behaviours, perceptions, values and attitudes of an ethnic group, and start to perceive themselves as members of that group. We propose that the content of the parental beliefs regarding ethnic socialization can help to established the role of the mothers’ ethnic identity in the structure and content of the socialization beliefs and education of their children who attend Portuguese schools. We report the result of a study with 68 mothers from Cabo Verde residents in Portugal, with children in the primary school regarding their beliefs about ethnic socialization and education. We first described the ethnic identity of mothers and their predictors, and subsequently identified the content and structure of their beliefs. Finally, we established the role of the mothers’ ethnic identity in the structure and content of the socialization beliefs and education of their children. We discuss the specificities of the socialization of children with African origin living in Portugal.Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de SetúbalRepositório ComumCarvalho, Luísa Ramos2018-01-24T15:46:23Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/20665por1647-3078info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:53:16Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/20665Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:09:09.555682Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Identidade materna e crenças sobre socialização étnica e educação multicultural na escola
title Identidade materna e crenças sobre socialização étnica e educação multicultural na escola
spellingShingle Identidade materna e crenças sobre socialização étnica e educação multicultural na escola
Carvalho, Luísa Ramos
Socialização étnica
Crenças
Identidade étnica
Crianças
Ethnic socialization
Beliefs
Ethnic identify
Children
title_short Identidade materna e crenças sobre socialização étnica e educação multicultural na escola
title_full Identidade materna e crenças sobre socialização étnica e educação multicultural na escola
title_fullStr Identidade materna e crenças sobre socialização étnica e educação multicultural na escola
title_full_unstemmed Identidade materna e crenças sobre socialização étnica e educação multicultural na escola
title_sort Identidade materna e crenças sobre socialização étnica e educação multicultural na escola
author Carvalho, Luísa Ramos
author_facet Carvalho, Luísa Ramos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Luísa Ramos
dc.subject.por.fl_str_mv Socialização étnica
Crenças
Identidade étnica
Crianças
Ethnic socialization
Beliefs
Ethnic identify
Children
topic Socialização étnica
Crenças
Identidade étnica
Crianças
Ethnic socialization
Beliefs
Ethnic identify
Children
description A socialização étnica refere-se ao processo de desenvolvimento pelo qual a criança adquire os comportamentos, perceções, valores e atitudes de um grupo étnico e passa a ver-se a si própria e aos outros como membros desse grupo. Consideramos que o conteúdo das crenças parentais sobre socialização étnica pode ajudar a estabelecer o papel da identidade étnica da mãe no conteúdo e estrutura das suas crenças sobre socialização étnica e educação das crianças de minorias étnicas que frequentam as escolas portuguesas. Neste estudo, apresentam-se os resultados de uma investigação com 68 mães cabo-verdianas, residentes em Portugal, com filhos a frequentar o 1.º Ciclo do Ensino Básico sobre as suas crenças sobre socialização étnica e educação. Num primeiro passo, caracteriza-se a identidade étnica das mães e os seus preditores para, num segundo passo, se identificar o conteúdo e a estrutura das suas crenças. Por último, estabelece-se a função diferenciadora da identidade étnica materna na estrutura e conteúdo das suas crenças sobre socialização étnica e educação dos filhos. Nas conclusões, discutimos as especificidades do processo de socialização das crianças de origem africana a residir em Portugal.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2017-01-01T00:00:00Z
2018-01-24T15:46:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/20665
url http://hdl.handle.net/10400.26/20665
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1647-3078
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Setúbal
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Setúbal
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135352126963712