Identidade materna e crenças sobre socialização étnica e educação multicultural na escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/20665 |
Resumo: | A socialização étnica refere-se ao processo de desenvolvimento pelo qual a criança adquire os comportamentos, perceções, valores e atitudes de um grupo étnico e passa a ver-se a si própria e aos outros como membros desse grupo. Consideramos que o conteúdo das crenças parentais sobre socialização étnica pode ajudar a estabelecer o papel da identidade étnica da mãe no conteúdo e estrutura das suas crenças sobre socialização étnica e educação das crianças de minorias étnicas que frequentam as escolas portuguesas. Neste estudo, apresentam-se os resultados de uma investigação com 68 mães cabo-verdianas, residentes em Portugal, com filhos a frequentar o 1.º Ciclo do Ensino Básico sobre as suas crenças sobre socialização étnica e educação. Num primeiro passo, caracteriza-se a identidade étnica das mães e os seus preditores para, num segundo passo, se identificar o conteúdo e a estrutura das suas crenças. Por último, estabelece-se a função diferenciadora da identidade étnica materna na estrutura e conteúdo das suas crenças sobre socialização étnica e educação dos filhos. Nas conclusões, discutimos as especificidades do processo de socialização das crianças de origem africana a residir em Portugal. |
id |
RCAP_9ade30b1364f29b29cbb5a15d15c7fd1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/20665 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Identidade materna e crenças sobre socialização étnica e educação multicultural na escolaSocialização étnicaCrençasIdentidade étnicaCriançasEthnic socializationBeliefsEthnic identifyChildrenA socialização étnica refere-se ao processo de desenvolvimento pelo qual a criança adquire os comportamentos, perceções, valores e atitudes de um grupo étnico e passa a ver-se a si própria e aos outros como membros desse grupo. Consideramos que o conteúdo das crenças parentais sobre socialização étnica pode ajudar a estabelecer o papel da identidade étnica da mãe no conteúdo e estrutura das suas crenças sobre socialização étnica e educação das crianças de minorias étnicas que frequentam as escolas portuguesas. Neste estudo, apresentam-se os resultados de uma investigação com 68 mães cabo-verdianas, residentes em Portugal, com filhos a frequentar o 1.º Ciclo do Ensino Básico sobre as suas crenças sobre socialização étnica e educação. Num primeiro passo, caracteriza-se a identidade étnica das mães e os seus preditores para, num segundo passo, se identificar o conteúdo e a estrutura das suas crenças. Por último, estabelece-se a função diferenciadora da identidade étnica materna na estrutura e conteúdo das suas crenças sobre socialização étnica e educação dos filhos. Nas conclusões, discutimos as especificidades do processo de socialização das crianças de origem africana a residir em Portugal.Ethnic socialization is the developmental process thereby children acquire behaviours, perceptions, values and attitudes of an ethnic group, and start to perceive themselves as members of that group. We propose that the content of the parental beliefs regarding ethnic socialization can help to established the role of the mothers’ ethnic identity in the structure and content of the socialization beliefs and education of their children who attend Portuguese schools. We report the result of a study with 68 mothers from Cabo Verde residents in Portugal, with children in the primary school regarding their beliefs about ethnic socialization and education. We first described the ethnic identity of mothers and their predictors, and subsequently identified the content and structure of their beliefs. Finally, we established the role of the mothers’ ethnic identity in the structure and content of the socialization beliefs and education of their children. We discuss the specificities of the socialization of children with African origin living in Portugal.Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de SetúbalRepositório ComumCarvalho, Luísa Ramos2018-01-24T15:46:23Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/20665por1647-3078info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:53:16Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/20665Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:09:09.555682Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Identidade materna e crenças sobre socialização étnica e educação multicultural na escola |
title |
Identidade materna e crenças sobre socialização étnica e educação multicultural na escola |
spellingShingle |
Identidade materna e crenças sobre socialização étnica e educação multicultural na escola Carvalho, Luísa Ramos Socialização étnica Crenças Identidade étnica Crianças Ethnic socialization Beliefs Ethnic identify Children |
title_short |
Identidade materna e crenças sobre socialização étnica e educação multicultural na escola |
title_full |
Identidade materna e crenças sobre socialização étnica e educação multicultural na escola |
title_fullStr |
Identidade materna e crenças sobre socialização étnica e educação multicultural na escola |
title_full_unstemmed |
Identidade materna e crenças sobre socialização étnica e educação multicultural na escola |
title_sort |
Identidade materna e crenças sobre socialização étnica e educação multicultural na escola |
author |
Carvalho, Luísa Ramos |
author_facet |
Carvalho, Luísa Ramos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Luísa Ramos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Socialização étnica Crenças Identidade étnica Crianças Ethnic socialization Beliefs Ethnic identify Children |
topic |
Socialização étnica Crenças Identidade étnica Crianças Ethnic socialization Beliefs Ethnic identify Children |
description |
A socialização étnica refere-se ao processo de desenvolvimento pelo qual a criança adquire os comportamentos, perceções, valores e atitudes de um grupo étnico e passa a ver-se a si própria e aos outros como membros desse grupo. Consideramos que o conteúdo das crenças parentais sobre socialização étnica pode ajudar a estabelecer o papel da identidade étnica da mãe no conteúdo e estrutura das suas crenças sobre socialização étnica e educação das crianças de minorias étnicas que frequentam as escolas portuguesas. Neste estudo, apresentam-se os resultados de uma investigação com 68 mães cabo-verdianas, residentes em Portugal, com filhos a frequentar o 1.º Ciclo do Ensino Básico sobre as suas crenças sobre socialização étnica e educação. Num primeiro passo, caracteriza-se a identidade étnica das mães e os seus preditores para, num segundo passo, se identificar o conteúdo e a estrutura das suas crenças. Por último, estabelece-se a função diferenciadora da identidade étnica materna na estrutura e conteúdo das suas crenças sobre socialização étnica e educação dos filhos. Nas conclusões, discutimos as especificidades do processo de socialização das crianças de origem africana a residir em Portugal. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2017-01-01T00:00:00Z 2018-01-24T15:46:23Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/20665 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/20665 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1647-3078 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Setúbal |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Setúbal |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135352126963712 |