O desenvolvimento da capacidade de argumentação matemática de alunos do 10º ano na aprendizagem das funções afim e quadrática com recurso à calculadora gráfica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Cátia Sofia Guimarães
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/24150
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
id RCAP_9af1528899af7105afa4822a21414bfe
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/24150
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O desenvolvimento da capacidade de argumentação matemática de alunos do 10º ano na aprendizagem das funções afim e quadrática com recurso à calculadora gráfica51:372.851372.851:51Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino SecundárioEste estudo teve como objetivo promover o desenvolvimento da argumentação matemática de alunos do 10.ºano, analisando o contributo da calculadora gráfica na promoção de aspetos desta capacidade. Trata-se de uma investigação de natureza qualitativa que procura responder às seguintes questões: (1) Que aspetos da argumentação matemática desenvolvem os alunos na aprendizagem das funções afim e quadrática? Qual o contributo da calculadora no desenvolvimento da capacidade de argumentação dos alunos? (2) Que dificuldades manifestam os alunos na argumentação das suas atividades na aprendizagem dos temas funções afim e quadrática? (3) Quais os dilemas com que me deparei na promoção da argumentação matemática dos alunos na planificação e na concretização da minha prática pedagógica? Atendendo à natureza do objetivo e das questões de investigação, procurou-se perceber o entendimento que diferentes autores têm sobre a argumentação na aula de matemática e de que forma a utilização da calculadora gráfica favorece a promoção da argumentação dos alunos sobre os seus raciocínios. Na recolha de dados recorreu-se a diferentes métodos na procura de informação que ajudasse a compreender o significado que os alunos atribuem às atividades que desenvolveram, tais como: questionários; observação de aulas, através da gravação em vídeo; entrevista e análise documental. Os alunos, numa fase inicial, tendiam a apresentar conjeturas, ainda que de uma forma tímida, sem as justificar. Durante a intervenção pedagógica, grande parte dos alunos começaram, pela sua própria iniciativa, a justificar as suas conjeturas e a refutar as apresentadas pelos seus colegas. A prova foi uma dimensão da argumentação que foi menos desenvolvida, devido ao grau de complexidade desta atividade e à falta de perceção dos alunos da importância da prova na validação do que se diz e faz, o que dificultou a minha gestão das atividades da sala de aula. A calculadora gráfica mediou a atividade dos alunos a estabelecer conjeturas na concetualização de tópicos das funções afim e quadrática, a justificar resultados e a generalizá-los.This study aim is to promote the argumentation development of the tenth grade math’s students, analyzing the contribution of the graphing calculator in promoting aspects of this ability. This is a qualitative research that seeks to answer the following questions: (1) What aspects of mathematical argumentation students develop in learning affine and quadratic functions? What is the contribution of the calculator in the development of students' ability to reason? (2) Which difficulties students manifest in argumentation of their activities in learning affine and quadratic themes? (3) What are the dilemmas that I encountered in promoting students' mathematical reasoning in the planning and realization of my teaching practice? In collecting information I resorted different qualitative methods in search of understand the meaning that students give to activities they developed, such as observation, document analysis, interviews and questionnaires. To evidence this information I present some argues that I search to promote in my pedagogical intervention, either within each group, or the class group and some transcripts of the portfolio that each group prepared. The students, in an initial phase, tend to present conjectures, by a shy way but they don´t dare to justify. During this intervention, this fact was slowly disappearing giving place to a positive interaction, as the students beside justifying their conjectures, rejected the colleagues opinion. On the other hand, the evidence was a dimension (that stayed short of expectations), maybe because students are not used to practices that should be important. The graphing calculator, in the beginning had some students resilience but after a while it disappeared and gave place to a higher dynamism in the classroom.Viseu, FlorianoUniversidade do MinhoRibeiro, Cátia Sofia Guimarães20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/24150porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:54:13Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/24150Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:53:45.889434Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O desenvolvimento da capacidade de argumentação matemática de alunos do 10º ano na aprendizagem das funções afim e quadrática com recurso à calculadora gráfica
title O desenvolvimento da capacidade de argumentação matemática de alunos do 10º ano na aprendizagem das funções afim e quadrática com recurso à calculadora gráfica
spellingShingle O desenvolvimento da capacidade de argumentação matemática de alunos do 10º ano na aprendizagem das funções afim e quadrática com recurso à calculadora gráfica
Ribeiro, Cátia Sofia Guimarães
51:372.851
372.851:51
title_short O desenvolvimento da capacidade de argumentação matemática de alunos do 10º ano na aprendizagem das funções afim e quadrática com recurso à calculadora gráfica
title_full O desenvolvimento da capacidade de argumentação matemática de alunos do 10º ano na aprendizagem das funções afim e quadrática com recurso à calculadora gráfica
title_fullStr O desenvolvimento da capacidade de argumentação matemática de alunos do 10º ano na aprendizagem das funções afim e quadrática com recurso à calculadora gráfica
title_full_unstemmed O desenvolvimento da capacidade de argumentação matemática de alunos do 10º ano na aprendizagem das funções afim e quadrática com recurso à calculadora gráfica
title_sort O desenvolvimento da capacidade de argumentação matemática de alunos do 10º ano na aprendizagem das funções afim e quadrática com recurso à calculadora gráfica
author Ribeiro, Cátia Sofia Guimarães
author_facet Ribeiro, Cátia Sofia Guimarães
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Viseu, Floriano
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Cátia Sofia Guimarães
dc.subject.por.fl_str_mv 51:372.851
372.851:51
topic 51:372.851
372.851:51
description Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/24150
url http://hdl.handle.net/1822/24150
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133134875262976