Leitura e escrita : lendo o (in)visível e escrevivendo a cidadania

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Lauricéa Francisco da
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/6275
Resumo: Atualmente, a aprendizagem da leitura e escrita é considerada fundamental, para integração do indivíduo na sociedade. O presente estudo tem como objetivo relacionar as concepções dos professores e alunos, sobre a importância da leitura e escrita, para o exercício da cidadania, com a concretização de atividades de ensino e aprendizagem que valorizem a função social da linguagem, em sala de aula, no Ensino Fundamental II, no município de Pedras de Fogo- PB. Utilizando uma abordagem qualitativa, os docentes foram consultados por meio de entrevista estruturada, de forma a investigarmos as concepções dos professores sobre o ensino-aprendizagem da leitura e escrita, numa perspectiva de educação para a cidadania. Por sua vez, foi ainda aplicado um inquérito por questionário, a alunos do Ensino Fundamental ll fase, possibilitando o cruzamento com as opiniões dos docentes, assim como uma análise comparativa dos resultados obtidos, em ambos os instrumentos de recolha de dados Os resultados mostram que os alunos e professores convergem no mesmo entendimento. É visível a importância conferida à motivação, tanto em sala de aula, quanto em ambiente familiar, pois influencia as atividades de leitura e escrita. Além disso, os professores reforçam o trabalho colaborativo entre docentes de todas as disciplinas e áreas curriculares, no que concerne o aperfeiçoamento de competências comunicativas. Uma última vertente, previamente referenciada, tem a ver com a colaboração entre a escola e família, porquanto ambas são instituições percepcionadas como responsáveis pela promoção dessas competências comunicativas, fundamentais para aperfeiçoar a cidadania, transformando os estudantes em cidadãos informados e ativos.
id RCAP_9af39f9d5300130b3f26293478c48f1c
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/6275
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Leitura e escrita : lendo o (in)visível e escrevivendo a cidadaniaMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃOEDUCAÇÃOLEITURAESCRITAAPRENDIZAGEMENSINOCIDADANIAEDUCATIONREADINGWRITINGLEARNINGTEACHINGCITIZENSHIPAtualmente, a aprendizagem da leitura e escrita é considerada fundamental, para integração do indivíduo na sociedade. O presente estudo tem como objetivo relacionar as concepções dos professores e alunos, sobre a importância da leitura e escrita, para o exercício da cidadania, com a concretização de atividades de ensino e aprendizagem que valorizem a função social da linguagem, em sala de aula, no Ensino Fundamental II, no município de Pedras de Fogo- PB. Utilizando uma abordagem qualitativa, os docentes foram consultados por meio de entrevista estruturada, de forma a investigarmos as concepções dos professores sobre o ensino-aprendizagem da leitura e escrita, numa perspectiva de educação para a cidadania. Por sua vez, foi ainda aplicado um inquérito por questionário, a alunos do Ensino Fundamental ll fase, possibilitando o cruzamento com as opiniões dos docentes, assim como uma análise comparativa dos resultados obtidos, em ambos os instrumentos de recolha de dados Os resultados mostram que os alunos e professores convergem no mesmo entendimento. É visível a importância conferida à motivação, tanto em sala de aula, quanto em ambiente familiar, pois influencia as atividades de leitura e escrita. Além disso, os professores reforçam o trabalho colaborativo entre docentes de todas as disciplinas e áreas curriculares, no que concerne o aperfeiçoamento de competências comunicativas. Uma última vertente, previamente referenciada, tem a ver com a colaboração entre a escola e família, porquanto ambas são instituições percepcionadas como responsáveis pela promoção dessas competências comunicativas, fundamentais para aperfeiçoar a cidadania, transformando os estudantes em cidadãos informados e ativos.Currently, learning to read and write is considered essential for integration of the individual in society. This study aims to relate the views of teachers and students, relating the importance of reading and writing, to the exercise of citizenship, with the implementation of teaching and learning activities that enhance the social function of language in classroom, in a Secondary School, in Pedras de Fogo town. Using a qualitative approach, the teachers were consulted through a structured interview, in order to investigate teachers´ views about teaching and learning how to read and write, in an education for citizenship. In turn, it was also applied a questionnaire to elementary school students of ll phase, allowing the crossing with teachers ‘opinions, as well as a comparative analysis of the results, obtained in both instruments used to collect data. The results show that students and teachers converge on the same understanding. It is visible the importance given to motivation, both in the classroom and in households, since it influences reading and writing activities. Moreover, teachers reinforce the collaborative work between teachers of all disciplines and subject areas, regarding the improvement of communication skills. One last aspect, previously referenced, has to do with the cooperation between school and family, as both are perceived as institutions responsible for promoting these communicative skills, which are essential to enhance citizenship, by turning students into informed and active citizens.2015-04-27T15:11:19Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/6275TID:201252511porSilva, Lauricéa Francisco dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:09:01Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/6275Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:16:08.099312Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Leitura e escrita : lendo o (in)visível e escrevivendo a cidadania
title Leitura e escrita : lendo o (in)visível e escrevivendo a cidadania
spellingShingle Leitura e escrita : lendo o (in)visível e escrevivendo a cidadania
Silva, Lauricéa Francisco da
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO
LEITURA
ESCRITA
APRENDIZAGEM
ENSINO
CIDADANIA
EDUCATION
READING
WRITING
LEARNING
TEACHING
CITIZENSHIP
title_short Leitura e escrita : lendo o (in)visível e escrevivendo a cidadania
title_full Leitura e escrita : lendo o (in)visível e escrevivendo a cidadania
title_fullStr Leitura e escrita : lendo o (in)visível e escrevivendo a cidadania
title_full_unstemmed Leitura e escrita : lendo o (in)visível e escrevivendo a cidadania
title_sort Leitura e escrita : lendo o (in)visível e escrevivendo a cidadania
author Silva, Lauricéa Francisco da
author_facet Silva, Lauricéa Francisco da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Lauricéa Francisco da
dc.subject.por.fl_str_mv MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO
LEITURA
ESCRITA
APRENDIZAGEM
ENSINO
CIDADANIA
EDUCATION
READING
WRITING
LEARNING
TEACHING
CITIZENSHIP
topic MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO
LEITURA
ESCRITA
APRENDIZAGEM
ENSINO
CIDADANIA
EDUCATION
READING
WRITING
LEARNING
TEACHING
CITIZENSHIP
description Atualmente, a aprendizagem da leitura e escrita é considerada fundamental, para integração do indivíduo na sociedade. O presente estudo tem como objetivo relacionar as concepções dos professores e alunos, sobre a importância da leitura e escrita, para o exercício da cidadania, com a concretização de atividades de ensino e aprendizagem que valorizem a função social da linguagem, em sala de aula, no Ensino Fundamental II, no município de Pedras de Fogo- PB. Utilizando uma abordagem qualitativa, os docentes foram consultados por meio de entrevista estruturada, de forma a investigarmos as concepções dos professores sobre o ensino-aprendizagem da leitura e escrita, numa perspectiva de educação para a cidadania. Por sua vez, foi ainda aplicado um inquérito por questionário, a alunos do Ensino Fundamental ll fase, possibilitando o cruzamento com as opiniões dos docentes, assim como uma análise comparativa dos resultados obtidos, em ambos os instrumentos de recolha de dados Os resultados mostram que os alunos e professores convergem no mesmo entendimento. É visível a importância conferida à motivação, tanto em sala de aula, quanto em ambiente familiar, pois influencia as atividades de leitura e escrita. Além disso, os professores reforçam o trabalho colaborativo entre docentes de todas as disciplinas e áreas curriculares, no que concerne o aperfeiçoamento de competências comunicativas. Uma última vertente, previamente referenciada, tem a ver com a colaboração entre a escola e família, porquanto ambas são instituições percepcionadas como responsáveis pela promoção dessas competências comunicativas, fundamentais para aperfeiçoar a cidadania, transformando os estudantes em cidadãos informados e ativos.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-01T00:00:00Z
2014
2015-04-27T15:11:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/6275
TID:201252511
url http://hdl.handle.net/10437/6275
identifier_str_mv TID:201252511
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131257941000192