Leitura e escrita : lendo o (in)visível e escrevivendo a cidadania
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/6275 |
Resumo: | Atualmente, a aprendizagem da leitura e escrita é considerada fundamental, para integração do indivíduo na sociedade. O presente estudo tem como objetivo relacionar as concepções dos professores e alunos, sobre a importância da leitura e escrita, para o exercício da cidadania, com a concretização de atividades de ensino e aprendizagem que valorizem a função social da linguagem, em sala de aula, no Ensino Fundamental II, no município de Pedras de Fogo- PB. Utilizando uma abordagem qualitativa, os docentes foram consultados por meio de entrevista estruturada, de forma a investigarmos as concepções dos professores sobre o ensino-aprendizagem da leitura e escrita, numa perspectiva de educação para a cidadania. Por sua vez, foi ainda aplicado um inquérito por questionário, a alunos do Ensino Fundamental ll fase, possibilitando o cruzamento com as opiniões dos docentes, assim como uma análise comparativa dos resultados obtidos, em ambos os instrumentos de recolha de dados Os resultados mostram que os alunos e professores convergem no mesmo entendimento. É visível a importância conferida à motivação, tanto em sala de aula, quanto em ambiente familiar, pois influencia as atividades de leitura e escrita. Além disso, os professores reforçam o trabalho colaborativo entre docentes de todas as disciplinas e áreas curriculares, no que concerne o aperfeiçoamento de competências comunicativas. Uma última vertente, previamente referenciada, tem a ver com a colaboração entre a escola e família, porquanto ambas são instituições percepcionadas como responsáveis pela promoção dessas competências comunicativas, fundamentais para aperfeiçoar a cidadania, transformando os estudantes em cidadãos informados e ativos. |
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Leitura e escrita : lendo o (in)visível e escrevivendo a cidadaniaMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃOEDUCAÇÃOLEITURAESCRITAAPRENDIZAGEMENSINOCIDADANIAEDUCATIONREADINGWRITINGLEARNINGTEACHINGCITIZENSHIPAtualmente, a aprendizagem da leitura e escrita é considerada fundamental, para integração do indivíduo na sociedade. O presente estudo tem como objetivo relacionar as concepções dos professores e alunos, sobre a importância da leitura e escrita, para o exercício da cidadania, com a concretização de atividades de ensino e aprendizagem que valorizem a função social da linguagem, em sala de aula, no Ensino Fundamental II, no município de Pedras de Fogo- PB. Utilizando uma abordagem qualitativa, os docentes foram consultados por meio de entrevista estruturada, de forma a investigarmos as concepções dos professores sobre o ensino-aprendizagem da leitura e escrita, numa perspectiva de educação para a cidadania. Por sua vez, foi ainda aplicado um inquérito por questionário, a alunos do Ensino Fundamental ll fase, possibilitando o cruzamento com as opiniões dos docentes, assim como uma análise comparativa dos resultados obtidos, em ambos os instrumentos de recolha de dados Os resultados mostram que os alunos e professores convergem no mesmo entendimento. É visível a importância conferida à motivação, tanto em sala de aula, quanto em ambiente familiar, pois influencia as atividades de leitura e escrita. Além disso, os professores reforçam o trabalho colaborativo entre docentes de todas as disciplinas e áreas curriculares, no que concerne o aperfeiçoamento de competências comunicativas. Uma última vertente, previamente referenciada, tem a ver com a colaboração entre a escola e família, porquanto ambas são instituições percepcionadas como responsáveis pela promoção dessas competências comunicativas, fundamentais para aperfeiçoar a cidadania, transformando os estudantes em cidadãos informados e ativos.Currently, learning to read and write is considered essential for integration of the individual in society. This study aims to relate the views of teachers and students, relating the importance of reading and writing, to the exercise of citizenship, with the implementation of teaching and learning activities that enhance the social function of language in classroom, in a Secondary School, in Pedras de Fogo town. Using a qualitative approach, the teachers were consulted through a structured interview, in order to investigate teachers´ views about teaching and learning how to read and write, in an education for citizenship. In turn, it was also applied a questionnaire to elementary school students of ll phase, allowing the crossing with teachers ‘opinions, as well as a comparative analysis of the results, obtained in both instruments used to collect data. The results show that students and teachers converge on the same understanding. It is visible the importance given to motivation, both in the classroom and in households, since it influences reading and writing activities. Moreover, teachers reinforce the collaborative work between teachers of all disciplines and subject areas, regarding the improvement of communication skills. One last aspect, previously referenced, has to do with the cooperation between school and family, as both are perceived as institutions responsible for promoting these communicative skills, which are essential to enhance citizenship, by turning students into informed and active citizens.2015-04-27T15:11:19Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/6275TID:201252511porSilva, Lauricéa Francisco dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:09:01Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/6275Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:16:08.099312Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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