Potencial do Blended Learning em mestrados para executivos: Católica Lisbon School of Business and Economics
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/18282 |
Resumo: | Vivemos numa época em que o consumidor assume o papel de maior importância para as empresas/instituições. Em particular, cabe às Escolas ditar novas tendências e prever comportamentos em face das necessidades e interesses do mercado. Nesse sentido, torna-se fundamental que estas procurem ir ao encontro das expetativas dos seus clientes, os alunos. Em face do desenvolvimento das novas tecnologias e do aumento exponencial da utilização da Internet, as Instituições de Ensino Superior deparam-se com inúmeros desafios. Encarado como um recurso para superar as insuficiências do sistema de ensino tradicional, para a qualificação profissional e para a atualização de conhecimentos, o formato "blended learning" (b-learning) é cada vez mais usado em programas de formação para profissionais, combinando a formação presencial e à distância. O objetivo principal deste projeto foi avaliar o potencial do b-learning nos Mestrados Executivos da Católica Lisbon School of Business and Economics (CATÓLICA-LISBON) da Universidade Católica Portuguesa. Através dos resultados de um questionário aplicado a alunos e alumni de Executive Master da CATÓLICA-LISBON, bem como a potenciais alunos, foi possível apurar quais as áreas de estudo com maior e menor propensão para a realização do curso em formato "b-learning"; identificar os fatores motivacionais mais valorizados na escolha de formação neste formato; enumerar quais os fatores determinantes na adoção de um "Executive Master" no formato "b-learning"; e traçar o perfil de potenciais interessados no formato em causa. Finalmente, foi possível analisar a predisposição dos inquiridos quanto ao investimento num "Executive Master" em formato "b-learning". |
id |
RCAP_9b37c2504a489e3c10854739abaf3ff6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/18282 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Potencial do Blended Learning em mestrados para executivos: Católica Lisbon School of Business and EconomicsUniversidade Católica PortuguesaGestão de marketingEnsino superiorEnsino à distânciaInternetFormação contínuaTrabalho de projetoPortugalVivemos numa época em que o consumidor assume o papel de maior importância para as empresas/instituições. Em particular, cabe às Escolas ditar novas tendências e prever comportamentos em face das necessidades e interesses do mercado. Nesse sentido, torna-se fundamental que estas procurem ir ao encontro das expetativas dos seus clientes, os alunos. Em face do desenvolvimento das novas tecnologias e do aumento exponencial da utilização da Internet, as Instituições de Ensino Superior deparam-se com inúmeros desafios. Encarado como um recurso para superar as insuficiências do sistema de ensino tradicional, para a qualificação profissional e para a atualização de conhecimentos, o formato "blended learning" (b-learning) é cada vez mais usado em programas de formação para profissionais, combinando a formação presencial e à distância. O objetivo principal deste projeto foi avaliar o potencial do b-learning nos Mestrados Executivos da Católica Lisbon School of Business and Economics (CATÓLICA-LISBON) da Universidade Católica Portuguesa. Através dos resultados de um questionário aplicado a alunos e alumni de Executive Master da CATÓLICA-LISBON, bem como a potenciais alunos, foi possível apurar quais as áreas de estudo com maior e menor propensão para a realização do curso em formato "b-learning"; identificar os fatores motivacionais mais valorizados na escolha de formação neste formato; enumerar quais os fatores determinantes na adoção de um "Executive Master" no formato "b-learning"; e traçar o perfil de potenciais interessados no formato em causa. Finalmente, foi possível analisar a predisposição dos inquiridos quanto ao investimento num "Executive Master" em formato "b-learning".We live in an age in which the consumer assumes the most important role for companies/institutions. In particular, it is up to Schools to dictate new trends and anticipate behaviours to answer the needs and interests of the market. Bearing this in mind, it is crucial that they seek to respond the expectations of their customers, that is, the students. Facing the development of the new technologies and the exponential increase of internet use, Higher Education Institutions come across countless challenges. The Blended Learning (b-learning) format is increasingly used as a resource to overcome the inadequacies of the traditional education system, professional qualification and the updating of knowledge, in training programs for professionals, combining classroom and face-to-face distance. The main objective of this project was to evaluate the potential of b-learning in the Executive Masters of the Catholic School of Business and Economics (CATÓLICA-LISBON) of the Universidade Católica Portuguesa. Through the results of a survey made to students, alumni, and prospective students of the Executive Masters of CATÓLICA-LISBON it was possible to determine which areas of study were most and least likely to perform of course in b-learning format; identify the most valued motivators in the choice of training in this format; list the determinant factors in the adoption of an Executive Master in the b-learning format; and to draw the profile of potential interested parties in the b-learning format. Finally, it was possible to analyse the predisposition of the respondents to invest in an Executive Master in b-learning format.2020-12-10T00:00:00Z2018-12-10T00:00:00Z2018-12-102018-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/18282TID:202128300porGonçalves, Sónia de Almeida Tomásinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:36:31Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/18282Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:16:35.803596Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Potencial do Blended Learning em mestrados para executivos: Católica Lisbon School of Business and Economics |
title |
Potencial do Blended Learning em mestrados para executivos: Católica Lisbon School of Business and Economics |
spellingShingle |
Potencial do Blended Learning em mestrados para executivos: Católica Lisbon School of Business and Economics Gonçalves, Sónia de Almeida Tomás Universidade Católica Portuguesa Gestão de marketing Ensino superior Ensino à distância Internet Formação contínua Trabalho de projeto Portugal |
title_short |
Potencial do Blended Learning em mestrados para executivos: Católica Lisbon School of Business and Economics |
title_full |
Potencial do Blended Learning em mestrados para executivos: Católica Lisbon School of Business and Economics |
title_fullStr |
Potencial do Blended Learning em mestrados para executivos: Católica Lisbon School of Business and Economics |
title_full_unstemmed |
Potencial do Blended Learning em mestrados para executivos: Católica Lisbon School of Business and Economics |
title_sort |
Potencial do Blended Learning em mestrados para executivos: Católica Lisbon School of Business and Economics |
author |
Gonçalves, Sónia de Almeida Tomás |
author_facet |
Gonçalves, Sónia de Almeida Tomás |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves, Sónia de Almeida Tomás |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Universidade Católica Portuguesa Gestão de marketing Ensino superior Ensino à distância Internet Formação contínua Trabalho de projeto Portugal |
topic |
Universidade Católica Portuguesa Gestão de marketing Ensino superior Ensino à distância Internet Formação contínua Trabalho de projeto Portugal |
description |
Vivemos numa época em que o consumidor assume o papel de maior importância para as empresas/instituições. Em particular, cabe às Escolas ditar novas tendências e prever comportamentos em face das necessidades e interesses do mercado. Nesse sentido, torna-se fundamental que estas procurem ir ao encontro das expetativas dos seus clientes, os alunos. Em face do desenvolvimento das novas tecnologias e do aumento exponencial da utilização da Internet, as Instituições de Ensino Superior deparam-se com inúmeros desafios. Encarado como um recurso para superar as insuficiências do sistema de ensino tradicional, para a qualificação profissional e para a atualização de conhecimentos, o formato "blended learning" (b-learning) é cada vez mais usado em programas de formação para profissionais, combinando a formação presencial e à distância. O objetivo principal deste projeto foi avaliar o potencial do b-learning nos Mestrados Executivos da Católica Lisbon School of Business and Economics (CATÓLICA-LISBON) da Universidade Católica Portuguesa. Através dos resultados de um questionário aplicado a alunos e alumni de Executive Master da CATÓLICA-LISBON, bem como a potenciais alunos, foi possível apurar quais as áreas de estudo com maior e menor propensão para a realização do curso em formato "b-learning"; identificar os fatores motivacionais mais valorizados na escolha de formação neste formato; enumerar quais os fatores determinantes na adoção de um "Executive Master" no formato "b-learning"; e traçar o perfil de potenciais interessados no formato em causa. Finalmente, foi possível analisar a predisposição dos inquiridos quanto ao investimento num "Executive Master" em formato "b-learning". |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-10T00:00:00Z 2018-12-10 2018-10 2020-12-10T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10071/18282 TID:202128300 |
url |
http://hdl.handle.net/10071/18282 |
identifier_str_mv |
TID:202128300 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/octet-stream |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134724524867584 |