Brincadeira terapêutica na adaptação da criança/jovem à hospitalização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guerra, Nádia Patrícia Marques
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/36835
Resumo: O ato de brincar é transversal à vida do ser humano, desempenhando um papel fundamental ao longo do ciclo da vida, mas particularmente crucial na vida das crianças. Considera-se a brincadeira como uma atividade bastante satisfatória para a criança, relacionando-se diretamente com o seu desenvolvimento. Por sua vez, a hospitalização da criança é considerada uma situação de crise na sua vida, assim como na da sua família. Deste modo, associada à sua própria situação de doença, a hospitalização da criança constitui um fator stressor para si e sua família, face à alteração do seu estado de saúde e das suas rotinas. Cabe ao enfermeiro especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica intervir, promovendo o bem-estar do recém-nascido, lactente, criança e sua família em contexto hospitalar, potencializando a sua melhoria e o contínuo desenvolvimento saudável, visando uma adaptação positiva e eficaz à hospitalização. Deste modo, a temática do relatório de estágio desenvolvida foi a brincadeira terapêutica na adaptação da criança/jovem à hospitalização. Este desenvolveu-se tendo como orientação a metodologia de projeto, recorrendo a uma prática fundamentada, com recurso ao Modelo de Adaptação de Roy e evidência científica disponível. No seu decorrer, destaco como principais atividades desenvolvidas: a aplicação de um questionário acerca da temática direcionado às equipas de enfermagem, de forma a realizar um levantamento das necessidades específicas de cada contexto; a elaboração de normas de procedimento de enfermagem promotoras da brincadeira terapêutica em urgência pediátrica e internamento; a sessão formativa acerca da brincadeira terapêutica à equipa de enfermagem em internamento; a sessão de educação para a saúde realizada em neonatologia, direcionada aos pais acerca da promoção do desenvolvimento saudável do recém-nascido no internamento; o folheto acerca da promoção do desenvolvimento saudável no recém-nascido no domicílio em neonatologia. Salienta-se a realização de um poster científico apresentado no 3º Seminário Internacional do Mestrado em Enfermagem intitulado de “A brincadeira terapêutica enquanto intervenção de enfermagem numa urgência pediátrica”. O presente relatório objetiva a análise crítica e reflexiva do meu percurso formativo nos estágios realizados, nomeadamente quanto à aquisição e desenvolvimento das competências comuns do enfermeiro especialista, competências específicas do enfermeiro especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica e de mestre em enfermagem. Constatou-se que a brincadeira terapêutica apresenta um grande leque de finalidades, modos e momentos de aplicação, constituindo uma intervenção com potencial resultado para um ganho em saúde na melhoria da qualidade dos cuidados de enfermagem prestados ao recém-nascido, lactente e criança em contexto hospitalar. É, essencialmente, uma intervenção de enfermagem, englobando em si uma intenção terapêutica, nomeadamente a diminuição do impacto negativo associado à hospitalização e a contínua promoção do desenvolvimento infantil saudável. Aplicando o Modelo de Adaptação de Roy a esta temática, conseguimos perceber que o enfermeiro especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica é um agente promotor de bem-estar, e como tal, essencial para contribuir ativa e positivamente como um estímulo contextual, o que irá promover uma adaptação eficaz da criança ao contexto de hospitalização.
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Cabe ao enfermeiro especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica intervir, promovendo o bem-estar do recém-nascido, lactente, criança e sua família em contexto hospitalar, potencializando a sua melhoria e o contínuo desenvolvimento saudável, visando uma adaptação positiva e eficaz à hospitalização. Deste modo, a temática do relatório de estágio desenvolvida foi a brincadeira terapêutica na adaptação da criança/jovem à hospitalização. Este desenvolveu-se tendo como orientação a metodologia de projeto, recorrendo a uma prática fundamentada, com recurso ao Modelo de Adaptação de Roy e evidência científica disponível. No seu decorrer, destaco como principais atividades desenvolvidas: a aplicação de um questionário acerca da temática direcionado às equipas de enfermagem, de forma a realizar um levantamento das necessidades específicas de cada contexto; a elaboração de normas de procedimento de enfermagem promotoras da brincadeira terapêutica em urgência pediátrica e internamento; a sessão formativa acerca da brincadeira terapêutica à equipa de enfermagem em internamento; a sessão de educação para a saúde realizada em neonatologia, direcionada aos pais acerca da promoção do desenvolvimento saudável do recém-nascido no internamento; o folheto acerca da promoção do desenvolvimento saudável no recém-nascido no domicílio em neonatologia. Salienta-se a realização de um poster científico apresentado no 3º Seminário Internacional do Mestrado em Enfermagem intitulado de “A brincadeira terapêutica enquanto intervenção de enfermagem numa urgência pediátrica”. O presente relatório objetiva a análise crítica e reflexiva do meu percurso formativo nos estágios realizados, nomeadamente quanto à aquisição e desenvolvimento das competências comuns do enfermeiro especialista, competências específicas do enfermeiro especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica e de mestre em enfermagem. Constatou-se que a brincadeira terapêutica apresenta um grande leque de finalidades, modos e momentos de aplicação, constituindo uma intervenção com potencial resultado para um ganho em saúde na melhoria da qualidade dos cuidados de enfermagem prestados ao recém-nascido, lactente e criança em contexto hospitalar. É, essencialmente, uma intervenção de enfermagem, englobando em si uma intenção terapêutica, nomeadamente a diminuição do impacto negativo associado à hospitalização e a contínua promoção do desenvolvimento infantil saudável. Aplicando o Modelo de Adaptação de Roy a esta temática, conseguimos perceber que o enfermeiro especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica é um agente promotor de bem-estar, e como tal, essencial para contribuir ativa e positivamente como um estímulo contextual, o que irá promover uma adaptação eficaz da criança ao contexto de hospitalização.The act of playing is transversal to the life of the human being, playing a fundamental role through the life cycle, but particularly crucial in the lives of children. Play is considered a very satisfactory activity for the child, being directly related to their development. In turn, the child’s hospitalization is considered to be a crisis situation in his life, as well as that of his family. Thus, associated with their own disease situation, the child’s hospitalization is a stressor for themselves and their family, in view of the change in their health status and routines. It is up to the nurse specalist in Child and Pediatric Health Nursing to intervene, promoting the well-being of the newborn, infant, child and their family in a hospital context, enhancing their improvement and the constinuous healthy development, aiming at a positive and effective adaptation to hospitalization. Thus, the theme of the project developed was therapeutic play in adaptation of children/young people to hospitalization. This was developed based on the design methodology, using a well-founded practice and based on Roy’s Adaptation Model and scientific evidence available. During its course, I higlight as main activities developed; the application of a questionnaire on the subject aimed at nursing teams, in order to carry out a survey of the specific needs of each context; rhe elaboration of norms for nursing procedures that promote therapeutic play in pediatric emergency care and hospitalization; the session about therapeutic play to the nurse team of a pediatric servisse; the health education session held in neonatology, aimed at parents about promoting the healthy development of the newborn during hospitalization; the leaflet on the promotion of healthy development in the newborn at home. I highlight the realization of a scientific poster presented at the 3rd International Seminar of the Master in Nursing entitled “Therapeutic play as a nursing intervention in a pediatric emergency”. The purpose of this report is to critically and reflexively analyze my training path during the internships carried out, namely regarding the common skills of the specialist nurse, as well as the specific skills of the specialist nurse in Child and Pediatric Health and master’s in nursing acquired and developed in the contexts. It was found that therapeutic play has a wide range of purpose, modes and moments of application, thus constituting a health gain in improving the quality of nursing care provided to newborns, infants and children in the hospital context. It is essentialy a nursing intervention, encompassing a therapeutic intention, namely the reduction of the negative impact associated with hospitalization and the constinuous promotion of healthy child development. Applying Roy’s Adaptation Model to this theme, we can see that the nurse specialist in Child Health Nursing is an agent that promotes well-being, and as such, essential to contribue actively and positively as a contextual stimulus, which will promote an effective adaptation of the child to the context of hospitalization.Charepe, ZaidaVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaGuerra, Nádia Patrícia Marques2022-03-02T11:04:16Z2021-01-3120212021-01-31T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/36835TID:202947653porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:42:17Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/36835Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:29:56.834029Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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