Entre o tempo dos relógios e o tempo fenomenológico : a criança e o brincar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/32692 |
Resumo: | O que é o tempo? Como as crianças ocupam o tempo nas brincadeiras e na escola? Como as crianças sentem e percebem o tempo? Faz sentido ter “hora certa” para brincar? Estas perguntas configuram uma polaridade: o tempo regulado, cronometrado e medido pela opressão dos relógios; e o tempo fenomenológico, que eleva a reflexão a dois mundos distintos entre os adultos e a criança e seu brincar. De um lado, está o tempo concebido pela exterioridade, materializado no calendário, na objetividade dos números do relógio: um tempo situado e representante do mundo pensado (racionalizado). De outro, o mundo da interioridade, substantivado e espiritualizado na subjetividade, na experiência vivida, na expressão fenomenológica, representante do mundo vivido (experienciado). A partir da modernidade, essa dicotomia demarca consequências devastadoras no brincar das crianças que freqüentam uma escola que aspira ser produtiva através do culto da velocidade, desrespeitando as singularidades corporais e a dimensão lúdica. |
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Entre o tempo dos relógios e o tempo fenomenológico : a criança e o brincarEntre el tiempo de los relojes y el tempo fenomenológico : los ninos y el juegoBetween watches time and phenomenological time : children and gamesTempoBrincarFenomenologiaRacionalidadeTimePlayPhenomenologyRationalityCiências Sociais::Ciências da EducaçãoCiências Sociais::Ciências da EducaçãoO que é o tempo? Como as crianças ocupam o tempo nas brincadeiras e na escola? Como as crianças sentem e percebem o tempo? Faz sentido ter “hora certa” para brincar? Estas perguntas configuram uma polaridade: o tempo regulado, cronometrado e medido pela opressão dos relógios; e o tempo fenomenológico, que eleva a reflexão a dois mundos distintos entre os adultos e a criança e seu brincar. De um lado, está o tempo concebido pela exterioridade, materializado no calendário, na objetividade dos números do relógio: um tempo situado e representante do mundo pensado (racionalizado). De outro, o mundo da interioridade, substantivado e espiritualizado na subjetividade, na experiência vivida, na expressão fenomenológica, representante do mundo vivido (experienciado). A partir da modernidade, essa dicotomia demarca consequências devastadoras no brincar das crianças que freqüentam uma escola que aspira ser produtiva através do culto da velocidade, desrespeitando as singularidades corporais e a dimensão lúdica.What is time? Do children occupy their time in games and in school? How children feel and perceive time? Does it make sense to have "right time" to play? These questions embodied a polarity: the time set, timed and measured by the oppression of watches, and the phenomenological time, which raises two distinct reflections among adults and children and their play worlds. On one side, there is time designed by the externality, materialized on the calendar, the objectivity of numbers on the clock: set the time and representative of the thinking world (streamlined). On the other, the world of interiority, noun and spiritual subjectivity in lived experience, the phenomenological expression, representative of the experienced world (experienced). From modernity, this dichotomy marks the devastating consequences of playing children attending a school that aspires to be productive through the cult of speed, disregarding body singularities and playful dimension.CIEC – Research Centre on Child Studies, UM (FCT R&D 317)Asociación Española de Deportes Colectivos (ASESDECO)Universidade do MinhoCunha, António CamiloCosta, Andrize RamiresKuhn, Roselaine20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/32692porCamilo Cunha, A. Ramires-Costa, A; Kuhn, R. (2014). Entre el tiempo de los relojes y el tempo fenomenológico: losninos y el juego. Revista internacional de Deportes Coletivos, 19, 138-150. Disponível em: http://www.asesdeco.com/index.php?option=com_content&view=category&layout=blog&id=86&Itemid=5441989-841Xhttp://www.asesdeco.com/index.php?option=com_content&view=category&layout=blog&id=86&Itemid=544info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:22:49Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/32692Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:16:25.726383Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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