Do negócio tradicional ao online: um caso de estudo de empreendedorismo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/5290 |
Resumo: | O interesse pelas áreas do negócio e pelo empreendedorismo tem tido um crescimento significativo. Assim, com o avanço do tempo e das tecnologias, vem o aumento das perspectivas e ambições pessoais e é aqui que este tema sobressai. Uma vez bem estudado e aplicado na prática, pode traduzir-se por sucesso e realização. Por outro lado, a tecnologia avançada também permite melhorias nesta área, facultando ferramentas próprias de organização e descoberta automática da informação, com a vantagem de evitar as falhas características dos seres humanos. Esta dissertação tem por tema uma investigação sobre o empreendedorismo, analisando a sua importância através da apresentação de um caso de estudo. Neste referencial teórico, são apresentadas algumas definições e características do empreendedorismo, assim como a exploração e explicação dos passos a seguir para alcançar o sucesso, de forma a atingir a realização e a recompensa financeira. Juntamente com o desenvolvimento teórico são também apresentados alguns dos passos necessários para alicerçar um negócio, assim como a foram aplicados a um caso real, possibilitando a evolução e expansão de uma empresa já existente, através da exploração de um conceito inovador. Como tema chave desta dissertação, possibilitando a apresentação de conteúdos reais, é analisado o processo e evolução de uma empresa de estética já existente, focada no ramo da beleza feminina e masculina. A ideia base é realçar as melhorias que se podem realizar numa empresa a fim de aumentar de forma significativa as suas receitas, como por exemplo, a forma de expor o negócio na Web para a realização de vendas online. Esta exposição tem como base uma loja física, o comércio electrónico que foi agregado a este estabelecimento, assim como variados meios de comunicação e publicidade implementados por forma a alcançar o objectivo pretendido. |
id |
RCAP_9b83e7c1139520fc9c0eded3c4ddbb0f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/5290 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Do negócio tradicional ao online: um caso de estudo de empreendedorismoINFORMÁTICAEMPREENDEDORISMOINOVAÇÃO TECNOLÓGICACOMÉRCIO ELETRÓNICOMESTRADO EM ENGENHARIA INFORMÁTICA E SISTEMAS DE INFORMAÇÃOCOMPUTER SCIENCEENTREPRENEURSHIPTECHNOLOGICAL INNOVATIONE-COMMERCEO interesse pelas áreas do negócio e pelo empreendedorismo tem tido um crescimento significativo. Assim, com o avanço do tempo e das tecnologias, vem o aumento das perspectivas e ambições pessoais e é aqui que este tema sobressai. Uma vez bem estudado e aplicado na prática, pode traduzir-se por sucesso e realização. Por outro lado, a tecnologia avançada também permite melhorias nesta área, facultando ferramentas próprias de organização e descoberta automática da informação, com a vantagem de evitar as falhas características dos seres humanos. Esta dissertação tem por tema uma investigação sobre o empreendedorismo, analisando a sua importância através da apresentação de um caso de estudo. Neste referencial teórico, são apresentadas algumas definições e características do empreendedorismo, assim como a exploração e explicação dos passos a seguir para alcançar o sucesso, de forma a atingir a realização e a recompensa financeira. Juntamente com o desenvolvimento teórico são também apresentados alguns dos passos necessários para alicerçar um negócio, assim como a foram aplicados a um caso real, possibilitando a evolução e expansão de uma empresa já existente, através da exploração de um conceito inovador. Como tema chave desta dissertação, possibilitando a apresentação de conteúdos reais, é analisado o processo e evolução de uma empresa de estética já existente, focada no ramo da beleza feminina e masculina. A ideia base é realçar as melhorias que se podem realizar numa empresa a fim de aumentar de forma significativa as suas receitas, como por exemplo, a forma de expor o negócio na Web para a realização de vendas online. Esta exposição tem como base uma loja física, o comércio electrónico que foi agregado a este estabelecimento, assim como variados meios de comunicação e publicidade implementados por forma a alcançar o objectivo pretendido.Interest in the areas of business success and entrepreneurship is at a significant growth. The advancement of technology over the time has increased the prospects and personal ambitions. This is where this subject-matter stands out more. When it is well studied and applied in practice, it translates into success and personal achievement. The technology brings improvements for this area. By using tools for the automatic organization and discovery, one can overcome errors introduced by humans. This dissertation is a case study and research on the application and importance of the entrepreneurship. In this theoretical study, we present the definitions and characteristics of the entrepreneurship as well as the exploration and explanation of the steps that must be followed in order to achieve success and financial rewards. Some practical steps to success are also presented with the theoretical development. These steps are guidelines to create a business when applied in the real world. The key theme in this work focuses on one existing company in the field of esthetics, which aims the female and male beauty. The core idea of this dissertation is to highlight improvements that can be made in this company in order to significantly increase their revenues, by exposing the business to the Web and achieving online sales using Web technologies. The study refers to an existent physical store and the new e-commerce store added to this establishment, providing varied media and advertising content.2014-07-15T12:42:10Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/5290TID:201269260porBarbosa, Carina Sousainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:05:45Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/5290Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:13:28.355017Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Do negócio tradicional ao online: um caso de estudo de empreendedorismo |
title |
Do negócio tradicional ao online: um caso de estudo de empreendedorismo |
spellingShingle |
Do negócio tradicional ao online: um caso de estudo de empreendedorismo Barbosa, Carina Sousa INFORMÁTICA EMPREENDEDORISMO INOVAÇÃO TECNOLÓGICA COMÉRCIO ELETRÓNICO MESTRADO EM ENGENHARIA INFORMÁTICA E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO COMPUTER SCIENCE ENTREPRENEURSHIP TECHNOLOGICAL INNOVATION E-COMMERCE |
title_short |
Do negócio tradicional ao online: um caso de estudo de empreendedorismo |
title_full |
Do negócio tradicional ao online: um caso de estudo de empreendedorismo |
title_fullStr |
Do negócio tradicional ao online: um caso de estudo de empreendedorismo |
title_full_unstemmed |
Do negócio tradicional ao online: um caso de estudo de empreendedorismo |
title_sort |
Do negócio tradicional ao online: um caso de estudo de empreendedorismo |
author |
Barbosa, Carina Sousa |
author_facet |
Barbosa, Carina Sousa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbosa, Carina Sousa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
INFORMÁTICA EMPREENDEDORISMO INOVAÇÃO TECNOLÓGICA COMÉRCIO ELETRÓNICO MESTRADO EM ENGENHARIA INFORMÁTICA E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO COMPUTER SCIENCE ENTREPRENEURSHIP TECHNOLOGICAL INNOVATION E-COMMERCE |
topic |
INFORMÁTICA EMPREENDEDORISMO INOVAÇÃO TECNOLÓGICA COMÉRCIO ELETRÓNICO MESTRADO EM ENGENHARIA INFORMÁTICA E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO COMPUTER SCIENCE ENTREPRENEURSHIP TECHNOLOGICAL INNOVATION E-COMMERCE |
description |
O interesse pelas áreas do negócio e pelo empreendedorismo tem tido um crescimento significativo. Assim, com o avanço do tempo e das tecnologias, vem o aumento das perspectivas e ambições pessoais e é aqui que este tema sobressai. Uma vez bem estudado e aplicado na prática, pode traduzir-se por sucesso e realização. Por outro lado, a tecnologia avançada também permite melhorias nesta área, facultando ferramentas próprias de organização e descoberta automática da informação, com a vantagem de evitar as falhas características dos seres humanos. Esta dissertação tem por tema uma investigação sobre o empreendedorismo, analisando a sua importância através da apresentação de um caso de estudo. Neste referencial teórico, são apresentadas algumas definições e características do empreendedorismo, assim como a exploração e explicação dos passos a seguir para alcançar o sucesso, de forma a atingir a realização e a recompensa financeira. Juntamente com o desenvolvimento teórico são também apresentados alguns dos passos necessários para alicerçar um negócio, assim como a foram aplicados a um caso real, possibilitando a evolução e expansão de uma empresa já existente, através da exploração de um conceito inovador. Como tema chave desta dissertação, possibilitando a apresentação de conteúdos reais, é analisado o processo e evolução de uma empresa de estética já existente, focada no ramo da beleza feminina e masculina. A ideia base é realçar as melhorias que se podem realizar numa empresa a fim de aumentar de forma significativa as suas receitas, como por exemplo, a forma de expor o negócio na Web para a realização de vendas online. Esta exposição tem como base uma loja física, o comércio electrónico que foi agregado a este estabelecimento, assim como variados meios de comunicação e publicidade implementados por forma a alcançar o objectivo pretendido. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-01-01T00:00:00Z 2013 2014-07-15T12:42:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10437/5290 TID:201269260 |
url |
http://hdl.handle.net/10437/5290 |
identifier_str_mv |
TID:201269260 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131231575605248 |