Uma análise de comportamento informacional: a utilização dos recursos da biblioteca escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/5814 |
Resumo: | Neste artigo, apresentamos um estudo de caso centrado na análise do comportamento informacional de uma amostra dos alunos frequentadores da rede municipal de bibliotecas escolares do concelho de Vila de Conde. Procurámos conhecer as competências dos discentes para utilizarem as colecções e os recursos tecnológicos disponíveis no espaço da biblioteca escolar, em particular as formas de pesquisa de informação ou de localização e de uso dos documentos em livre acesso. Neste contexto, enfatiza-se o papel central da Ciência da Informação e dos seus profissionais na biblioteca escolar, em especial na transmissão de competências de literacia da informação. |
id |
RCAP_9b8a8494c8046c7365dd594518a7cd7d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/5814 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Uma análise de comportamento informacional: a utilização dos recursos da biblioteca escolarBiblioteca escolarComportamento informacionalLiteracia da informaçãoPesquisa de informaçãoNeste artigo, apresentamos um estudo de caso centrado na análise do comportamento informacional de uma amostra dos alunos frequentadores da rede municipal de bibliotecas escolares do concelho de Vila de Conde. Procurámos conhecer as competências dos discentes para utilizarem as colecções e os recursos tecnológicos disponíveis no espaço da biblioteca escolar, em particular as formas de pesquisa de informação ou de localização e de uso dos documentos em livre acesso. Neste contexto, enfatiza-se o papel central da Ciência da Informação e dos seus profissionais na biblioteca escolar, em especial na transmissão de competências de literacia da informação.The aim of this article is to present a case study analyzing the informational behavior of a student’s sample users of the Vila do Conde school libraries. We tried to understand the students’ abilities to use the collection and the technological resources available in the library school space, namely the ways to locate and use free access documents as well as the ways of information searching. In this context, we emphasize the central role of Information Science and its professionals in school libraries especially to improve information literacy skills.APBADRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoTerra, Ana LúciaSá, Salvina2015-04-22T10:51:52Z20072007-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/5814por10.48798/cadernosbad.774info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:45:58Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/5814Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:26:25.415055Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma análise de comportamento informacional: a utilização dos recursos da biblioteca escolar |
title |
Uma análise de comportamento informacional: a utilização dos recursos da biblioteca escolar |
spellingShingle |
Uma análise de comportamento informacional: a utilização dos recursos da biblioteca escolar Terra, Ana Lúcia Biblioteca escolar Comportamento informacional Literacia da informação Pesquisa de informação |
title_short |
Uma análise de comportamento informacional: a utilização dos recursos da biblioteca escolar |
title_full |
Uma análise de comportamento informacional: a utilização dos recursos da biblioteca escolar |
title_fullStr |
Uma análise de comportamento informacional: a utilização dos recursos da biblioteca escolar |
title_full_unstemmed |
Uma análise de comportamento informacional: a utilização dos recursos da biblioteca escolar |
title_sort |
Uma análise de comportamento informacional: a utilização dos recursos da biblioteca escolar |
author |
Terra, Ana Lúcia |
author_facet |
Terra, Ana Lúcia Sá, Salvina |
author_role |
author |
author2 |
Sá, Salvina |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Terra, Ana Lúcia Sá, Salvina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Biblioteca escolar Comportamento informacional Literacia da informação Pesquisa de informação |
topic |
Biblioteca escolar Comportamento informacional Literacia da informação Pesquisa de informação |
description |
Neste artigo, apresentamos um estudo de caso centrado na análise do comportamento informacional de uma amostra dos alunos frequentadores da rede municipal de bibliotecas escolares do concelho de Vila de Conde. Procurámos conhecer as competências dos discentes para utilizarem as colecções e os recursos tecnológicos disponíveis no espaço da biblioteca escolar, em particular as formas de pesquisa de informação ou de localização e de uso dos documentos em livre acesso. Neste contexto, enfatiza-se o papel central da Ciência da Informação e dos seus profissionais na biblioteca escolar, em especial na transmissão de competências de literacia da informação. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007 2007-01-01T00:00:00Z 2015-04-22T10:51:52Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/5814 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/5814 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.48798/cadernosbad.774 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
APBAD |
publisher.none.fl_str_mv |
APBAD |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131358688182272 |