Interrupções e permanência dos estudantes de Educação de Jovens e Adultos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/197779 |
Resumo: | Referida pesquisa apresenta um estudo à Educação de Jovens e Adultos (EJA), no município de Xangri-Lá/RS, na modalidade de ensino com a proposta de formação no ensino fundamental e formação profissional em conjunto. Tenta-se, assim, apresentar o funcionamento da EJA e suas especificidades a partir de um estudo de caso realizado na escola Municipal Major João Antônio Marques localizada naquele município. Objetivou-se analisar a motivação pela escolha e os motivos das interrupções dos estudos na modalidade de ensino – EJA. Para isso, buscou-se compreender o funcionamento da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no município de Xangri-Lá, para tal, traçou-se um perfil dos estudantes da EJA e identificou-se possíveis causas que podem levar a evasão escolar dos jovens e adultos que optaram por tal modalidade de ensino. A metodologia está alicerçada na pesquisa quali-quantitativas, na forma de estudo de caso e as técnicas de pesquisa foram observação participante, questionário e entrevista. Conclui-se com a referida pesquisa que os alunos tem como objetivo maior terminar os estudos e geram as seguintes expectativa com a conclusão do ensino fundamental a possibilidade de um “futuro melhor” devido a terem mais chance de inserirem-se no mundo do trabalho e reagem ao abando dos estudos com um sentimento de culpabilidade, como se os mesmos fossem os únicos responsáveis por tal decisão. |
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Protti, Eduardo ConradoGarcia, Elisete Enir Bernardi2019-08-09T02:31:08Z2019http://hdl.handle.net/10183/197779001098295Referida pesquisa apresenta um estudo à Educação de Jovens e Adultos (EJA), no município de Xangri-Lá/RS, na modalidade de ensino com a proposta de formação no ensino fundamental e formação profissional em conjunto. Tenta-se, assim, apresentar o funcionamento da EJA e suas especificidades a partir de um estudo de caso realizado na escola Municipal Major João Antônio Marques localizada naquele município. Objetivou-se analisar a motivação pela escolha e os motivos das interrupções dos estudos na modalidade de ensino – EJA. Para isso, buscou-se compreender o funcionamento da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no município de Xangri-Lá, para tal, traçou-se um perfil dos estudantes da EJA e identificou-se possíveis causas que podem levar a evasão escolar dos jovens e adultos que optaram por tal modalidade de ensino. A metodologia está alicerçada na pesquisa quali-quantitativas, na forma de estudo de caso e as técnicas de pesquisa foram observação participante, questionário e entrevista. Conclui-se com a referida pesquisa que os alunos tem como objetivo maior terminar os estudos e geram as seguintes expectativa com a conclusão do ensino fundamental a possibilidade de um “futuro melhor” devido a terem mais chance de inserirem-se no mundo do trabalho e reagem ao abando dos estudos com um sentimento de culpabilidade, como se os mesmos fossem os únicos responsáveis por tal decisão.This research presents a study to the Education of Young and Adults (EJA), in the city of Xangri-Lá / RS, in the modality of teaching with the proposal of formation in primary education and professional formation as a whole. The aim of this study is to present the workings of the EJA and its specificities from a case study carried out at the Municipal School João Antônio Marques located in the municipality of Xangri-Lá. The objective was to analyze the motivation for the choice and the reasons for the interruptions of studies in the modality of teaching - EJA For this, a profile of the students of the EJA was traced and possible causes were identified that could lead to school dropout among young people and adults who opted for this type of education. This research was aimed at understanding the functioning of Youth Education and Adults (EJA) in the municipality of Xangn-Lá The methodology that was used is based on the quali-quanti research, in the form of a case study and the research techniques were participant observation, questionnaire and interview.application/pdfporEducação do campoEducação de jovens e adultosFormação profissionalEstudantesCountryside educationYouth and Adult EducationVocational trainingStudentsInterrupções e permanência dos estudantes de Educação de Jovens e Adultosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCampus Litoral NorteTramandaí, BR-RS2019Educação do Campo - Litoral Norte: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001098295.pdf.txt001098295.pdf.txtExtracted Texttext/plain97142http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197779/2/001098295.pdf.txtdf3de21f07f0461d2a298cbcc77c5abfMD52ORIGINAL001098295.pdfTexto completoapplication/pdf947979http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197779/1/001098295.pdfc871b0f2c318a2c6f196f59293b3b1b3MD5110183/1977792019-08-10 02:31:55.451471oai:www.lume.ufrgs.br:10183/197779Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-08-10T05:31:55Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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