Relatório de Estágio Pedagógico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/5651 |
Resumo: | Capítulo 1 O presente relatório de Estágio Pedagógico, tem como objetivo descrever detalhadamente a atividade docente que desenvolvi ao longo deste ano letivo 2013/2014, no âmbito do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, realizada na Escola Carolina Beatriz Ângelo. Para mim, o principal objetivo para a realização deste estágio foi o contacto com a realidade escolar e o desenvolvimento da atividade docente, na medida em que é um processo determinante na evolução e aprendizagem enquanto pedagogo. O planeamento das aulas, a lecionação da aulas de Educação Física a turmas de vários anos letivos, o planeamento e a orientação de treinos de 4 modalidades do Desporto Escolar, bem como a assessoria da Direção de Turma e a organização e dinamização de atividades na escola em diversos contextos, juntamente com o apoio e os ensinamentos do professor orientador, permitiu adquirir experiências importantes e conhecimentos que me fizeram estar hoje, mais preparada para desempenhar a função de docente. Capítulo 2 O objetivo deste trabalho foi comparar os níveis de aptidão física e índice de massa corporal de alunos com residência urbana e rural de uma escola básica do Norte Interior de Portugal. A amostra foi composta por 270 alunos, 142 do género masculino e 128 do género feminino, com idades entre os 9 e 16 anos, pertencentes ao 2º e 3º ciclo de ensino. Recorreu-se à bateria de testes Fitnessgram (NES, 2002) para aferir a aptidão física; a classificação do índice de massa corporal foi baseada nos valores de referência da World Health Organization (1995) e a caracterização dos alunos foi realizada através da ficha biográfica cedida pela escola. Os resultados obtidos apenas demonstraram diferenças significativas (p<0.05) nos seguintes alunos: (i) 2º ciclo de ensino feminino: extensão do tronco com melhores resultados nas alunas com residência rural e a força média com melhores resultados nas alunas com residência urbana; (ii) 2º ciclo de ensino masculino: o vaivém com melhores resultados nos alunos com residência no meio rural (iii) 3º ciclo de ensino feminino: a extensão do tronco com melhores resultados nos alunos com residência no meio urbano. |
id |
RCAP_9b96d606e4227233ace936e9b7288032 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/5651 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório de Estágio PedagógicoEscola Carolina Beatriz ÂngeloEducação FísicaEstágio PedagógicoExperiênciaLecionaçãoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências SociaisCapítulo 1 O presente relatório de Estágio Pedagógico, tem como objetivo descrever detalhadamente a atividade docente que desenvolvi ao longo deste ano letivo 2013/2014, no âmbito do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, realizada na Escola Carolina Beatriz Ângelo. Para mim, o principal objetivo para a realização deste estágio foi o contacto com a realidade escolar e o desenvolvimento da atividade docente, na medida em que é um processo determinante na evolução e aprendizagem enquanto pedagogo. O planeamento das aulas, a lecionação da aulas de Educação Física a turmas de vários anos letivos, o planeamento e a orientação de treinos de 4 modalidades do Desporto Escolar, bem como a assessoria da Direção de Turma e a organização e dinamização de atividades na escola em diversos contextos, juntamente com o apoio e os ensinamentos do professor orientador, permitiu adquirir experiências importantes e conhecimentos que me fizeram estar hoje, mais preparada para desempenhar a função de docente. Capítulo 2 O objetivo deste trabalho foi comparar os níveis de aptidão física e índice de massa corporal de alunos com residência urbana e rural de uma escola básica do Norte Interior de Portugal. A amostra foi composta por 270 alunos, 142 do género masculino e 128 do género feminino, com idades entre os 9 e 16 anos, pertencentes ao 2º e 3º ciclo de ensino. Recorreu-se à bateria de testes Fitnessgram (NES, 2002) para aferir a aptidão física; a classificação do índice de massa corporal foi baseada nos valores de referência da World Health Organization (1995) e a caracterização dos alunos foi realizada através da ficha biográfica cedida pela escola. Os resultados obtidos apenas demonstraram diferenças significativas (p<0.05) nos seguintes alunos: (i) 2º ciclo de ensino feminino: extensão do tronco com melhores resultados nas alunas com residência rural e a força média com melhores resultados nas alunas com residência urbana; (ii) 2º ciclo de ensino masculino: o vaivém com melhores resultados nos alunos com residência no meio rural (iii) 3º ciclo de ensino feminino: a extensão do tronco com melhores resultados nos alunos com residência no meio urbano.Chapter 1 The following report of Pedagogical stage, aims to describe and detail the educational activity developed along the school year 2013/2014, within the Master in Teaching Physical Education in Basic and Secondary Education, performed in Escola Carolina Beatriz Ângelo. The primordial personal aim for the realization of this stage was the contact with the school reality and the development of teaching activity, being a very important process in the evolution and learning as pedagogue. The teaching of physical education classes in the various school grades, the orientation of trainings in two different modalities of School Sports, the advisory of the Director of Class and the organization and promotion of activities, together with the support and teaching by the teacher mentor, allowed to acquire an important baggage of experience and knowledge that made me, now, be more prepared to face the job market and perform the function of teacher. Chapter 2 The main purpose of this study was to compare the levels of physical fitness and body mass index of students with urban and rural residence from an elementary school in the North Interior of Portugal. The sample covered 270 students, 142 male and 128 female, aged between 9 and 16, belonging to the 2nd and 3rd teaching cycles. The Fitnessgram test battery (NES, 2002) measured physical fitness; the classification of body mass index was based on the reference values from the World Health Organization (1995) and the students’ characterization was made through their biographical archives given by the school. The tests’ results only demonstrated significant differences (p<0.05) amongst the following students: (i) 2nd cycle of female education: trunk extension with better results in students with rural residence and average force with better results in students with urban residence; (ii) 2nd cycle of male education: the shuttle with better results in students with rural residence (iv) 3rd cycle of female education: trunk extension with better results in students with urban residence.Martins, Júlio Manuel CardosouBibliorumResende, Ana Catarina Silva de2018-08-03T13:33:52Z2014-6-202014-07-152014-07-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/5651TID:201641399porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:43:42Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/5651Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:46:31.289598Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de Estágio Pedagógico Escola Carolina Beatriz Ângelo |
title |
Relatório de Estágio Pedagógico |
spellingShingle |
Relatório de Estágio Pedagógico Resende, Ana Catarina Silva de Educação Física Estágio Pedagógico Experiência Lecionação Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais |
title_short |
Relatório de Estágio Pedagógico |
title_full |
Relatório de Estágio Pedagógico |
title_fullStr |
Relatório de Estágio Pedagógico |
title_full_unstemmed |
Relatório de Estágio Pedagógico |
title_sort |
Relatório de Estágio Pedagógico |
author |
Resende, Ana Catarina Silva de |
author_facet |
Resende, Ana Catarina Silva de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Martins, Júlio Manuel Cardoso uBibliorum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Resende, Ana Catarina Silva de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Física Estágio Pedagógico Experiência Lecionação Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais |
topic |
Educação Física Estágio Pedagógico Experiência Lecionação Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais |
description |
Capítulo 1 O presente relatório de Estágio Pedagógico, tem como objetivo descrever detalhadamente a atividade docente que desenvolvi ao longo deste ano letivo 2013/2014, no âmbito do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, realizada na Escola Carolina Beatriz Ângelo. Para mim, o principal objetivo para a realização deste estágio foi o contacto com a realidade escolar e o desenvolvimento da atividade docente, na medida em que é um processo determinante na evolução e aprendizagem enquanto pedagogo. O planeamento das aulas, a lecionação da aulas de Educação Física a turmas de vários anos letivos, o planeamento e a orientação de treinos de 4 modalidades do Desporto Escolar, bem como a assessoria da Direção de Turma e a organização e dinamização de atividades na escola em diversos contextos, juntamente com o apoio e os ensinamentos do professor orientador, permitiu adquirir experiências importantes e conhecimentos que me fizeram estar hoje, mais preparada para desempenhar a função de docente. Capítulo 2 O objetivo deste trabalho foi comparar os níveis de aptidão física e índice de massa corporal de alunos com residência urbana e rural de uma escola básica do Norte Interior de Portugal. A amostra foi composta por 270 alunos, 142 do género masculino e 128 do género feminino, com idades entre os 9 e 16 anos, pertencentes ao 2º e 3º ciclo de ensino. Recorreu-se à bateria de testes Fitnessgram (NES, 2002) para aferir a aptidão física; a classificação do índice de massa corporal foi baseada nos valores de referência da World Health Organization (1995) e a caracterização dos alunos foi realizada através da ficha biográfica cedida pela escola. Os resultados obtidos apenas demonstraram diferenças significativas (p<0.05) nos seguintes alunos: (i) 2º ciclo de ensino feminino: extensão do tronco com melhores resultados nas alunas com residência rural e a força média com melhores resultados nas alunas com residência urbana; (ii) 2º ciclo de ensino masculino: o vaivém com melhores resultados nos alunos com residência no meio rural (iii) 3º ciclo de ensino feminino: a extensão do tronco com melhores resultados nos alunos com residência no meio urbano. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-6-20 2014-07-15 2014-07-15T00:00:00Z 2018-08-03T13:33:52Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.6/5651 TID:201641399 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.6/5651 |
identifier_str_mv |
TID:201641399 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136361810231296 |