Características do trabalho e desempenho adaptativo: O papel da satisfação com o trabalho e do suporte organizacional percebido

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cachola, Carina Isabel Galvão
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/22184
Resumo: O presente estudo tem o propósito de aprofundar o conhecimento científico acerca do desempenho adaptativo e os seus preditores. A globalização, a inovação tecnológica e a volatilidade dos mercados representam alguns dos maiores desafios sentidos pelas organizações, tornando-se imprescindível compreender o modo como os colaboradores evidenciam a sua capacidade para desempenhar comportamentos adaptativos, à luz das características de trabalho (especificamente, complexidade, feedback da chefia e dos colegas e workload) e da satisfação com o trabalho. Igualmente pertinente foi averiguar o papel do suporte organizacional percebido na relação das características do trabalho com o desempenho adaptativo. Os dados foram recolhidos através de um inquérito online, no qual participaram 125 indivíduos. Os resultados revelaram-se coerentes com as hipóteses formuladas, constatando-se que o desempenho adaptativo é influenciado positivamente pelas características do trabalho averiguadas. Verificou-se ainda que a satisfação com o trabalho medeia a relação entre o feedback da chefia e colegas e o desempenho adaptativo. Finalmente, confirmou-se que o suporte organizacional percebido modera a relação entre o workload e o desempenho adaptativo no sentido em que quando a perceção de suporte organizacional é elevada, o workload elevado está associado uma menor frequência de desempenho adaptativo dos colaboradores. Já em níveis de suporte organizacional inferiores, o efeito do workload sobre o desempenho adaptativo aumenta. Em termos teóricos e práticos esta investigação pode contribuir para que instituições de ensino e organizações criem estratégias que lhes permitam melhorar o desenvolvimento da satisfação com o trabalho e das características do trabalho essenciais para o desempenho adaptativo.
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