Portal das crianças : do reconhecimento dos direitos ao protagonismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Felgar, Sandra Cristina Rodrigues Pereira Lopes
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/11420
Resumo: O presente projeto, no âmbito do mestrado em Ciências da Educação na área de especialização em Educação Social e Intervenção Comunitária, tem como objetivos contribuir para a aquisição de conhecimento sobre a participação infantil e perceção dos direitos das crianças pelas próprias através das vozes das próprias. Tendo como localização geográfica uma cidade envolvida no processo de construção enquanto Cidade Amiga das Crianças, onde a promoção, divulgação e sensibilização para os direitos das crianças é um dos nove pilares em que assenta esta estrutura, consideramos importante dar início a este trabalho com uma análise do entendimento que as crianças deste município têm relativamente aos direitos das mesmas. Para melhor “quantificar” este impacto procedemos à adaptação do estudo de investigação realizado entre Molise (Itália) e Catalunha (Espanha), “Tres miradas a los derechos de la infancia”. Os resultados obtidos nesta fase da investigação identificaram que as crianças de Aveiro revelam desconhecer alguns dos artigos enunciados na Convenção dos Direitos das Crianças, levando-nos a definir como estratégia do projeto a promoção dos direitos das crianças junto das mesmas e dos adultos. A biblioteca escolar, cujo objectivo primordial assenta na defesa da “liberdade intelectual e o acesso à informação são essenciais à construção de uma cidadania efetiva e responsável e à participação na democracia”, surge neste projeto como uma aliada gerando oportunidades e facilitando o espaço necessário para apoiar a construção e desenvolvimento do mesmo. O projeto conta ainda como alias, as TIC, ferramentas que desencadearam nas últimas décadas um processo de acesso livre à participação e partilha de informação. Fomos assistindo a uma “democratização da comunicação” através das ferramentas web que de forma natural, “ampliam o conceito de cidadania” (Dias, 2012). Apesar de todas os riscos e constrangimentos da utilização das tecnologias pelas crianças, segundo Domingo e Mesa (1999) estas constituem um novo meio de comunicação permitindo não só o desenvolvimento das capacidades como o próprio processo de maturação, o trabalho em equipa e a participação. O portal das crianças de Aveiro surge assim, como estratégia para envolver as crianças num tema que lhes diz respeito, ouvir as suas opiniões e tê-las em consideração aquando da tomada de decisão. O projeto apresenta várias fases de envolvimento das crianças começando pela auscultação das crianças no concerne ao conhecimento dos seus próprios direitos, passando pelo apelo à sua participação na investigação e colaboração na construção do portal sendo sempre tidas em conta no processo de decisão.
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Para melhor “quantificar” este impacto procedemos à adaptação do estudo de investigação realizado entre Molise (Itália) e Catalunha (Espanha), “Tres miradas a los derechos de la infancia”. Os resultados obtidos nesta fase da investigação identificaram que as crianças de Aveiro revelam desconhecer alguns dos artigos enunciados na Convenção dos Direitos das Crianças, levando-nos a definir como estratégia do projeto a promoção dos direitos das crianças junto das mesmas e dos adultos. A biblioteca escolar, cujo objectivo primordial assenta na defesa da “liberdade intelectual e o acesso à informação são essenciais à construção de uma cidadania efetiva e responsável e à participação na democracia”, surge neste projeto como uma aliada gerando oportunidades e facilitando o espaço necessário para apoiar a construção e desenvolvimento do mesmo. O projeto conta ainda como alias, as TIC, ferramentas que desencadearam nas últimas décadas um processo de acesso livre à participação e partilha de informação. Fomos assistindo a uma “democratização da comunicação” através das ferramentas web que de forma natural, “ampliam o conceito de cidadania” (Dias, 2012). Apesar de todas os riscos e constrangimentos da utilização das tecnologias pelas crianças, segundo Domingo e Mesa (1999) estas constituem um novo meio de comunicação permitindo não só o desenvolvimento das capacidades como o próprio processo de maturação, o trabalho em equipa e a participação. O portal das crianças de Aveiro surge assim, como estratégia para envolver as crianças num tema que lhes diz respeito, ouvir as suas opiniões e tê-las em consideração aquando da tomada de decisão. O projeto apresenta várias fases de envolvimento das crianças começando pela auscultação das crianças no concerne ao conhecimento dos seus próprios direitos, passando pelo apelo à sua participação na investigação e colaboração na construção do portal sendo sempre tidas em conta no processo de decisão.The present project, within the Master of Science (MSc) degree in Science of Education, in the area of specialization in Social Education and Community Intervention, aims to contribute to the acquisition of knowledge about children's participation and perceptions of their own rights by themselves and through their own voices. Having a city as geographical location involved in the building process as a Children Friendly City, where the promotion, dissemination and awareness of children's rights is one of the nine pillars that underpin this framework, we consider it important to start this work with an analysis of the understanding that the children of this city have regarding their own rights. To better "quantify" this impact, we proceeded to adapt the research study conducted between Molise (Italy) and Catalonia (Spain), "Tres miradas a los derechos de la infancia". The results obtained in this phase of the research showed that the children in Aveiro are unaware of some of the articles contained in the Convention on the Rights of the Child, leading us to define as a strategy of the project the promotion of the rights of children among themselves and the adults. The school library, whose primary objective is based on the defense of "intellectual freedom and access to information are essential to building an effective and responsible citizenship and participation in democracy", appears in this project as an ally generating opportunities and facilitating the necessary space to support the construction and development of that aim. This project also gets the contribution of the ICT tools, which have triggered, in the last decades, a process of free access to participation and sharing of the information. We have been watching a "democratization of communication" through the web tools that naturally, "extend the concept of citizenship" (Dias, 2012). Despite all the risks and constraints of the use of technology by children, according to Domingo and Mesa (1999) they constitute a new media, a way that allows not only the development of capacities but also the very own process of maturation, teamwork and participation. The portal of the children of Aveiro thus emerges as a strategy to engage children in a topic that concerns them, listen to their views and take them into account when making decisions. This project has several phases involving children, starting with the hearing of children in relation to the knowledge of their rights, through the appeal to their participation in research and collaboration in the construction of the portal, and always being taken into account in the decision process.Universidade de Aveiro2013-11-21T18:43:26Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/11420TID:201592487porFelgar, Sandra Cristina Rodrigues Pereira Lopesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:20:32Zoai:ria.ua.pt:10773/11420Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:47:51.159265Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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