Comportamento do consumidor online de produtos eletrónicos : a relação entre as dimensões de confiança e os seus antecedentes, na atitude em relação à compra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neto, Ana Filipa Gualberto
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/17299
Resumo: Mestrado em Gestão de Sistemas de Informação
id RCAP_9bb5708e4d24172de30a004cffa518d5
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/17299
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Comportamento do consumidor online de produtos eletrónicos : a relação entre as dimensões de confiança e os seus antecedentes, na atitude em relação à compraComércio EletrónicoQualidadeWebsiteSatisfaçãoConfiançaE-commerceQualitySatisfactionTrustMestrado em Gestão de Sistemas de InformaçãoO comércio eletrónico B2C (empresa-consumidor) tem vindo a crescer exponencialmente nos últimos anos. Sendo a confiança um dos fatores com mais impacto na decisão de compra dos consumidores online, torna-se fundamental identificar as suas principais componentes e estudar os seus antecedentes, de forma a estabelecerem relações de cooperação que facilitem as transações online. O presente trabalho tem como objetivo propor e testar um modelo teórico para avaliar a existência de uma relação entre as dimensões de confiança (confiança na internet, confiança no fornecedor e confiança em terceiros) e dos seus antecedentes (qualidade do site e satisfação) na atitude em relação à compra de produtos eletrónicos online. De forma a validar-se o modelo de investigação proposto e respetivas hipóteses, foi elaborado um questionário online, tendo-se obtido um total de os 183 respostas. As respostas dos inquiridos foram posteriormente analisadas utilizando o PLS (Partial Least Square -Mínimos Quadrados Parciais). Os resultados obtidos corroboraram cinco das dez hipóteses de investigação inicialmente formuladas. O antecedente Satisfação não exerceu qualquer efeito significativo nas Dimensões de Confiança. Por sua vez, o antecedente Qualidade do Site mostrou não só exercer um efeito positivo em todas as Dimensões de Confiança, como também, se revelou determinante para a Satisfação dos consumidores online. A Confiança na Internet revelou-se a única Dimensão de Confiança que exerceu um impacto positivo na Atitude em Relação à Compra online.B2C (Business to Consumer) e-commerce has been growing exponentially in recent years. Since trust is one of the factors with more impact on consumer's decision, it's essential to identify its main components and study its antecedents, to establish cooperative relations that facilitate online transactions. The goal of this study was to propose and test a theoretical model to evaluate the existence of a relation between the dimensions of trust (trust in the internet, trust in the supplier and trust in third parties) their antecedents (site quality and satisfaction) and the attitude towards online shopping. In order to validate the proposed research model and its hypotheses, an online questionnaire was developed, and a total of 183 responses were obtained. Responses were later analyzed using the PLS (Partial Least Square). The results obtained corroborate five of the ten research hypotheses initially formulated. The antecedent Satisfaction had no significant effect on the Trust Dimensions. On the other hand, the antecedent Quality of the Site showed, not only have a positive effect on all the Trust Dimensions, but also, it proved to be determinant for the Satisfaction of the online consumers. Trust in the Internet has proved to be the only Trust Dimension that has a positive impact on Attitude towards Online Shopping.Instituto Superior de Economia e GestãoPicoto, Winnie NgRepositório da Universidade de LisboaNeto, Ana Filipa Gualberto2019-02-01T14:57:04Z2018-092018-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/17299porNeto, Ana Filipa Gualberto (2018). "Comportamento do consumidor online de produtos eletrónicos : a relação entre as dimensões de confiança e os seus antecedentes, na atitude em relação à compra". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:46:58Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/17299Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:02:32.175035Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Comportamento do consumidor online de produtos eletrónicos : a relação entre as dimensões de confiança e os seus antecedentes, na atitude em relação à compra
title Comportamento do consumidor online de produtos eletrónicos : a relação entre as dimensões de confiança e os seus antecedentes, na atitude em relação à compra
spellingShingle Comportamento do consumidor online de produtos eletrónicos : a relação entre as dimensões de confiança e os seus antecedentes, na atitude em relação à compra
Neto, Ana Filipa Gualberto
Comércio Eletrónico
Qualidade
Website
Satisfação
Confiança
E-commerce
Quality
Satisfaction
Trust
title_short Comportamento do consumidor online de produtos eletrónicos : a relação entre as dimensões de confiança e os seus antecedentes, na atitude em relação à compra
title_full Comportamento do consumidor online de produtos eletrónicos : a relação entre as dimensões de confiança e os seus antecedentes, na atitude em relação à compra
title_fullStr Comportamento do consumidor online de produtos eletrónicos : a relação entre as dimensões de confiança e os seus antecedentes, na atitude em relação à compra
title_full_unstemmed Comportamento do consumidor online de produtos eletrónicos : a relação entre as dimensões de confiança e os seus antecedentes, na atitude em relação à compra
title_sort Comportamento do consumidor online de produtos eletrónicos : a relação entre as dimensões de confiança e os seus antecedentes, na atitude em relação à compra
author Neto, Ana Filipa Gualberto
author_facet Neto, Ana Filipa Gualberto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Picoto, Winnie Ng
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Neto, Ana Filipa Gualberto
dc.subject.por.fl_str_mv Comércio Eletrónico
Qualidade
Website
Satisfação
Confiança
E-commerce
Quality
Satisfaction
Trust
topic Comércio Eletrónico
Qualidade
Website
Satisfação
Confiança
E-commerce
Quality
Satisfaction
Trust
description Mestrado em Gestão de Sistemas de Informação
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09
2018-09-01T00:00:00Z
2019-02-01T14:57:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/17299
url http://hdl.handle.net/10400.5/17299
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Neto, Ana Filipa Gualberto (2018). "Comportamento do consumidor online de produtos eletrónicos : a relação entre as dimensões de confiança e os seus antecedentes, na atitude em relação à compra". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131114496851968