A relação entre os elementos da cocriação, satisfação e confiança no contexto de serviços

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Becker, Larissa Carine Braz
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Santos, Cristiane Pizzutti dos, Nagel, Mateus de Brito
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/148815
Resumo: Novas perspectivas têm surgido no marketing, baseadas, por exemplo, na cocriação (Vargo & Lusch, 2004). Este artigo visa analisar a relação entre os elementos da cocriação – diálogo, acesso, avaliação de risco e transparência –, a satisfação e a confiança, em serviços com qualidades baseadas na crença (serviços médicos) versus serviços com qualidades baseadas na experiência (cabeleireiro). Assim, realizou-se uma survey (n = 230 respondentes) e análises de mediação moderada para investigar a relação de mediação da satisfação entre os elementos da cocriação e a confiança e o papel moderador do tipo de serviço. Os resultados indicam que a satisfação media a relação do diálogo, do acesso e da transparência com a confiança dos consumidores, e estas relações são mais fortes para os serviços médicos (qualidade baseada na crença) do que para os serviços de cabelereiro (qualidade baseada na experiência). Assim, este artigo contribui com a literatura em marketing ao propor novos antecedentes da confiança para serviços com qualidades baseadas na crença, além de testar empiricamente a cocriação por meio de seus elementos.
id UFRGS-2_e0de3b2d88dfcc39628d013a0d5129ae
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/148815
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Becker, Larissa Carine BrazSantos, Cristiane Pizzutti dosNagel, Mateus de Brito2016-10-04T02:16:29Z20162177-5184http://hdl.handle.net/10183/148815000999079Novas perspectivas têm surgido no marketing, baseadas, por exemplo, na cocriação (Vargo & Lusch, 2004). Este artigo visa analisar a relação entre os elementos da cocriação – diálogo, acesso, avaliação de risco e transparência –, a satisfação e a confiança, em serviços com qualidades baseadas na crença (serviços médicos) versus serviços com qualidades baseadas na experiência (cabeleireiro). Assim, realizou-se uma survey (n = 230 respondentes) e análises de mediação moderada para investigar a relação de mediação da satisfação entre os elementos da cocriação e a confiança e o papel moderador do tipo de serviço. Os resultados indicam que a satisfação media a relação do diálogo, do acesso e da transparência com a confiança dos consumidores, e estas relações são mais fortes para os serviços médicos (qualidade baseada na crença) do que para os serviços de cabelereiro (qualidade baseada na experiência). Assim, este artigo contribui com a literatura em marketing ao propor novos antecedentes da confiança para serviços com qualidades baseadas na crença, além de testar empiricamente a cocriação por meio de seus elementos.New perspectives have emerged in marketing, based, for example, in the co-creation (Vargo & Lusch, 2004). This article aims to analyze the relationship between the elements of co-creation - dialogue, access, risk assessment and transparency -, satisfaction and trust in services with credence qualities (medical services) versus services with experience qualities (hairdresser services). To this end, we conducted a survey (n = 230) and moderated mediation analyses to analysis to investigate satisfaction as a mediator of the relationship between the elements of co-creation and trust, and the moderating role of the type of service. The findings show that satisfaction mediates the relationship between dialogue, access and transparency with trust, and these relationships are stronger for the medical service (credential service) than hairdresser service (experimental service). Thus, this paper contributes to the marketing literature by proposing new antecedents of trust for services with credence qualities, and empirically tests the co-creation through its elements.application/pdfporREMark - Revistra brasileira de Marketing. São Paulo, SP. Vol. 15, n. 2 (abr./jun. 2016), p. 263-280ConfiançaServiçosCocriaçãoSatisfação do consumidorTrustSatisfactionDARTCo-creationServicesA relação entre os elementos da cocriação, satisfação e confiança no contexto de serviçosThe relationship between the co-creation elements, satisfaction and trust in the service context info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000999079.pdf000999079.pdfTexto completoapplication/pdf522593http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148815/1/000999079.pdfdc19cc67147e64b352a697673011612eMD51TEXT000999079.pdf.txt000999079.pdf.txtExtracted Texttext/plain70073http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148815/2/000999079.pdf.txtfa6b2c922a55fa2058038f3fda276d3bMD52THUMBNAIL000999079.pdf.jpg000999079.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1857http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148815/3/000999079.pdf.jpg58231b003c96895569082cecad6db34fMD5310183/1488152018-10-29 09:03:32.333oai:www.lume.ufrgs.br:10183/148815Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T12:03:32Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A relação entre os elementos da cocriação, satisfação e confiança no contexto de serviços
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The relationship between the co-creation elements, satisfaction and trust in the service context
title A relação entre os elementos da cocriação, satisfação e confiança no contexto de serviços
spellingShingle A relação entre os elementos da cocriação, satisfação e confiança no contexto de serviços
Becker, Larissa Carine Braz
Confiança
Serviços
Cocriação
Satisfação do consumidor
Trust
Satisfaction
DART
Co-creation
Services
title_short A relação entre os elementos da cocriação, satisfação e confiança no contexto de serviços
title_full A relação entre os elementos da cocriação, satisfação e confiança no contexto de serviços
title_fullStr A relação entre os elementos da cocriação, satisfação e confiança no contexto de serviços
title_full_unstemmed A relação entre os elementos da cocriação, satisfação e confiança no contexto de serviços
title_sort A relação entre os elementos da cocriação, satisfação e confiança no contexto de serviços
author Becker, Larissa Carine Braz
author_facet Becker, Larissa Carine Braz
Santos, Cristiane Pizzutti dos
Nagel, Mateus de Brito
author_role author
author2 Santos, Cristiane Pizzutti dos
Nagel, Mateus de Brito
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Becker, Larissa Carine Braz
Santos, Cristiane Pizzutti dos
Nagel, Mateus de Brito
dc.subject.por.fl_str_mv Confiança
Serviços
Cocriação
Satisfação do consumidor
topic Confiança
Serviços
Cocriação
Satisfação do consumidor
Trust
Satisfaction
DART
Co-creation
Services
dc.subject.eng.fl_str_mv Trust
Satisfaction
DART
Co-creation
Services
description Novas perspectivas têm surgido no marketing, baseadas, por exemplo, na cocriação (Vargo & Lusch, 2004). Este artigo visa analisar a relação entre os elementos da cocriação – diálogo, acesso, avaliação de risco e transparência –, a satisfação e a confiança, em serviços com qualidades baseadas na crença (serviços médicos) versus serviços com qualidades baseadas na experiência (cabeleireiro). Assim, realizou-se uma survey (n = 230 respondentes) e análises de mediação moderada para investigar a relação de mediação da satisfação entre os elementos da cocriação e a confiança e o papel moderador do tipo de serviço. Os resultados indicam que a satisfação media a relação do diálogo, do acesso e da transparência com a confiança dos consumidores, e estas relações são mais fortes para os serviços médicos (qualidade baseada na crença) do que para os serviços de cabelereiro (qualidade baseada na experiência). Assim, este artigo contribui com a literatura em marketing ao propor novos antecedentes da confiança para serviços com qualidades baseadas na crença, além de testar empiricamente a cocriação por meio de seus elementos.
publishDate 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-10-04T02:16:29Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/148815
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2177-5184
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000999079
identifier_str_mv 2177-5184
000999079
url http://hdl.handle.net/10183/148815
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv REMark - Revistra brasileira de Marketing. São Paulo, SP. Vol. 15, n. 2 (abr./jun. 2016), p. 263-280
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148815/1/000999079.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148815/2/000999079.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148815/3/000999079.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv dc19cc67147e64b352a697673011612e
fa6b2c922a55fa2058038f3fda276d3b
58231b003c96895569082cecad6db34f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224908481495040