A relação entre os elementos da cocriação, satisfação e confiança no contexto de serviços
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/148815 |
Resumo: | Novas perspectivas têm surgido no marketing, baseadas, por exemplo, na cocriação (Vargo & Lusch, 2004). Este artigo visa analisar a relação entre os elementos da cocriação – diálogo, acesso, avaliação de risco e transparência –, a satisfação e a confiança, em serviços com qualidades baseadas na crença (serviços médicos) versus serviços com qualidades baseadas na experiência (cabeleireiro). Assim, realizou-se uma survey (n = 230 respondentes) e análises de mediação moderada para investigar a relação de mediação da satisfação entre os elementos da cocriação e a confiança e o papel moderador do tipo de serviço. Os resultados indicam que a satisfação media a relação do diálogo, do acesso e da transparência com a confiança dos consumidores, e estas relações são mais fortes para os serviços médicos (qualidade baseada na crença) do que para os serviços de cabelereiro (qualidade baseada na experiência). Assim, este artigo contribui com a literatura em marketing ao propor novos antecedentes da confiança para serviços com qualidades baseadas na crença, além de testar empiricamente a cocriação por meio de seus elementos. |
id |
UFRGS-2_e0de3b2d88dfcc39628d013a0d5129ae |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/148815 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Becker, Larissa Carine BrazSantos, Cristiane Pizzutti dosNagel, Mateus de Brito2016-10-04T02:16:29Z20162177-5184http://hdl.handle.net/10183/148815000999079Novas perspectivas têm surgido no marketing, baseadas, por exemplo, na cocriação (Vargo & Lusch, 2004). Este artigo visa analisar a relação entre os elementos da cocriação – diálogo, acesso, avaliação de risco e transparência –, a satisfação e a confiança, em serviços com qualidades baseadas na crença (serviços médicos) versus serviços com qualidades baseadas na experiência (cabeleireiro). Assim, realizou-se uma survey (n = 230 respondentes) e análises de mediação moderada para investigar a relação de mediação da satisfação entre os elementos da cocriação e a confiança e o papel moderador do tipo de serviço. Os resultados indicam que a satisfação media a relação do diálogo, do acesso e da transparência com a confiança dos consumidores, e estas relações são mais fortes para os serviços médicos (qualidade baseada na crença) do que para os serviços de cabelereiro (qualidade baseada na experiência). Assim, este artigo contribui com a literatura em marketing ao propor novos antecedentes da confiança para serviços com qualidades baseadas na crença, além de testar empiricamente a cocriação por meio de seus elementos.New perspectives have emerged in marketing, based, for example, in the co-creation (Vargo & Lusch, 2004). This article aims to analyze the relationship between the elements of co-creation - dialogue, access, risk assessment and transparency -, satisfaction and trust in services with credence qualities (medical services) versus services with experience qualities (hairdresser services). To this end, we conducted a survey (n = 230) and moderated mediation analyses to analysis to investigate satisfaction as a mediator of the relationship between the elements of co-creation and trust, and the moderating role of the type of service. The findings show that satisfaction mediates the relationship between dialogue, access and transparency with trust, and these relationships are stronger for the medical service (credential service) than hairdresser service (experimental service). Thus, this paper contributes to the marketing literature by proposing new antecedents of trust for services with credence qualities, and empirically tests the co-creation through its elements.application/pdfporREMark - Revistra brasileira de Marketing. São Paulo, SP. Vol. 15, n. 2 (abr./jun. 2016), p. 263-280ConfiançaServiçosCocriaçãoSatisfação do consumidorTrustSatisfactionDARTCo-creationServicesA relação entre os elementos da cocriação, satisfação e confiança no contexto de serviçosThe relationship between the co-creation elements, satisfaction and trust in the service context info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000999079.pdf000999079.pdfTexto completoapplication/pdf522593http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148815/1/000999079.pdfdc19cc67147e64b352a697673011612eMD51TEXT000999079.pdf.txt000999079.pdf.txtExtracted Texttext/plain70073http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148815/2/000999079.pdf.txtfa6b2c922a55fa2058038f3fda276d3bMD52THUMBNAIL000999079.pdf.jpg000999079.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1857http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148815/3/000999079.pdf.jpg58231b003c96895569082cecad6db34fMD5310183/1488152018-10-29 09:03:32.333oai:www.lume.ufrgs.br:10183/148815Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2018-10-29T12:03:32Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A relação entre os elementos da cocriação, satisfação e confiança no contexto de serviços |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
The relationship between the co-creation elements, satisfaction and trust in the service context |
title |
A relação entre os elementos da cocriação, satisfação e confiança no contexto de serviços |
spellingShingle |
A relação entre os elementos da cocriação, satisfação e confiança no contexto de serviços Becker, Larissa Carine Braz Confiança Serviços Cocriação Satisfação do consumidor Trust Satisfaction DART Co-creation Services |
title_short |
A relação entre os elementos da cocriação, satisfação e confiança no contexto de serviços |
title_full |
A relação entre os elementos da cocriação, satisfação e confiança no contexto de serviços |
title_fullStr |
A relação entre os elementos da cocriação, satisfação e confiança no contexto de serviços |
title_full_unstemmed |
A relação entre os elementos da cocriação, satisfação e confiança no contexto de serviços |
title_sort |
A relação entre os elementos da cocriação, satisfação e confiança no contexto de serviços |
author |
Becker, Larissa Carine Braz |
author_facet |
Becker, Larissa Carine Braz Santos, Cristiane Pizzutti dos Nagel, Mateus de Brito |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Cristiane Pizzutti dos Nagel, Mateus de Brito |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Becker, Larissa Carine Braz Santos, Cristiane Pizzutti dos Nagel, Mateus de Brito |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Confiança Serviços Cocriação Satisfação do consumidor |
topic |
Confiança Serviços Cocriação Satisfação do consumidor Trust Satisfaction DART Co-creation Services |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Trust Satisfaction DART Co-creation Services |
description |
Novas perspectivas têm surgido no marketing, baseadas, por exemplo, na cocriação (Vargo & Lusch, 2004). Este artigo visa analisar a relação entre os elementos da cocriação – diálogo, acesso, avaliação de risco e transparência –, a satisfação e a confiança, em serviços com qualidades baseadas na crença (serviços médicos) versus serviços com qualidades baseadas na experiência (cabeleireiro). Assim, realizou-se uma survey (n = 230 respondentes) e análises de mediação moderada para investigar a relação de mediação da satisfação entre os elementos da cocriação e a confiança e o papel moderador do tipo de serviço. Os resultados indicam que a satisfação media a relação do diálogo, do acesso e da transparência com a confiança dos consumidores, e estas relações são mais fortes para os serviços médicos (qualidade baseada na crença) do que para os serviços de cabelereiro (qualidade baseada na experiência). Assim, este artigo contribui com a literatura em marketing ao propor novos antecedentes da confiança para serviços com qualidades baseadas na crença, além de testar empiricamente a cocriação por meio de seus elementos. |
publishDate |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-10-04T02:16:29Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/148815 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2177-5184 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000999079 |
identifier_str_mv |
2177-5184 000999079 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/148815 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
REMark - Revistra brasileira de Marketing. São Paulo, SP. Vol. 15, n. 2 (abr./jun. 2016), p. 263-280 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148815/1/000999079.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148815/2/000999079.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148815/3/000999079.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
dc19cc67147e64b352a697673011612e fa6b2c922a55fa2058038f3fda276d3b 58231b003c96895569082cecad6db34f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br |
_version_ |
1817724990160633856 |