Comportamento do consumidor online de produtos eletrónicos : a relação entre as dimensões de confiança e os seus antecedentes, na atitude em relação à compra
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/17299 |
Resumo: | Mestrado em Gestão de Sistemas de Informação |
id |
RCAP_9bb5708e4d24172de30a004cffa518d5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/17299 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Comportamento do consumidor online de produtos eletrónicos : a relação entre as dimensões de confiança e os seus antecedentes, na atitude em relação à compraComércio EletrónicoQualidadeWebsiteSatisfaçãoConfiançaE-commerceQualitySatisfactionTrustMestrado em Gestão de Sistemas de InformaçãoO comércio eletrónico B2C (empresa-consumidor) tem vindo a crescer exponencialmente nos últimos anos. Sendo a confiança um dos fatores com mais impacto na decisão de compra dos consumidores online, torna-se fundamental identificar as suas principais componentes e estudar os seus antecedentes, de forma a estabelecerem relações de cooperação que facilitem as transações online. O presente trabalho tem como objetivo propor e testar um modelo teórico para avaliar a existência de uma relação entre as dimensões de confiança (confiança na internet, confiança no fornecedor e confiança em terceiros) e dos seus antecedentes (qualidade do site e satisfação) na atitude em relação à compra de produtos eletrónicos online. De forma a validar-se o modelo de investigação proposto e respetivas hipóteses, foi elaborado um questionário online, tendo-se obtido um total de os 183 respostas. As respostas dos inquiridos foram posteriormente analisadas utilizando o PLS (Partial Least Square -Mínimos Quadrados Parciais). Os resultados obtidos corroboraram cinco das dez hipóteses de investigação inicialmente formuladas. O antecedente Satisfação não exerceu qualquer efeito significativo nas Dimensões de Confiança. Por sua vez, o antecedente Qualidade do Site mostrou não só exercer um efeito positivo em todas as Dimensões de Confiança, como também, se revelou determinante para a Satisfação dos consumidores online. A Confiança na Internet revelou-se a única Dimensão de Confiança que exerceu um impacto positivo na Atitude em Relação à Compra online.B2C (Business to Consumer) e-commerce has been growing exponentially in recent years. Since trust is one of the factors with more impact on consumer's decision, it's essential to identify its main components and study its antecedents, to establish cooperative relations that facilitate online transactions. The goal of this study was to propose and test a theoretical model to evaluate the existence of a relation between the dimensions of trust (trust in the internet, trust in the supplier and trust in third parties) their antecedents (site quality and satisfaction) and the attitude towards online shopping. In order to validate the proposed research model and its hypotheses, an online questionnaire was developed, and a total of 183 responses were obtained. Responses were later analyzed using the PLS (Partial Least Square). The results obtained corroborate five of the ten research hypotheses initially formulated. The antecedent Satisfaction had no significant effect on the Trust Dimensions. On the other hand, the antecedent Quality of the Site showed, not only have a positive effect on all the Trust Dimensions, but also, it proved to be determinant for the Satisfaction of the online consumers. Trust in the Internet has proved to be the only Trust Dimension that has a positive impact on Attitude towards Online Shopping.Instituto Superior de Economia e GestãoPicoto, Winnie NgRepositório da Universidade de LisboaNeto, Ana Filipa Gualberto2019-02-01T14:57:04Z2018-092018-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/17299porNeto, Ana Filipa Gualberto (2018). "Comportamento do consumidor online de produtos eletrónicos : a relação entre as dimensões de confiança e os seus antecedentes, na atitude em relação à compra". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:46:58Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/17299Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:02:32.175035Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Comportamento do consumidor online de produtos eletrónicos : a relação entre as dimensões de confiança e os seus antecedentes, na atitude em relação à compra |
title |
Comportamento do consumidor online de produtos eletrónicos : a relação entre as dimensões de confiança e os seus antecedentes, na atitude em relação à compra |
spellingShingle |
Comportamento do consumidor online de produtos eletrónicos : a relação entre as dimensões de confiança e os seus antecedentes, na atitude em relação à compra Neto, Ana Filipa Gualberto Comércio Eletrónico Qualidade Website Satisfação Confiança E-commerce Quality Satisfaction Trust |
title_short |
Comportamento do consumidor online de produtos eletrónicos : a relação entre as dimensões de confiança e os seus antecedentes, na atitude em relação à compra |
title_full |
Comportamento do consumidor online de produtos eletrónicos : a relação entre as dimensões de confiança e os seus antecedentes, na atitude em relação à compra |
title_fullStr |
Comportamento do consumidor online de produtos eletrónicos : a relação entre as dimensões de confiança e os seus antecedentes, na atitude em relação à compra |
title_full_unstemmed |
Comportamento do consumidor online de produtos eletrónicos : a relação entre as dimensões de confiança e os seus antecedentes, na atitude em relação à compra |
title_sort |
Comportamento do consumidor online de produtos eletrónicos : a relação entre as dimensões de confiança e os seus antecedentes, na atitude em relação à compra |
author |
Neto, Ana Filipa Gualberto |
author_facet |
Neto, Ana Filipa Gualberto |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Picoto, Winnie Ng Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Neto, Ana Filipa Gualberto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comércio Eletrónico Qualidade Website Satisfação Confiança E-commerce Quality Satisfaction Trust |
topic |
Comércio Eletrónico Qualidade Website Satisfação Confiança E-commerce Quality Satisfaction Trust |
description |
Mestrado em Gestão de Sistemas de Informação |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-09 2018-09-01T00:00:00Z 2019-02-01T14:57:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/17299 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/17299 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Neto, Ana Filipa Gualberto (2018). "Comportamento do consumidor online de produtos eletrónicos : a relação entre as dimensões de confiança e os seus antecedentes, na atitude em relação à compra". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131114496851968 |