Relatório de estágio em educação física realizado no Externato Marista de Lisboa no ano letivo 2019-2020
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/11763 |
Resumo: | Este relatório apresenta-se como uma demonstração e reflexão acerca dos processos de ensino-aprendizagem desenvolvidos e resultados obtidos nas áreas de Lecionação, Direção de Turma, Desporto Escolar e Seminário do estágio pedagógico em Educação Física realizado no Externato Marista de Lisboa. Na área da lecionação, destaca-se o trabalho desenvolvido no âmbito da diferenciação de objetivos e a consequente formação de grupos, que contribuiu positivamente para a melhoria das competências e resolução das dificuldades dos alunos. Relativamente à direção de turma, importa salientar a intervenção realizada para integrar os novos alunos na escola, assim como as estratégias implementadas para a melhoria do comportamento da turma em sala de aula. Quanto ao desporto escolar, demonstra-se o trabalho desenvolvido numa turma de ginástica de formação, com alunos entre os 6 e os 10 anos, e onde se realça, à semelhança da lecionação, a diferenciação do ensino mas também o desenvolvimento de um protocolo de avaliação. Por fim, quanto à área do seminário, foi desenvolvido um estudo de investigação relativamente às atividades de exploração da natureza, os seus benefícios e a relação com as saídas de campo. |
id |
RCAP_9bd09b351745fcfdb1461aa912c95a24 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/11763 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório de estágio em educação física realizado no Externato Marista de Lisboa no ano letivo 2019-2020MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIODESPORTOEDUCAÇÃO FÍSICAENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICAPRÁTICAS PEDAGÓGICASDESPORTO ESCOLARDIRETORES DE TURMADESPORTOS DE NATUREZASPORTPHYSICAL EDUCATIONPHYSICAL EDUCATION TEACHINGPEDAGOGICAL PRACTICESSCHOOL SPORTSFORM TEACHERSOUTDOOR ACTIVITYEste relatório apresenta-se como uma demonstração e reflexão acerca dos processos de ensino-aprendizagem desenvolvidos e resultados obtidos nas áreas de Lecionação, Direção de Turma, Desporto Escolar e Seminário do estágio pedagógico em Educação Física realizado no Externato Marista de Lisboa. Na área da lecionação, destaca-se o trabalho desenvolvido no âmbito da diferenciação de objetivos e a consequente formação de grupos, que contribuiu positivamente para a melhoria das competências e resolução das dificuldades dos alunos. Relativamente à direção de turma, importa salientar a intervenção realizada para integrar os novos alunos na escola, assim como as estratégias implementadas para a melhoria do comportamento da turma em sala de aula. Quanto ao desporto escolar, demonstra-se o trabalho desenvolvido numa turma de ginástica de formação, com alunos entre os 6 e os 10 anos, e onde se realça, à semelhança da lecionação, a diferenciação do ensino mas também o desenvolvimento de um protocolo de avaliação. Por fim, quanto à área do seminário, foi desenvolvido um estudo de investigação relativamente às atividades de exploração da natureza, os seus benefícios e a relação com as saídas de campo.This report presents it self as a demonstration and reflexion about the teaching-learning process developed and the obtained results in the Teaching, Directorate of Groupschooling, School Sport and Seminar areas of the pedagogical aprenticeship in Physical Education made at Externato Marista de Lisboa. In the Teaching area, is highlighted the work developed with the objective differentiation and the consequent group formation, that contributed positively to the students’ skill improvement. With regard to the Directorate of Groupschooling, it is important to highlight the intervention made to integrate the new students in the school, as well as the strategies implemented to improve the behavior of the class in the classroom. As for School Sport, the work developed in a training gymnastics class is demonstrated, with students between 6 and 10 years old, and where its highlighted, as its seen in the Teaching area, the teaching differentiation but also the development of an evaluation protocol. Finally, as regards the seminar area, a research study was developed on nature exploration activities, their benefits and the relationship with field trips.2021-03-30T16:26:58Z2020-01-01T00:00:00Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/11763TID:202634795porMachado, Rafael Alexandreinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:08:30Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/11763Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:15:40.518872Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de estágio em educação física realizado no Externato Marista de Lisboa no ano letivo 2019-2020 |
title |
Relatório de estágio em educação física realizado no Externato Marista de Lisboa no ano letivo 2019-2020 |
spellingShingle |
Relatório de estágio em educação física realizado no Externato Marista de Lisboa no ano letivo 2019-2020 Machado, Rafael Alexandre MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO DESPORTO EDUCAÇÃO FÍSICA ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DESPORTO ESCOLAR DIRETORES DE TURMA DESPORTOS DE NATUREZA SPORT PHYSICAL EDUCATION PHYSICAL EDUCATION TEACHING PEDAGOGICAL PRACTICES SCHOOL SPORTS FORM TEACHERS OUTDOOR ACTIVITY |
title_short |
Relatório de estágio em educação física realizado no Externato Marista de Lisboa no ano letivo 2019-2020 |
title_full |
Relatório de estágio em educação física realizado no Externato Marista de Lisboa no ano letivo 2019-2020 |
title_fullStr |
Relatório de estágio em educação física realizado no Externato Marista de Lisboa no ano letivo 2019-2020 |
title_full_unstemmed |
Relatório de estágio em educação física realizado no Externato Marista de Lisboa no ano letivo 2019-2020 |
title_sort |
Relatório de estágio em educação física realizado no Externato Marista de Lisboa no ano letivo 2019-2020 |
author |
Machado, Rafael Alexandre |
author_facet |
Machado, Rafael Alexandre |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Machado, Rafael Alexandre |
dc.subject.por.fl_str_mv |
MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO DESPORTO EDUCAÇÃO FÍSICA ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DESPORTO ESCOLAR DIRETORES DE TURMA DESPORTOS DE NATUREZA SPORT PHYSICAL EDUCATION PHYSICAL EDUCATION TEACHING PEDAGOGICAL PRACTICES SCHOOL SPORTS FORM TEACHERS OUTDOOR ACTIVITY |
topic |
MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO DESPORTO EDUCAÇÃO FÍSICA ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DESPORTO ESCOLAR DIRETORES DE TURMA DESPORTOS DE NATUREZA SPORT PHYSICAL EDUCATION PHYSICAL EDUCATION TEACHING PEDAGOGICAL PRACTICES SCHOOL SPORTS FORM TEACHERS OUTDOOR ACTIVITY |
description |
Este relatório apresenta-se como uma demonstração e reflexão acerca dos processos de ensino-aprendizagem desenvolvidos e resultados obtidos nas áreas de Lecionação, Direção de Turma, Desporto Escolar e Seminário do estágio pedagógico em Educação Física realizado no Externato Marista de Lisboa. Na área da lecionação, destaca-se o trabalho desenvolvido no âmbito da diferenciação de objetivos e a consequente formação de grupos, que contribuiu positivamente para a melhoria das competências e resolução das dificuldades dos alunos. Relativamente à direção de turma, importa salientar a intervenção realizada para integrar os novos alunos na escola, assim como as estratégias implementadas para a melhoria do comportamento da turma em sala de aula. Quanto ao desporto escolar, demonstra-se o trabalho desenvolvido numa turma de ginástica de formação, com alunos entre os 6 e os 10 anos, e onde se realça, à semelhança da lecionação, a diferenciação do ensino mas também o desenvolvimento de um protocolo de avaliação. Por fim, quanto à área do seminário, foi desenvolvido um estudo de investigação relativamente às atividades de exploração da natureza, os seus benefícios e a relação com as saídas de campo. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-01-01T00:00:00Z 2020 2021-03-30T16:26:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10437/11763 TID:202634795 |
url |
http://hdl.handle.net/10437/11763 |
identifier_str_mv |
TID:202634795 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131253548515328 |