Estratégias de Marketing e Comunicação no Esporte Eletrônico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lago, Paulo José Fiorite do
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/6678
Resumo: Este trabalho assume o esporte eletrônico como um fenômeno na atualidade, os campeonatos pagam premiações na casa dos milhões de dólares. O envolvimento de marcas neste ambiente é um dos principais fatores que ajudam no crescimento. O público que frequenta este tipo de evento é conhecido como “gamers”, possuem linguagem e características próprias. Este trabalho busca identificá-los como uma tribo urbana afim de compreendê-los como público alvo. O estudo é focado no campeonato de esporte eletrônico chamado Dreamhack Leipzig 2017, que tem como objetivos: identificar quais ações de marketing e comunicação foram utilizadas, como acontece a interação entre marca e público e como os participantes veem o posicionamento da marca e o evento em si. Foram feitas entrevistas semi-estruturadas com nove empresas que estavam na área de exposição do evento, também foram feitas entrevistas com nove participantes e com o organizador do evento. Um segundo método, utilizado para compreender de forma clara o evento e captar dados adicionais, foi a observação participante, o pesquisador se inseriu no evento durante toda sua realização. Através dos resultados obtidos com a metodologia foi possível atingir os objetivos e responder à questão de investigação.
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