Relatório de estágio pedagógico: Escola Secundária com 3º Ciclo Frei Heitor Pinto
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/3502 |
Resumo: | Capítulo 1. O presente capítulo foi elaborado com o intuito de descrever e refletir o trabalho desenvolvido no âmbito do estágio pedagógico na área de educação física, realizado na Escola Secundária com 3º ciclo Frei Heitor Pinto, durante o ano letivo de 2012/2013. O objetivo primordial do estágio foi a conceção da habilitação profissional para exercer a função de professor de Educação Física, através da aplicação prática do conhecimento adquirido ao longo do percurso académico. Do ponto de vista metodológico descreve e analisa as atividades letivas desenvolvidas numa amostra de quatro turmas do ensino secundário, evidenciando o planeamento e as estratégias de intervenção para a lecionação; a direção de turma e as atividades não letivas desenvolvidas na escola, nomeadamente o desporto escolar. No término deste ano de trabalho, considero que o estágio pedagógico foi fundamental na aquisição de competências, na transformação de conhecimento e na operacionalização de diferentes ferramentas de trabalho, para a área da docência em Educação Física. Capítulo 2. A presente investigação visou estudar a importância atribuída pelos alunos a fatores motivacionais e avaliar de que forma características individuais e escolares, em particular, a área científica de estudo, contribui de forma diferenciada para os níveis de motivação dos alunos para a prática de atividade física, em contexto escolar. A amostra foi constituída por 149 alunos a frequentar o ensino secundário, numa escola da região da Cova da Beira, com idades compreendidas entre os 15 e os 19 anos, de diferentes áreas científicas. Foi utilizado como instrumento de recolha de dados o questionário Kobal (1996). Os resultados demonstraram que, em média, os alunos atribuem maior importância a motivos intrínsecos do que extrínsecos para se manterem motivados para as aulas de Educação Física. Registaram-se também diferenças, estatisticamente significativas, quando comparados os níveis médios de motivação segundo o género, envolvimento desportivo e área científica de estudo dos alunos. Os resultados do nosso estudo levam-nos a concluir que os alunos são motivados por diferentes fatores e existem também diferentes características, individuais e escolares, a interferir nesses níveis de motivação, sendo necessário que o professor compreenda essas diferenças e preveja no planeamento das suas aulas esta diversidade, de forma a manter e estimular a motivação dos alunos para as aulas de Educação Física. |
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Relatório de estágio pedagógico: Escola Secundária com 3º Ciclo Frei Heitor PintoEducação física - Estágio pedagógicoEducação física - Lecionação - PlaneamentoDesporto escolar - Alunos - Motivação - AvaliaçãoCapítulo 1. O presente capítulo foi elaborado com o intuito de descrever e refletir o trabalho desenvolvido no âmbito do estágio pedagógico na área de educação física, realizado na Escola Secundária com 3º ciclo Frei Heitor Pinto, durante o ano letivo de 2012/2013. O objetivo primordial do estágio foi a conceção da habilitação profissional para exercer a função de professor de Educação Física, através da aplicação prática do conhecimento adquirido ao longo do percurso académico. Do ponto de vista metodológico descreve e analisa as atividades letivas desenvolvidas numa amostra de quatro turmas do ensino secundário, evidenciando o planeamento e as estratégias de intervenção para a lecionação; a direção de turma e as atividades não letivas desenvolvidas na escola, nomeadamente o desporto escolar. No término deste ano de trabalho, considero que o estágio pedagógico foi fundamental na aquisição de competências, na transformação de conhecimento e na operacionalização de diferentes ferramentas de trabalho, para a área da docência em Educação Física. Capítulo 2. A presente investigação visou estudar a importância atribuída pelos alunos a fatores motivacionais e avaliar de que forma características individuais e escolares, em particular, a área científica de estudo, contribui de forma diferenciada para os níveis de motivação dos alunos para a prática de atividade física, em contexto escolar. A amostra foi constituída por 149 alunos a frequentar o ensino secundário, numa escola da região da Cova da Beira, com idades compreendidas entre os 15 e os 19 anos, de diferentes áreas científicas. Foi utilizado como instrumento de recolha de dados o questionário Kobal (1996). Os resultados demonstraram que, em média, os alunos atribuem maior importância a motivos intrínsecos do que extrínsecos para se manterem motivados para as aulas de Educação Física. Registaram-se também diferenças, estatisticamente significativas, quando comparados os níveis médios de motivação segundo o género, envolvimento desportivo e área científica de estudo dos alunos. Os resultados do nosso estudo levam-nos a concluir que os alunos são motivados por diferentes fatores e existem também diferentes características, individuais e escolares, a interferir nesses níveis de motivação, sendo necessário que o professor compreenda essas diferenças e preveja no planeamento das suas aulas esta diversidade, de forma a manter e estimular a motivação dos alunos para as aulas de Educação Física.Chapter 1. This chapter has been prepared in order to describe and reflect the work carried out in the field of teaching practice in Physical Education, performed in the High School with 3rd cycle Frei Heitor Pinto, during the academic year of 2012/2013. The most important aim of the work experience was the conception of professional qualification to perform the function of the Physical Education teacher, through the practical application of the knowledge acquired during the academic route. From the methodological point of view, it analyzes the academic activities developed in a sample of four classes of the secondary teaching, giving emphasis to the planning and intervention strategies to teaching; the class direction and the non academic activities developed in the school, particularly the school sport. At the end of this year’s work, I take into account that the pedagogical teaching was essential in the acquisition of skills, in the change of knowledge and in the operationalization of different work tools, to the area of Physical Education teaching. Chapter 2. The present investigation aimed to study the importance attributed by students to motivational factors and assess how individual and academic characteristics, in particular, the scientific area of study, contributes differently to the motivation levels of students towards the practice of physical education in the school context. The sample was constituted by 149 students attending high school, a school in the region of Cova da Beira, aged between 15 and 19 years, from different scientific areas. The instrument used for the collection of data was the Kobal Questionnaire (1996). The results showed that, on average, students attach more importance to intrinsic than extrinsic reasons to stay motivated for physical education classes. There were also statistically significant differences when compared to the average levels of motivation by gender, sports involvement and scientific area of study of the students. The results of our study lead us to conclude that students are motivated by different factors and there are also different characteristics, individual and academic, that interfere with those levels of motivation, thus it’s necessary that the teacher understands those differences and, when planning, provides in his lessons diversity, in order to maintain and stimulate students' motivation towards physical education classes.Martins, Júlio Manuel CardosouBibliorumBatista, Marta Sofia Veríssimo Proença2015-06-08T09:15:00Z2013-062013-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/3502porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:39:55Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/3502Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:44:54.428524Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Capítulo 1. O presente capítulo foi elaborado com o intuito de descrever e refletir o trabalho desenvolvido no âmbito do estágio pedagógico na área de educação física, realizado na Escola Secundária com 3º ciclo Frei Heitor Pinto, durante o ano letivo de 2012/2013. O objetivo primordial do estágio foi a conceção da habilitação profissional para exercer a função de professor de Educação Física, através da aplicação prática do conhecimento adquirido ao longo do percurso académico. Do ponto de vista metodológico descreve e analisa as atividades letivas desenvolvidas numa amostra de quatro turmas do ensino secundário, evidenciando o planeamento e as estratégias de intervenção para a lecionação; a direção de turma e as atividades não letivas desenvolvidas na escola, nomeadamente o desporto escolar. No término deste ano de trabalho, considero que o estágio pedagógico foi fundamental na aquisição de competências, na transformação de conhecimento e na operacionalização de diferentes ferramentas de trabalho, para a área da docência em Educação Física. Capítulo 2. A presente investigação visou estudar a importância atribuída pelos alunos a fatores motivacionais e avaliar de que forma características individuais e escolares, em particular, a área científica de estudo, contribui de forma diferenciada para os níveis de motivação dos alunos para a prática de atividade física, em contexto escolar. A amostra foi constituída por 149 alunos a frequentar o ensino secundário, numa escola da região da Cova da Beira, com idades compreendidas entre os 15 e os 19 anos, de diferentes áreas científicas. Foi utilizado como instrumento de recolha de dados o questionário Kobal (1996). Os resultados demonstraram que, em média, os alunos atribuem maior importância a motivos intrínsecos do que extrínsecos para se manterem motivados para as aulas de Educação Física. Registaram-se também diferenças, estatisticamente significativas, quando comparados os níveis médios de motivação segundo o género, envolvimento desportivo e área científica de estudo dos alunos. Os resultados do nosso estudo levam-nos a concluir que os alunos são motivados por diferentes fatores e existem também diferentes características, individuais e escolares, a interferir nesses níveis de motivação, sendo necessário que o professor compreenda essas diferenças e preveja no planeamento das suas aulas esta diversidade, de forma a manter e estimular a motivação dos alunos para as aulas de Educação Física. |
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