A importância da relação pedagógica na promoção do sucesso nas turmas de percurso curricular alternativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Marina Amorim
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/13857
Resumo: Esta dissertação consiste numa abordagem ao percurso escolar e biográfico de jovens portadores de fraca motivação para a vertente académica e analisar uma alternativa que as escolas se servem para dar resposta às dificuldades no combate ao insucesso. Para o conseguir, interpreto as vivências dos alunos e descrevo de que forma os mesmos avali-am a relação pedagógica que estabelecem com os seus professores e como esta poderá ser potenciadora de sucesso. A pertinência deste tema de trabalho prende-se com a necessidade de se interpre-tar os problemas que dificultaram e impediram o sucesso escolar destes jovens no pas-sado, bem como avaliar o significado deste modelo de aprendizagem. A componente empírica da dissertação compreende a realização de dois estudos. O primeiro tem por objetivo a caracterização sociodemográfica e académica da popula-ção, entre os 12 e 15 anos de idade. Os dados foram recolhidos no estabelecimento es-colar onde trabalhei e onde fui diretora de turma, durante dois anos junto dos alunos em estudo. Os perfis destes jovens constituíram o ponto de partida para a realização do se-gundo (e principal) estudo empírico, que consiste numa abordagem aos discursos que os jovens constroem sobre o seu percurso académico e as significações que atribuem a esses percursos e a importância que a relação pedagógica tem no alcance do sucesso. Os dados foram recolhidos através da realização de entrevistas qualitativas apro-fundadas a 9 jovens, a partir de um guião de entrevista adaptado da “life-story inter-view” de McAdams (2000). Apesar de este estudo abarcar uma minoria de alunos, acredita-se que os resulta-dos encontrados são a realidade de muitos estudantes na mesma situação. Recomenda-se, por isso, a continuação da investigação sobre este problema, principalmente na ver-tente da harmonização entre o sucesso e a relação pedagógica.
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