Perceções sobre a relação escola-família na educação de infância: um estudo na formação inicial de educadores e professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/47347 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo apresentar e analisar as perceções de estudantes, do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, no que diz respeito ao trabalho e à relação com as famílias em contexto de educação pré-escolar. Pretende-se compreender, de que forma equacionam o envolvimento das famílias no âmbito da relação escola-família, a função do educador neste processo e as modalidades e tipos de comunicação que se estabelecem. Os resultados apontam para a valorização do estabelecimento de uma relação próxima e comunicativa entre o jardim de infância e as famílias, embora apresentem uma reflexão pouca aprofundada sobre as diversas dimensões que contribuem para a construção desta relação. |
id |
RCAP_9c64d819976aee13e65742b5797b31ac |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/47347 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Perceções sobre a relação escola-família na educação de infância: um estudo na formação inicial de educadores e professoresEste artigo tem como objetivo apresentar e analisar as perceções de estudantes, do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, no que diz respeito ao trabalho e à relação com as famílias em contexto de educação pré-escolar. Pretende-se compreender, de que forma equacionam o envolvimento das famílias no âmbito da relação escola-família, a função do educador neste processo e as modalidades e tipos de comunicação que se estabelecem. Os resultados apontam para a valorização do estabelecimento de uma relação próxima e comunicativa entre o jardim de infância e as famílias, embora apresentem uma reflexão pouca aprofundada sobre as diversas dimensões que contribuem para a construção desta relação.Repositório ComumDelgado, CatarinaMatos, Maria ManuelaPinto, Mariana Oliveira2023-10-19T08:45:42Z20222023-10-18T23:30:32Z2022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/47347porDelgado, C., Matos, M., & Pinto, M. (2022). Perceções sobre a relação escola-família na educação de infância:: Um estudo na formação inicial de educadores e professores . Medi@ções, 10(2), 103–120. https://doi.org/10.60546/mo.v10i2.364cv-prod-3282834https://doi.org/10.60546/mo.v10i2.364info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:57:54Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/47347Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:13:18.338871Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Perceções sobre a relação escola-família na educação de infância: um estudo na formação inicial de educadores e professores |
title |
Perceções sobre a relação escola-família na educação de infância: um estudo na formação inicial de educadores e professores |
spellingShingle |
Perceções sobre a relação escola-família na educação de infância: um estudo na formação inicial de educadores e professores Delgado, Catarina |
title_short |
Perceções sobre a relação escola-família na educação de infância: um estudo na formação inicial de educadores e professores |
title_full |
Perceções sobre a relação escola-família na educação de infância: um estudo na formação inicial de educadores e professores |
title_fullStr |
Perceções sobre a relação escola-família na educação de infância: um estudo na formação inicial de educadores e professores |
title_full_unstemmed |
Perceções sobre a relação escola-família na educação de infância: um estudo na formação inicial de educadores e professores |
title_sort |
Perceções sobre a relação escola-família na educação de infância: um estudo na formação inicial de educadores e professores |
author |
Delgado, Catarina |
author_facet |
Delgado, Catarina Matos, Maria Manuela Pinto, Mariana Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
Matos, Maria Manuela Pinto, Mariana Oliveira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Delgado, Catarina Matos, Maria Manuela Pinto, Mariana Oliveira |
description |
Este artigo tem como objetivo apresentar e analisar as perceções de estudantes, do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, no que diz respeito ao trabalho e à relação com as famílias em contexto de educação pré-escolar. Pretende-se compreender, de que forma equacionam o envolvimento das famílias no âmbito da relação escola-família, a função do educador neste processo e as modalidades e tipos de comunicação que se estabelecem. Os resultados apontam para a valorização do estabelecimento de uma relação próxima e comunicativa entre o jardim de infância e as famílias, embora apresentem uma reflexão pouca aprofundada sobre as diversas dimensões que contribuem para a construção desta relação. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022 2022-01-01T00:00:00Z 2023-10-19T08:45:42Z 2023-10-18T23:30:32Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/47347 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/47347 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Delgado, C., Matos, M., & Pinto, M. (2022). Perceções sobre a relação escola-família na educação de infância:: Um estudo na formação inicial de educadores e professores . Medi@ções, 10(2), 103–120. https://doi.org/10.60546/mo.v10i2.364 cv-prod-3282834 https://doi.org/10.60546/mo.v10i2.364 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135408390406144 |