Perceções sobre a relação escola-família na educação de infância: um estudo na formação inicial de educadores e professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Delgado, Catarina
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Matos, Maria Manuela, Pinto, Mariana Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/47347
Resumo: Este artigo tem como objetivo apresentar e analisar as perceções de estudantes, do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, no que diz respeito ao trabalho e à relação com as famílias em contexto de educação pré-escolar. Pretende-se compreender, de que forma equacionam o envolvimento das famílias no âmbito da relação escola-família, a função do educador neste processo e as modalidades e tipos de comunicação que se estabelecem. Os resultados apontam para a valorização do estabelecimento de uma relação próxima e comunicativa entre o jardim de infância e as famílias, embora apresentem uma reflexão pouca aprofundada sobre as diversas dimensões que contribuem para a construção desta relação.
id RCAP_9c64d819976aee13e65742b5797b31ac
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/47347
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Perceções sobre a relação escola-família na educação de infância: um estudo na formação inicial de educadores e professoresEste artigo tem como objetivo apresentar e analisar as perceções de estudantes, do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, no que diz respeito ao trabalho e à relação com as famílias em contexto de educação pré-escolar. Pretende-se compreender, de que forma equacionam o envolvimento das famílias no âmbito da relação escola-família, a função do educador neste processo e as modalidades e tipos de comunicação que se estabelecem. Os resultados apontam para a valorização do estabelecimento de uma relação próxima e comunicativa entre o jardim de infância e as famílias, embora apresentem uma reflexão pouca aprofundada sobre as diversas dimensões que contribuem para a construção desta relação.Repositório ComumDelgado, CatarinaMatos, Maria ManuelaPinto, Mariana Oliveira2023-10-19T08:45:42Z20222023-10-18T23:30:32Z2022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/47347porDelgado, C., Matos, M., & Pinto, M. (2022). Perceções sobre a relação escola-família na educação de infância:: Um estudo na formação inicial de educadores e professores . Medi@ções, 10(2), 103–120. https://doi.org/10.60546/mo.v10i2.364cv-prod-3282834https://doi.org/10.60546/mo.v10i2.364info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:57:54Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/47347Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:13:18.338871Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Perceções sobre a relação escola-família na educação de infância: um estudo na formação inicial de educadores e professores
title Perceções sobre a relação escola-família na educação de infância: um estudo na formação inicial de educadores e professores
spellingShingle Perceções sobre a relação escola-família na educação de infância: um estudo na formação inicial de educadores e professores
Delgado, Catarina
title_short Perceções sobre a relação escola-família na educação de infância: um estudo na formação inicial de educadores e professores
title_full Perceções sobre a relação escola-família na educação de infância: um estudo na formação inicial de educadores e professores
title_fullStr Perceções sobre a relação escola-família na educação de infância: um estudo na formação inicial de educadores e professores
title_full_unstemmed Perceções sobre a relação escola-família na educação de infância: um estudo na formação inicial de educadores e professores
title_sort Perceções sobre a relação escola-família na educação de infância: um estudo na formação inicial de educadores e professores
author Delgado, Catarina
author_facet Delgado, Catarina
Matos, Maria Manuela
Pinto, Mariana Oliveira
author_role author
author2 Matos, Maria Manuela
Pinto, Mariana Oliveira
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Delgado, Catarina
Matos, Maria Manuela
Pinto, Mariana Oliveira
description Este artigo tem como objetivo apresentar e analisar as perceções de estudantes, do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, no que diz respeito ao trabalho e à relação com as famílias em contexto de educação pré-escolar. Pretende-se compreender, de que forma equacionam o envolvimento das famílias no âmbito da relação escola-família, a função do educador neste processo e as modalidades e tipos de comunicação que se estabelecem. Os resultados apontam para a valorização do estabelecimento de uma relação próxima e comunicativa entre o jardim de infância e as famílias, embora apresentem uma reflexão pouca aprofundada sobre as diversas dimensões que contribuem para a construção desta relação.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2022-01-01T00:00:00Z
2023-10-19T08:45:42Z
2023-10-18T23:30:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/47347
url http://hdl.handle.net/10400.26/47347
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Delgado, C., Matos, M., & Pinto, M. (2022). Perceções sobre a relação escola-família na educação de infância:: Um estudo na formação inicial de educadores e professores . Medi@ções, 10(2), 103–120. https://doi.org/10.60546/mo.v10i2.364
cv-prod-3282834
https://doi.org/10.60546/mo.v10i2.364
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135408390406144