Competências percebidas e interesses por atividades em alunos do ensino básico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/75870 |
Resumo: | Dissertação de mestrado integrado em Psicologia |
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Competências percebidas e interesses por atividades em alunos do ensino básicoPerceived competences and interests for activities in elementary school studentsInfânciaDesenvolvimento vocacionalInteresses vocacionaisCompetências percebidasChildhoodVocational developmentCareer interestsPerceived competencesCiências Sociais::PsicologiaDissertação de mestrado integrado em PsicologiaA infância tem sido reconhecida pela literatura especializada como uma etapa fundamental no desenvolvimento vocacional. Apesar do pressuposto de que as competências percebidas e os interesses vocacionais na infância estão na base do desenvolvimento vocacional, a investigação predominante no período da infância ainda é escassa. O presente estudo procura examinar a associação entre as competências percebidas e os interesses ocupacionais, numa amostra de 418 alunos, de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 10 aos 15 anos a frequentar o ensino básico (5º, 6º e 7ºanos), num agrupamento escolar da Região Noroeste de Portugal. Foram utilizados o Questionário Sociodemográfico e a versão portuguesa do Inventory of Children’s Activities- Revised. Os resultados de uma análise de regressão linear simples indicam que as competências percebidas predizem os interesses por atividades nos alunos do ensino básico. E em relação aos seis tipos de personalidade (RIASEC) as competências percebidas afetam mais os interesses realistas, seguido dos interesses social, investigativos, artísticos, empreendedor e convencional.Childhood has been recognized by the specialized literature as a fundamental stage in vocational development. Despite the assumption that the perceived competences and career interests in childhood are at the basis of vocational development, the research prevalent in the childhood period is still scarce. The present study seeks to examine the association between perceived competences and career interests in a sample of 418 students, of both sexes, aged between 10 and 15 years old attending basic education (5th, 6th and 7th school years), in a school in the Northwest Region of Portugal. The Sociodemographic Questionnaire and the Portuguese version of the Inventory of Children’s Activities- Revised were used. The results of a simple linear regression analysis indicate that the perceived competences predict the interests for activities in elementary school students. concerning interests by domain of activity, the perceived competences affect with more realistic interests, followed by social, investigative, artistic, entrepreneurial and conventional domain of interests.Taveira, Maria do CéuUniversidade do MinhoMarques, Jessica Isabel Barros20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/75870por202748480info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:51:40Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/75870Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:50:35.714685Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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