Da democracia e educação em Dewey à democracia e educação hoje: Questões de democracia na pequena infância em contexto nacional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/159 |
Resumo: | Através da análise crítica e reflexiva da obra Democracia e educação (Dewey, 2007), com peculiar atenção para a conceito de educação democrática, pretendemos refletir sobre as questões de democracia na educação da pequena infância, na atualidade, em Portugal. As principais questões abordadas incidem sobre as políticas educativas e as práticas de gestão em contexto de creche. Após a análise constatamos que é necessário reconhecer a educação dos zero aos três anos como primeira etapa de educação devendo esta ser entendida como base de sustentação para a aprendizagem ao longo da vida, sendo um fator decisivo de desenvolvimento de uma sociedade democrática.Palavras-chave: Educação democrática, questões de democracia na pequena infância, gestão democrática em creche. |
id |
RCAP_9c779563ed7082968a69591d5b853ffd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.eselx.ipl.pt:article/159 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Da democracia e educação em Dewey à democracia e educação hoje: Questões de democracia na pequena infância em contexto nacionalAtravés da análise crítica e reflexiva da obra Democracia e educação (Dewey, 2007), com peculiar atenção para a conceito de educação democrática, pretendemos refletir sobre as questões de democracia na educação da pequena infância, na atualidade, em Portugal. As principais questões abordadas incidem sobre as políticas educativas e as práticas de gestão em contexto de creche. Após a análise constatamos que é necessário reconhecer a educação dos zero aos três anos como primeira etapa de educação devendo esta ser entendida como base de sustentação para a aprendizagem ao longo da vida, sendo um fator decisivo de desenvolvimento de uma sociedade democrática.Palavras-chave: Educação democrática, questões de democracia na pequena infância, gestão democrática em creche.CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais2018-09-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttps://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/159oai:ojs.eselx.ipl.pt:article/159Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 8 No. 2 (2018); 115-128Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 8 Núm. 2 (2018); 115-128Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 8 No. 2 (2018); 115-128Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 8 N.º 2 (2018); 115-1282182-13720874-9620reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/159https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/159/267https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/159/292Direitos de Autor (c) 2018 Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessTadeu, Bárbara Alexandra2022-09-22T10:36:33Zoai:ojs.eselx.ipl.pt:article/159Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:58:32.585387Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Da democracia e educação em Dewey à democracia e educação hoje: Questões de democracia na pequena infância em contexto nacional |
title |
Da democracia e educação em Dewey à democracia e educação hoje: Questões de democracia na pequena infância em contexto nacional |
spellingShingle |
Da democracia e educação em Dewey à democracia e educação hoje: Questões de democracia na pequena infância em contexto nacional Tadeu, Bárbara Alexandra |
title_short |
Da democracia e educação em Dewey à democracia e educação hoje: Questões de democracia na pequena infância em contexto nacional |
title_full |
Da democracia e educação em Dewey à democracia e educação hoje: Questões de democracia na pequena infância em contexto nacional |
title_fullStr |
Da democracia e educação em Dewey à democracia e educação hoje: Questões de democracia na pequena infância em contexto nacional |
title_full_unstemmed |
Da democracia e educação em Dewey à democracia e educação hoje: Questões de democracia na pequena infância em contexto nacional |
title_sort |
Da democracia e educação em Dewey à democracia e educação hoje: Questões de democracia na pequena infância em contexto nacional |
author |
Tadeu, Bárbara Alexandra |
author_facet |
Tadeu, Bárbara Alexandra |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tadeu, Bárbara Alexandra |
description |
Através da análise crítica e reflexiva da obra Democracia e educação (Dewey, 2007), com peculiar atenção para a conceito de educação democrática, pretendemos refletir sobre as questões de democracia na educação da pequena infância, na atualidade, em Portugal. As principais questões abordadas incidem sobre as políticas educativas e as práticas de gestão em contexto de creche. Após a análise constatamos que é necessário reconhecer a educação dos zero aos três anos como primeira etapa de educação devendo esta ser entendida como base de sustentação para a aprendizagem ao longo da vida, sendo um fator decisivo de desenvolvimento de uma sociedade democrática.Palavras-chave: Educação democrática, questões de democracia na pequena infância, gestão democrática em creche. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-09-24T00:00:00Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/159 oai:ojs.eselx.ipl.pt:article/159 |
url |
https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/159 |
identifier_str_mv |
oai:ojs.eselx.ipl.pt:article/159 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/159 https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/159/267 https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/159/292 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2018 Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2018 Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais |
publisher.none.fl_str_mv |
CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 8 No. 2 (2018); 115-128 Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 8 Núm. 2 (2018); 115-128 Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 8 No. 2 (2018); 115-128 Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 8 N.º 2 (2018); 115-128 2182-1372 0874-9620 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130453064548352 |