Da democracia e educação em Dewey à democracia e educação hoje: Questões de democracia na pequena infância em contexto nacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tadeu, Bárbara Alexandra
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/159
Resumo: Através da análise crítica e reflexiva da obra Democracia e educação (Dewey, 2007), com peculiar atenção para a conceito de educação democrática, pretendemos refletir sobre as questões de democracia na educação da pequena infância, na atualidade, em Portugal. As principais questões abordadas incidem sobre as políticas educativas e as práticas de gestão em contexto de creche. Após a análise constatamos que é necessário reconhecer a educação dos zero aos três anos como primeira etapa de educação devendo esta ser entendida como base de sustentação para a aprendizagem ao longo da vida, sendo um fator decisivo de desenvolvimento de uma sociedade democrática.Palavras-chave: Educação democrática, questões de democracia na pequena infância, gestão democrática em creche.
id RCAP_9c779563ed7082968a69591d5b853ffd
oai_identifier_str oai:ojs.eselx.ipl.pt:article/159
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Da democracia e educação em Dewey à democracia e educação hoje: Questões de democracia na pequena infância em contexto nacionalAtravés da análise crítica e reflexiva da obra Democracia e educação (Dewey, 2007), com peculiar atenção para a conceito de educação democrática, pretendemos refletir sobre as questões de democracia na educação da pequena infância, na atualidade, em Portugal. As principais questões abordadas incidem sobre as políticas educativas e as práticas de gestão em contexto de creche. Após a análise constatamos que é necessário reconhecer a educação dos zero aos três anos como primeira etapa de educação devendo esta ser entendida como base de sustentação para a aprendizagem ao longo da vida, sendo um fator decisivo de desenvolvimento de uma sociedade democrática.Palavras-chave: Educação democrática, questões de democracia na pequena infância, gestão democrática em creche.CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais2018-09-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttps://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/159oai:ojs.eselx.ipl.pt:article/159Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 8 No. 2 (2018); 115-128Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 8 Núm. 2 (2018); 115-128Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 8 No. 2 (2018); 115-128Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 8 N.º 2 (2018); 115-1282182-13720874-9620reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/159https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/159/267https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/159/292Direitos de Autor (c) 2018 Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessTadeu, Bárbara Alexandra2022-09-22T10:36:33Zoai:ojs.eselx.ipl.pt:article/159Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:58:32.585387Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Da democracia e educação em Dewey à democracia e educação hoje: Questões de democracia na pequena infância em contexto nacional
title Da democracia e educação em Dewey à democracia e educação hoje: Questões de democracia na pequena infância em contexto nacional
spellingShingle Da democracia e educação em Dewey à democracia e educação hoje: Questões de democracia na pequena infância em contexto nacional
Tadeu, Bárbara Alexandra
title_short Da democracia e educação em Dewey à democracia e educação hoje: Questões de democracia na pequena infância em contexto nacional
title_full Da democracia e educação em Dewey à democracia e educação hoje: Questões de democracia na pequena infância em contexto nacional
title_fullStr Da democracia e educação em Dewey à democracia e educação hoje: Questões de democracia na pequena infância em contexto nacional
title_full_unstemmed Da democracia e educação em Dewey à democracia e educação hoje: Questões de democracia na pequena infância em contexto nacional
title_sort Da democracia e educação em Dewey à democracia e educação hoje: Questões de democracia na pequena infância em contexto nacional
author Tadeu, Bárbara Alexandra
author_facet Tadeu, Bárbara Alexandra
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tadeu, Bárbara Alexandra
description Através da análise crítica e reflexiva da obra Democracia e educação (Dewey, 2007), com peculiar atenção para a conceito de educação democrática, pretendemos refletir sobre as questões de democracia na educação da pequena infância, na atualidade, em Portugal. As principais questões abordadas incidem sobre as políticas educativas e as práticas de gestão em contexto de creche. Após a análise constatamos que é necessário reconhecer a educação dos zero aos três anos como primeira etapa de educação devendo esta ser entendida como base de sustentação para a aprendizagem ao longo da vida, sendo um fator decisivo de desenvolvimento de uma sociedade democrática.Palavras-chave: Educação democrática, questões de democracia na pequena infância, gestão democrática em creche.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-24T00:00:00Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/159
oai:ojs.eselx.ipl.pt:article/159
url https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/159
identifier_str_mv oai:ojs.eselx.ipl.pt:article/159
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/159
https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/159/267
https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/159/292
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos de Autor (c) 2018 Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos de Autor (c) 2018 Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais
publisher.none.fl_str_mv CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais
dc.source.none.fl_str_mv Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 8 No. 2 (2018); 115-128
Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 8 Núm. 2 (2018); 115-128
Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 8 No. 2 (2018); 115-128
Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 8 N.º 2 (2018); 115-128
2182-1372
0874-9620
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130453064548352